TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Teorias Vistas nas Unidades da Evolução do Pensamento Administrativo

Por:   •  15/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  251 Palavras (2 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 2

As teorias vistas nas unidades da Evolução do Pensamento Administrativo podem ser observadas nas empresas atualmente? Cite quais teóricos com exemplos práticos. 

A revolução industrial mudou o mundo, desde as velhas formas de trabalhar manualmente com os teares fabris movidos a vapor depois a eletricidade, veio a semi automação, depois a automação, e mudanças ocorreram e afetou a todos que vivem no século 21.

Na escola da administração cientifica Taylor deu ênfase às tarefas organizacionais; a bonificação, Fayol o escalonamento na direção, Mayo focou a humanização; a motivação social e Weber teorizou a burocracia; Código de Ética e Disciplina.

“Quando você paga bem aos seus homens, pode conversar com eles.” Henry Ford

Algumas das metodologia de Taylor, Ford, Mayo, Fayol e Weber, ainda são aplicados nas empresas, como por exemplo; nos processos produtivos racionalizam e dividem as tarefas especializando os funcionários através de treinamentos, planejamento das atividades para que seja executada com menor custo/benefício; divisão em departamentos; salários diferenciados; qualidade; conceito de operário-padrão; sistema de franquias usando a padronização; bonificando como meio de recompensar e incentivar, regulamentos e normas estatutos sociais das empresas onde definem como deve funcionar, se comportar e até como executar os procedimentos e muito mais; na aplicação das técnicas para o desempenho de cada cargo, sendo obrigatório ao colaborador da empresa, segui-lo. Todos estes procedimentos são provenientes da Escola da Administração Cientifica e podem ser observadas nas empresas atualmente. Em maior ou menor grau, mas pelo menos um traço característico vamos encontrar em todas as empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (37.6 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com