TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perfil Empreendedor

Por:   •  18/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.649 Palavras (23 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 23

FUNDAÇÃO JOSÉ AUGUSTO VIEIRA

FACULDADE JOSÉ AUGUSTO VIEIRA

BACHARELANDO EM ADMINISTRAÇÃO

GETÂNIA RIBEIRO DOS SANTOS

MARIA CLEIDE SILVA SANTANA

TIARA DALINE COSTA SANTANA

CATIA SANTOS SANTANA

ANY CAROLINE SANTOS FONSECA

PERFIL DO EMPREENDEDOR DA AREA DE MARETIAL DE CONSTRUÇÃO DA REGIÃO CENTRO SUL DE SERGIPE

Lagarto, 2012

GETÂNIA RIBEIRO DOS SANTOS

MARIA CLEIDE SILVA SANTANA

TIARA DALINE COSTA SANTANA

CATIA SANTOS SANTANA

ANY CAROLINE SANTOS FONSECA

PERFIL DO EMPREENDEDOR DA AREA DE MARETIAL DE CONSTRUÇÃO DA REGIÃO CENTRO SUL DE SERGIPE

Trabalho apresentado como pré-requisito parcial para obtenção da nota da II unidade, na disciplina Administração de Pequenas e Medias empresas, sob a orientação do professor Aglaelson da Silva Araújo, do curso de Administração de Empresas na Faculdade José Augusto Vieira.

Lagarto, 2012


EPIGRAGE

"Transformar ideias em projetos e estes em ações

 é para pessoas empreendedoras.

Se não o fizer, alguém o fará e você passará a

 ser um mero expectador do sucesso”.
Roberto Rabello

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

1.1        Objetivos        

1.1.1 Objetivo Geral        

2 REFERENCIAL TEÓRICO        

2.1        O Emprendedor        

        2.1.1 Perfil        

        2.1.2 Caracteristicas        

2.2  O Empreendedor, o Intra-empreededor e o Gerente das Organizações        

2.3 O Processo Empreendedor..............................................................................13

3 METODOLOGIA        

3.1 Abordagem        

3.2 Sujeitos da pesquisa        

3.3 Instrumentos da Pesquisa        

3.4 Coleta de Dados        

4 ANÁLISE DOS DADOS        

5 CONCLUSÃO        

6 BIBLIOGRAFIA.......................................................................................................30

APENDECE...............................................................................................................36

ANEXO......................................................................................................................37


RESUMO

        Nos dias atuais o perfil dos empreendedores tem sido objeto de estudo em diversas áreas, tanto no ambiente acadêmico e como nos meios empresariais. Dotado de habilidades e atitudes inerentes a seu perfil, o empreendedor se destaca e sobressaem em todas as atividades que se predispõem a realizar, sabe tomar decisões, e explora ao máximo às oportunidades. Diante desse exposto, teve-se como objetivo principal investigar o perfil do empreendedor da área da material de construção da região centro sul de Sergipe. Para tanto, realizou-se um estudo que propõe a traçar o perfil do empreendedor da área de material de construção e as características inerentes dos mesmos.

PALAVRAS – CHAVES

O Empreendedor, Perfil, O Intra-empreededor.


1 INTRODUÇÃO

Em um mercado cada vez mais competitivo, a sobrevivência estabeleceu a necessidade de atitudes diferenciadas, uma vez que a exigência por parte dos consumidores em relação a produtos, serviços e cada vez maior, isso fez despertar em uma pequenina parte da sociedade um jeito novo de ver o mundo, um olha diferenciado, enxergando oportunidades onde outros não viam.

Perante isso, dias atuais, estudar o perfil de pessoas tem sido algo em constante ascendência. E o perfil destes tais, titulados de empreendedores tem sido objeto de estudo em diversas áreas, tanto no ambiente acadêmico e como nos meios empresariais. São homens e mulheres dotados de habilidades e atitudes inerentes os seus perfis se destacam e sobressaem em todas as atividades que se predispõem a realizar, sabem tomar decisões e explora ao máximo às oportunidades.

Diante do exposto acima, percebe-se a seguinte indagação: Qual o perfil do empreendedor da área de material de construção da região centro sul de Sergipe?

Para solucionar essa indagação desenvolveu-se uma pesquisa de campo, tem como objetivo geral avaliar o perfil do empreendedor da área de material de construção, nas cidades de Boquim, Lagarto e Tobias Barreto.

Nesse sentido, torna-se por objetivos específicos: identificar o perfil empreendedor; verificar as características empreendedoras; avaliar as ferramentas de gestão utilizadas.


  1.   REFERENCIAL TEÓRICO

Este capítulo trata dos conhecimentos necessários para o desenvolvimento de pesquisa e para conseguir alcançar os objetivos determinados, ou seja, é a aplicação teórica através de pesquisas sobre o tema abordado, enfatizando os principais autores da área.

  1. O Empreendedor

Empreendedores são pessoas que têm a destreza de observar e avaliar oportunidades de negócios, ou mesmo criar um novo negócio e fornecer os recursos necessários para pôr-se em vantagem diante do mercado. O empreendedor tem um novo olhar sobre o mundo à medida que presencia a evolução. Tem uma motivação intrínseca por tarefas e desafios. Valoriza suas experiências, seu valor. Abre novos caminhos, explora novos conhecimentos, definem objetivos e dá o primeiro passo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.2 Kb)   pdf (515.5 Kb)   docx (344.7 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com