TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perfis Empreendedores

Por:   •  31/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.277 Palavras (6 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 6

Perfis empreendedores

Através desta pesquisa podemos conhecer inúmeros perfis empreendedores no Brasil, neste trabalho serão destacados dois perfis, são eles o grupo Votorantim tendo como fundador José Ermírio Moraes e o David Portes, conhecido também como David Camelô.

Votorantim

A história da Votorantim começa em 1918, quando seu pai, o engenheiro pernambucano José Ermírio de Moraes, criou o Grupo Votorantim, comprando as ações de uma empresa de tecelagem localizada na cidade homônima, no estado de São Paulo, que pertencia ao seu sogro, avô de Antônio Ermírio, o imigrante português António Pereira Inácio, e diversificando os negócios, consolidando-se como agente protagonista da industrialização no Brasil, passando a atuar em setores relevantes da economia real. Antônio Ermírio de Moraes se formou em engenharia metalúrgica pela Colorado School of Mines (EUA). Iniciou sua carreira no Grupo Votorantim em 1949, ajudando a empresa a se destacar na produção de cimento, extração de alumínio, agronegócio e finanças, entre outras atividades. Antônio Ermírio venceu as dificuldades e multiplicou o tamanho da empresa, ele foi um dos mais bem-sucedidos em surfar as ondas de crescimento do Brasil nas décadas de 50, 60 e 70. Presente hoje em 23 países Emprega mais de 47 mil profissionais no mundo, com operações em setores estratégicos da economia – cimento, metais e mineração, siderurgia, energia, celulose, suco de laranja e financeiro. Os lucros da empresa são investidos abrindo a oportunidade para diversificar ainda mais seus negócios, o controle da empresa é passado de geração em geração pela família, estando atualmente na terceira geração. Hoje em dia a empresa se encontra sob o comando de um Conselho de Administração, formado pelas famílias controladoras.

A Votorantim é uma empresa que não só se preocupa em lucrar, a partir de como as decisões são tomadas nos negócios, ela se preocupa com os impactos que as decisões podem acarretar ao meio ambiental, a sociedade e ao financeiro e com isso é levado em consideração questões que vão além de custos e preços. Pensando no lado ambiental a Votorantim tem uma equipe temática de Meio Ambiente, que discute planos de trabalho para os temas relacionados a emissões, resíduos, água, biodiversidade, licenças e outros temas correlatos, em todos os Negócios. Anualmente são publicado relatório de Inventário de GEEs (gases de efeito estufa) e, em conjunto com a análise do Balanço Energético das operações, identificam potenciais projetos que possam aumentar a eficiência energética e reduzir emissões por eles liberados. São Investidas também iniciativas vinculadas à consolidação da sustentabilidade nos Negócios, incluindo atividades de gerenciamento de resíduos, gestão de água e efluentes, reflorestamento, conservação, educação ambiental e gerenciamento de recursos. No lado social qualidade na gestão de pessoas é um dos pilares do DNA Votorantim. Para assegurá-la, as alavancas para a gestão de pessoas na Votorantim envolvem a liderança como principal protagonista da cultura, foco em aceleração do desenvolvimento dos profissionais, formação da linha sucessória e a atração de jovens talentos para a companhia. E no pilar financeiro a Votorantim gerencia seus negócios dentro da legalidade, pagando corretamente seus impostos e tributos, honrando seus compromissos públicos e sendo transparente no cumprimento de suas ofertas e promoções.

Uma das características inovadoras e diferenciada da Votorantim é a diversificação de seus produtos, desde a sua constituição ate os dias atuais, sempre reinventando tanto no uso de tecnologia quanto na venda dos seus produtos, assim se adequando as necessidades de seus clientes e esta a frente da concorrência. Um exemplo de inovação recente é que a Votorantim cimentos neste ano lançou novos tipos de cimentos, para cada obra existe o tipo de cimento, com isso o profissional de construção civil pode escolher o produto mais adequado para seu serviço.

Sobre as dez características do empreendedor poderíamos destaca várias tanto de José Ermírio quanto seu filho Antonio Ermírio, destacamos as que mais julgamos ser importantes enquanto empreendedor, são elas, a busca de oportunidades e iniciativa,a exigência de qualidade e eficiência e o comprometimento , sob sua direção a Votorantim investiu na diversificação dos negócios, pois ele acreditava que o “caminho dos negócios era a diversificação”, legado trazido até os dias atuais por sua geração. Ele junto com seu filho buscava fazer o melhor com persistência, e sempre inovando, tanto nos produtos quanto nos processos, buscavam também que todos seguissem os planos com precisão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (77.8 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com