TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos e ferramentas básicas de BI

Projeto de pesquisa: Conceitos e ferramentas básicas de BI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  6.217 Palavras (25 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 25

Índice

1. Introdução 4

2. Origens e Conceitos 1

3. Data Warehouse 3

3.1. Extraindo informações do Data Warehouse 5

3.2. Big Data 5

3.3. Importância do Big Data 6

3.4. 'Vs' do Big Data: volume, velocidade, variedade, veracidade e valor 8

3.5. Soluções de Big Data 9

4. Data Mining 11

4.1. Ferramentas Data Mining 14

5. Sistemas OLAP X OLTP 14

5.4. MOLAP 18

5.5. ROLAP 20

5.6. HOLAP 21

5.7. DOLAP 22

5.8. Formas (esquemas) de armazenamento ROLAP 23

5.9. Visão geral das aplicações OLAP x OLTP 24

6. Conclusão 25

Referências Bibliográficas 26

1. Introdução

O presente trabalho tem como objetivo apresentar de forma introdutória, os conceitos e as principais ferramentas de BI (Business Inteligence).

O conceito de Inteligência Empresarial, ou Business Intelligence, surgiu na década de 80 e descreve as habilidades das corporações/empresas em explorar as informações contidas em suas bases de dados, analisando-as e desenvolvendo percepções e entendimentos de forma a oferecer suporte à gestão de negócios e à tomada de decisão.

2. Origens e Conceitos

A necessidade de cruzar e analisar informações para realizar uma gestão empresarial eficiente e o aumento na capacidade de armazenamento de dados propiciou o surgimento de uma nova área denominada Business Intelligence (BI).

O interesse por BI vem crescendo na medida em que seu emprego possibilita às corporações realizar uma série de análises e projeções, de forma a agilizar os processos relacionados às tomadas de decisão.

Do ponto de vista tecnológico, a era “pré-BI” situa-se em um passado não muito distante, algo entre trinta e quarenta anos atrás, anos 60 e 70 do século XX. Nessa época, os computadores, reduzidos, deixaram de ocupar salas gigantescas enquanto as empresas passavam a perceber os dados como uma possível e importante fonte para informações decisórias.

Ainda não existiam, porém, recursos eficientes para a análise consistente desses dados. Era possível reunir informações de maneira integrada com sistemas transacionais estabelecidos com predominância em dados hierárquicos. Reunidas em blocos fechados de informação, permitiam uma visão da empresa, mas não ofereciam ganhos decisórios ou negociais.

O panorama começou a mudar na década de 70, com o surgimento das tecnologias de armazenamento e acesso a dados – DASD (Direct Access Storage Device – dispositivo de armazenamento de acesso direto), e SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados), duas siglas cujo principal significado era o de estabelecer uma única fonte de dados para todo o processamento. A partir daí, o computador passou a ser visto como um coordenador central para atividades corporativas e o banco de dados foi considerado um recurso básico para a vantagem competitiva.

A criação do termo BI(Business Intelligence) deve-se a Howard Dresner, em 1989, quando era analista do Instituto Gartner.

No início dos anos 90, a maioria das grandes empresas contava somente com Centros de Informação (CI), que embora mantivessem estoque de dados, propiciavam pequena disponibilidade de informação. Mesmo assim, os CIs supriam de certa forma, as necessidades dos tomadores decisão, ao fornecer relatórios e informações gerenciais. O mercado se tornava mais complexo e a Tecnologia da Informação aprimorava os softwares, que geravam informações não apenas mais precisas e como no momento adequado para definir ações que melhorassem o desempenho das empresas.

Entre 1992 e 1993 surgiu o Data Warehouse, uma grande base de dados informativos, ou seja, um repositório único de dados consolidados, limpos e uniformizados.

Com o passar dos anos, o termo BI ganhou abrangência e envolveu diversas ferramentas como, por exemplo, Planilhas Eletrônicas, Geradores de Consultas e de Relatórios, Data Marts, Data Mining, Ferramentas OLAP (Online Analytical Process), entre outras. Todas buscando promover agilidade comercial, dinamizar a tomada de decisões e refinar estratégias de relacionamento com clientes.

A área de BI está profundamente atrelada ao termo ERP (Enterprise Resource Planning), ou seja, sistemas integrados de gestão empresarial cuja função é facilitar a operação das empresas. Esses sistemas processam, registram e documentam cada fato que ocorre diariamente nas empresas e as informações são distribuída de forma clara e segura, em tempo real.

O termo BI, inicialmente pertencia apenas ao domínio do pessoal de TI os quais eram responsáveis pela extração de dados, implementação de processos e divulgação dos resultados aos altos executivos. Porém, com o crescimento da utilização da Internet esse panorama foi ampliado. O novo consumidor, ou seja, o consumidor virtual fez com que as empresas precisassem cada vez mais de agilidade comercial, capacidade de tomar decisões e refinar suas estratégias para esses novos clientes.

Atualmente qualquer empresa seja ele a de pequeno, médio ou grande porte pode necessitar de um projeto de BI para diversas situações como, por exemplo: tomada de decisão; otimização do trabalho; redução de custos; previsão de crescimento; elaboração de estratégias. Porém, a empresa deve levar em conta a questão de custo/benefício além de, analisar o tempo de resposta para se obter o resultado desejado.

No Brasil, diversos setores como, por exemplo, bancos de varejo, empresas de telecomunicações, seguradores, etc, tiram proveito das ferramentas de BI. O retorno de um sistema de BI depende das prioridades de cada empresa, porém as empresas que possuem este tipo de sistemas tornam-se diferenciadas uma vez que, nos dias atuais, a sobrevivência no mercado é medida pela capacidade de “gerar conhecimento” e, apenas uma boa gestão baseada em uma estratégia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.8 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com