TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perguntas da qualidade total

Por:   •  25/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  778 Palavras (4 Páginas)  •  1.637 Visualizações

Página 1 de 4

Parcial Valmir

18) Por que em geral a visão pontual não gera qualidade nas organizações?
R: A visão pontual não enxerga a empresa como um todo, e se apega muito em ações corretivas que gera muita energia gasta com a solução de problemas, ao invés de prevenir a ocorrência dos mesmos, e usar essas fraquezas como pontos de melhoria, o ideal para o sucesso de qualquer empresa é a visão sistêmica que é um dos pilares da filosofia da Qualidade Total, “ver “ a empresa como um todo e entender como funcionam e se integram seus processos, (de obtenção, transformação , entrega,   produtos, informações,   mercado   e clientes)
dá embasamento para a tomada de decisão, privilegiando não só a eficiência do processo, mas também a eficácia, com isso será agregado valor aos resultados da organização.

19) Define-se muitas vezes qualidade como sendo o equilíbrio entre dois elementos, quais são eles? exemplifique sua resposta.
R: Os indicadores da qualidade, que medem a satisfação dos clientes, e a produtividade que está ligado à eficiência.
Produtividade pode ser entendida como qualidade ao preço adequado, na maioria das situações, busca-se o equilíbrio, com a presença dos dois elementos: um que empurra o preço do produto para cima (maior qualidade) ou o ajudam a diminuir (maior produtividade).
 Chama-se de “eficiência do processo” a relação entre o resultado obtido na medição de um indicador de produtividade e o índice estabelecido como padrão do processo.

20) O que significa na pratica a cultura da qualidade qual a importância estratégica desse conceito para a organização?
R: 20 – A cultura organizacional exprime a identidade da organização, é construída ao longo do tempo, serve para distinguir diferentes conjuntos e determina a forma e a velocidade com a qual a gestão estratégica poderá ser implementada. A cultura de qualidade dentro das organizações pode ser observada em reuniões, palestras, treinamentos e tecnologias referentes ao assunto. Para a cultura da qualidade funcionar na empresa deve ser divulgada e praticada por todos os funcionários da empresa independente do cargo, fornecedores e clientes também devem saber os valores da organização.
A cultura da qualidade nas empresas é fundamental e tem importância estratégica para as organizações, pois visa melhorar a competitividade, a eficácia e a flexibilidade da organização por meio de planejamento, organização e compreensão das atividades. Lembrando que o conceito de qualidade deixou de ser associado apenas as conformidade e especificações, e se tornou uma visão ampla da empresa, a intenção das empresas que adotam esse perfil é de criar uma cultura organizacional onde as ações são sincronizadas, entendidas e corretamente realizadas, fazendo com que o relacionamento entre funcionários, fornecedores e clientes sejam bem-sucedidos.
A Direção, tendo o papel máximo na hierarquia, deve ter a iniciativa de dar esse exemplo. O que é praticado pela Direção, torna-se importante para todos os níveis da empresa.

21) Quais as principais características da transição da dimensão operacional para a dimensão tática da qualidade?
R: a dimensão operacional visa o aumento da eficiência das operações na organização, a dimensão tática fica no “ meio do caminho” entre o operacional e o estratégico, e trata das decisões que viabilizam o direcionamento estratégico, os principais fatos para que ocorresse essa transição foi a generalização dos modelos de controle, cm a substituição de mecanismos estatísticos por processos de avaliação baseados em indicadores, e os métodos de envolvimento de pessoas no esforço pela qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (79.9 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com