TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Modelo Organizacional

Por:   •  24/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.596 Palavras (15 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

TIAGO DE SOUZA CARVALHO

CPF: 308.894.518-18

CARVALHO.TIAGO@IG.COM.BR

(19) 98141-3884

ATIVIDADE DE PORTFÓLIO

MODELOS DE GESTÃO

ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE

GESTÃO DE PESSOAS

ECONOMIA

[pic 3]

Piracicaba

2014

TIAGO DE SOUZA CARVALHO

ATIVIDADE DE PORTFÓLIO

MODELOS DE GESTÃO

ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE

GESTÃO DE PESSOAS

ECONOMIA

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Modelos de Gestão, Ética, Política e Sociedade, Gestão de Pessoas e Economia.

Orientador: Profª. Karen Hiramatsu Manganotti

                    Profª. Márcia Bastos de Almeida

                    Profª. Mônica Maria Silva

                    Prof.  Wilson Salvalágio

[pic 4]

Piracicaba

2014

Objetivo

Aprofundar os conhecimentos teóricos adquiridos nas disciplinas  do semestre por meio de análise da situação da Empresa descrita no case “Sucos Fazenda São Pedro”, cujo Tema é: “Crescer ou não crescer, eis a questão”.

Preâmbulo

Ética, política e sociedade – Profª. Márcia Bastos de Almeida

1ª Questão:

• Apresentar os aspectos éticos implícitos nas estratégias e argumentos dos responsáveis pela empresa.

Se depender de João, a marca Fazenda São Pedro deverá "ganhar o mundo", ele pensa grande, não quer que a Marca fique conhecida apenas no interior e para que isso ocorra uma estratégia audaciosa deve ser utlizada, através da expansão da sua capacidade de produção e possibilitando a comercialização do suco de laranja pronto para beber Fazenda São Pedro na região da Grande São Paulo. Para ele, a expansão da capacidade de produção poderia se dar, principalmente através da mudança tecnológica na planta de Sertãozinho para buscar mais capacidade e eventuais melhorias técnicas no suco, que ele acredita serem necessárias. Mudanças na embalagem e na composição do suco. A comercialização na região da Grande São Paulo foi escolhida por ser uma área com um excelente poder aquisitivo e por sua proximidade física com Ribeirão Preto, através dos mesmos canais que utiliza em Ribeirão Preto – supermercados – e através de um novo canal: entrega domiciliar. A idéia é contatar pequenos distribuidores locais para fazerem a distribuição de sucos diariamente na casa dos clientes cadastrados. Estes pagariam mensalmente a compra. Um planejamento para divulgação do produto também foi pensado por João, a idéia é utilização propaganda nos meios rádio, jornal e revista; assessoria de imprensa; promoção de vendas, merchandising e internet. O plano de João também inclui a abertura de um novo escritório da empresa na cidade de São Paulo.

José, demostra ser uma pessoa mais receosa, com intenção de manter os "pés no chão", do tipo que "time que está ganhando não se mexe", prefere manter o status de empresa familiar do interior à ter que arriscar se aventurar como proposto por João colocando tudo que construiram até então em risco.

Focou num plano de melhoria na eficiência da fábrica, onde expôs a necessidade da compra de novas máquinas para substituírem as antigas, mesmo não provocando aumento de produtividade, mas reduziria custos pela melhor utilização da matéria-prima e pela necessidade de menos operários, além de uma significativa melhoria no controle da produção, e também num plano de redução de custos, onde envolveria não só a fábrica com a demissão de alguns operários, mas também uma mudança na estrutura comercial com a demissão de alguns gerentes de vendas com salários altos e a contratação, para seus lugares, de profissionais mais jovens com salários iniciais menores.

2ª Questão:

• Observar, no texto, se está clara a manutenção dos valores na relação empresa e cliente.

É possível observar em alguns pontos do texto que os objetivos da empresa estão na preservação da qualidade do produto, muito valorizado pelos clientes, tanto na condição atual que empresa vive, quanto nos diferentes pontos de vista de José e João para o caminho em que a empresa deverá ou não seguir.

Para João a mudança tecnológica na planta de Sertãozinho para buscar mais capacidade e eventuais melhorias técnicas no suco e de José a melhoria da eficiência da fábrica com a compra de novas máquinas para substituírem as antigas que provocariam além de um aumento de produtividade e redução nos custos, significaria uma melhora no controle da produção e consequentemente melhora na qualidade do produto.

O planejamento dos dois valoriza uma melhora na qualidade dos produtos, ponto primordial para manter um bom relacionamento entre empresa e cliente nos dias de hoje, alé de ser o ponto forte da Marca da empresa, se o pensamento fosse somente no retorno financeiro com certeza a relação que a empresa havia criado com seus clientes ficaria comprometida.

Modelo de gestão - Profª. Karen Hiramatsu Manganotti

1ª Questão:

• Com base no texto, analise o modelo organizacional aplicado na gestão da empresa, e faça uma comparação com as Teorias da Administração.

Trata-se de um empresa familiar passada de pai pra filho (sr Fernando para sr. Oswaldo que logo passará a seus filhos João e José) acredito que o modelo utlizado seja o de estrutura simples onde a mesma é caracterizada pelo baixo grau de departamentalização, grande amplitude de controle, autoridade centralizada e pouca formalização. A estrutura simples corresponde a uma organização bastante horizontal, com funções bastante flexíveis e um líder principal. Essa é uma forma que pequenas empresas costumam adotar. É uma estrutura que permite comunicação direta entre os funcionários, não há especialização de tarefas, há pouca padronização de procedimentos e os diretores e proprietários participam das atividades cotidianas da organização. Essa estrutura costuma ser usada também por empresas que trabalham com apenas uma linha de produtos, em um mercado muito específico e cujas estratégias competitivas costumam ser foco no custo ou foco na diferenciação. Compararando com outras teorias como a Teoria Clássica da administração que surgiu em meados de 1916, na França onde estudava e dava ênfase na estrutura da organização, enquanto a Administração científica dava ênfase às tarefas realizadas pelos operários. O objetivo de ambas era descobrir e desenvolver maneiras de tornar a organização cada vez mais eficiente, no entanto, a Teoria Clássica estudava como todas as partes envolvidas na organização poderiam se desenvolver para atingir essa eficiência. Fundada por Henry Fayol (1841-1925), a Teoria Clássica entende que a organização é uma estrutura. Assim, caracteriza essa teoria a preocupação com a estrutura e a forma da organização. É a partir desta teoria, que via a divisão do trabalho, que acarretava na especialização, como parte essencial para se atingir a eficiência do trabalho na organização, que surgiu o termo departamentalização. Os "modelos organizacionais" são definidos segundo o tipo de departamentalização escolhida; são estruturas de divisões com focos diferentes (por exemplo função, produtos ou serviços, geográfica, processos ou projetos), que estabelecem as bases de como a organização como um todo, como seus processos, os indivíduos que nela trabalham, suas posições e tarefas se relacionam. Desta forma temos uma boa idéia do modelo aplicado pela Empresa do Sr. Oswaldo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)   pdf (174.1 Kb)   docx (37.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com