TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parecer Técnico Empresarial - Trabalho Fayol

Por:   •  11/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 3

Parecer Técnico

Uberaba 29 de setembro de 2015.

Foi realizado pesquisa de campo entre os dias 10 a 25 de setembro de 2015 onde o objeto de estudo foram empresas de grande porte no atuantes no ramo de energia limpa, produção de alimento e combustível.Foram entrevistados 44 colaboradores de diversos setores e através de seus relatos iremos ver abaixo a aplicação dos princípios de Fayol no cotidiano dessas empresas.

Divisão do Trabalho

As empresas pesquisadas aplicam esse principio, pois, em grande maioria seus colaboradores sabem seu papel e são bem direcionadas e especializadas o que facilita saber o que se está fazendo, tornando mais objetivo o alcance dos resultados.

Autoridade e responsabilidade

De acordo com os entrevistados, a empresa tem comando sólido onde se é respeitado os níveis de hierarquia e cada um tem o nível de responsabilidade de acordo com o cargo que exerce.

Disciplina

É aplicado de forma adequada pois os colaboradores conhecem, são estimulados pela empresa e aplicam as regras de conduta e de trabalho, no geral.

Unidade de comando

Aplicado de forma adequada, parcialmente, pois na pesquisa a quantidade de colaboradores que não se sente subordinada a apenas um chefe é grande mas ainda sim as pessoas se sentem subordinadas a um chefe é maioria.

Unidade de direção

Aplicado de forma adequada.A maioria conhece seu papel na empresa e sabe o que deve ser feito.A empresa compartilha seus objetivos com todos os funcionários.

Interesse Geral

Aplicado de forma adequada com colaboradores colocando compromissos pessoais em segundo plano.

Remuneração do Pessoal

Aplica de forma adequada.Grande parte dos pesquisados considera que sua remuneração condiz o cargo que é atribuído dentro da empresa.

Centralização

Esse conceito é seguido de forma adequada.Nessa empresa os entrevistados consideram ter um responsável por área o que ocasiona a concentração de autoridade.

Cadeia Escalar

As empresas não apresentam vulnerabilidade nesse quesito. Os colaboradores respeitam a autoridade, relacionada ao seu nível hierárquico.

Ordem

As empresas aplicam e mantém a ordem e a organização dentro do ambiente corporativo. Aplicando essa metodologia, tenho o ambiente organizado, o trabalho se torna mais ágil e o alcance dos resultados se tornam mais rápidos consequentemente. As empresas tem como ponto positivo a aplicação desse quesito.

Equidade

Os pesquisados entendem e aprovam a forma com que a empresa respeitam seus momentos de descanso. Isso se torna qualidade de vida e motivação o que trará melhores resultados dentro ambiente corporativo. Isso tende a fazer com que o colaborador sinta-se mais confiável dentro empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (60 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com