TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa de ambiente no Bazar Guri de Formiga/MG

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.271 Palavras (22 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 22

CLIMA ORGANIZACIONAL NA PERCEPÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DO BAZAR GURI LTDA COMÉRCIO VAREJISTA DE FORMIGA/MG

Lucas Goulart de Araújo

Roberta Cristiana Teixeira

Sandra Aparecida Sales Sampaio

Talita Rosa da Silva Santos

Wesley Fernando Ferreira

Orientadora: Prof.ª Cíntia Borges Ferreira Leal

RESUMO:

O presente trabalho tem como o objetivo apresentar o estudo sobre o clima organizacional na percepção dos colaboradores do Bazar Guri. A pesquisa sobre clima organizacional reflete o grau de satisfação das pessoas com o ambiente interno da empresa. A metodologia aplicada nesta pesquisa foi do tipo quantitativa descritiva. Para a coleta de dados, utilizou-se como instrumento um questionário semi estruturado, contendo quarenta e quatro questões, subdividas em três grupos, questões de qualificação, questões gerais e questões setoriais. Os resultados obtidos com a presente pesquisa revelam que que os funcionários estão confusos com vários aspectos do clima organizacional da empresa. Na empresa supracitada, surge a necessidade de adotar ações de melhoria de curto e longo prazo para que o clima organizacional favoreça a atividade econômica da empresa.

Palavras chaves: Clima organizacional – Percepção – Satisfação

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho trata do clima organizacional como ferramenta de Gestão de Pessoas, o qual analisa as relações interpessoais dentro de uma empresa identificando vários aspectos nessas relações que auxiliam o gestor na tomada de decisões. Como vem crescendo a necessidade de melhoria de qualidade, as empresas então buscam meios para que continue acompanhando as mudanças, interagem e procuram saber sobre as necessidades no nível pessoal ou profissional e assim dão sustentação ao clima organizacional. O clima organizacional é uma ferramenta importante quando se trata ao comportamento humano nas empresas, pois permite avaliar o trabalho em equipe, relacionamento com colegas, condições do ambiente, satisfação, liderança.

Segundo Luz (2001), o clima organizacional influencia direta e indiretamente nos comportamentos, na motivação, na produtividade do trabalho e também na satisfação das pessoas envolvidas com a organização. No presente trabalho, aborda-se a importância da análise sobre o clima organizacional e nos fatores que interferem sobre o mesmo segundo a percepção dos funcionários. Sob esse enfoque, escolheu-se como objeto de estudo uma empresa do comércio varejista que atua na cidade de Formiga, no centro-oeste de Minas Gerais há sessenta e um anos. A empresa trabalha com a venda de diversos produtos como artigos para cama, mesa e banho, decoração, utilidades domésticas em geral, eletrodomésticos, entre vários outros.

Emerge da pesquisa o seguinte problema de investigação – Como os colaboradores do Bazar Guri, percebem o clima organizacional em suas diversas dimensões? Em paralelo, definiu-se o objetivo geral desse artigo como sendo: analisar a percepção dos colaboradores do Bazar Guri em relação ao clima organizacional. E como objetivos específicos: identificar o perfil dos colaboradores do Bazar Guri; avaliar a satisfação com relação à gestão e o clima organizacional da organização; analisar sua satisfação com relação à importância do seu trabalho e ao que diz respeito à relação empresa e empregado.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

Bispo (2006) cita que os primeiros estudos sobre clima organizacional surgiram em 1970 nos Estados Unidos, através do estudo dos autores Forehand e Gilmer, com base em um movimento comportamental do indivíduo.

Bispo (2006) diz que o Clima Organizacional mede o nível de satisfação que o funcionário sente no ambiente de trabalho. O estudo do mesmo permite identificar como os funcionários percebem a si e aos outros no ambiente de trabalho, se a empresa atinge suas metas e os objetivos de seus colaboradores. A percepção individual da qualidade do clima pode ser observada pela motivação dos empregados, comunicação, estilo de liderança e valores são fenômenos indicativos da satisfação.

2.1 Conceito

De acordo com Chiavenato (1999, p. 440),

O clima organizacional reflete o modo como as pessoas interagem umas com as outras, com os clientes e fornecedores internos e externos, bem como o grau de satisfação com o contexto que as cerca. O clima organizacional pode ser agradável, receptivo, caloroso e envolvente, em um extremo, ou desagradável, agressivo, frio e alienante em outro extremo.

Ainda segundo Chiavenato (2003), clima organizacional envolve uma abordagem mais ampla sobre a perspectiva da influência do ambiente sobre a motivação. É como o ambiente organizacional é percebido ou experimentado pelos funcionários da empresa e como isso afeta o seu comportamento. Está ligado ao ambiente interno existente entre a convivência das pessoas dentro de uma organização e está relacionado com o grau de motivação de seus participantes.

2.2 Modelos de pesquisa de Clima Organizacional

De acordo com Bispo (2006), todos os indivíduos dentro de uma organização se favorecem em um ambiente organizacional agradável, conforme mostrado na figura 1 (Bispo 2006, p. 259).

[pic 1]

De acordo com Rizzati (2002) citado por Bispo (2006), os primeiros estudos abordando o clima organizacional surgiram nos Estados Unidos no início da década de 1960 com Forehand e Gilmer sobre comportamento organizacional em um movimento da Administração, chamado Comportamentalismo. Foi uma tentativa de buscar principalmente na vertente psicológica algumas soluções para a melhoria da produção.

        Posteriormente Litwin e Stringer (1968) citado por Bispo (2006), aproveitaram esses estudos e realizaram experimentos em três diferentes organizações americanas. Os resultados apresentaram distintas percepções com relação a satisfação e desempenho dos funcionários nessas empresas. Tais percepções contribuíram para o movimento comportamentalista.

        Já no Brasil, de acordo com Bispo (2006), as primeiras pesquisas e trabalhos publicados sobre o clima organizacional é de autoria de Souza (1977, 1978, 1980, 1982, 1983), que realizou diversas pesquisas em empresas brasileiras utilizando o modelo de Litwin e Stringer adaptado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.5 Kb)   pdf (696.8 Kb)   docx (459.4 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com