TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Pesquisa de Desevolvimento no Banco do Brasil

Por:   •  12/12/2016  •  Projeto de pesquisa  •  5.783 Palavras (24 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 24

MOTIVAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DE UMA AGÊNCIA DO BANCO DO BRASIL  NA CIDADE DE MANAUS - AM

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo, avaliar o nível de motivação e comprometimento dos funcionários de uma agência do Banco do Brasil na cidade de Manaus-Am. Foi realizada uma pesquisa de campo com 23 funcionários, respondendo um questionário de múltipla escolha fechado, que nos deram um entendimento maior sobre seus comportamentos motivacionais.

Palavras-chave: Motivação, Funcionários, Banco do Brasil.

        

Keywords

This article aims to assess the level of motivation and commitment of employees of the Bank of Brazil branch in the city of Manaus -Am. a field survey was carried out with 23 employees , answering a multiple- choice questionnaire closed, which gave us a better understanding of their behavior motivational.

Keywords: Motivation, Staff, Banco do Brazil.

1 INTRODUÇÃO

        Este trabalho tem por objetivo apresentar a relevância da motivação organizacional dos funcionários de uma agência do Banco do Brasil na cidade de Manaus-Am.

        A motivação no trabalho sempre teve um papel preponderante na vida do trabalhador. A sociedade do século XXI está incessantemente, em busca de qualidade de vida e como tudo envolve uma tecnologia muito rápida associada à escassez de tempo, torna-se ainda mais difícil alcançar.

Mediante o exposto, torna-se evidente a importância deste trabalho, na medida em que se buscou analisar a motivação dos funcionários de uma agência do Banco do Brasil na cidade de Manaus-Am, e os prejuízos que são gerados quando não há atenção para os fatores que permeiam a motivação dentro da empresa, e devido a essa falta de atenção e descomprometimento, acabam que afetando o resultado final da empresa.

As novas tecnologias proporcionam maior qualidade de vida e motivação no trabalho, pois com os padrões predominantes facilitam a vida do trabalhador, diminuindo algumas preocupações que podem ser superadas.

Sabemos que esse assunto é importante para todas as organizações empresariais, pois existem características bastante relevantes que contribuem no auxilio do ambiente de trabalho.

        Por esse motivo, que este artigo tem como delimitação de tema “Motivação dos funcionários de uma agência do Banco do Brasil na cidade de Manaus-Am”, que foi desenvolvido por meio de pesquisa de campo, descrevendo a importância da motivação no ambiente de trabalho.

Partimos do interesse em fazer essa pesquisa para demonstrar os benefícios ou resultados significativos que trará para as organizações, e também para a ampliação do conhecimento ou para a sociedade como um todo.

        Contudo traz o seguinte questionamento: Qual o nível de motivação e comprometimento dos funcionários de uma agência do Banco do Brasil na cidade de Manaus-AM?

        A presente pesquisa tomou como base a agência do Banco do Brasil na cidade de Manaus-AM. No entanto, a pesquisa tem como objetivo geral, identificar o nível de motivação e comprometimento dos funcionários de uma agência no Banco do Brasil na cidade de Manaus-AM. E os objetivos específicos, avaliar o nível de motivação dos funcionários de uma instituição financeira, verificar como está a parte de liderança, clima organizacional e comprometimento dos colaboradores e verificar as razões que motivam e desmotivam os funcionários.

2  Fundamentação Teórica

2.1 Sistema Financeiro Nacional

O Sistema Financeiro Nacional (SFN) pode ser subdivido em três entidades, são elas: normativas, supervisoras e operacionais. (BRASIL, BANCO DO).

  1. As entidades normativas - são responsáveis pela definição das políticas e diretrizes gerais do sistema financeiro, sem função executiva;
  2. As entidades supervisoras - assumem diversas funções executivas, como a fiscalização das instituições sob sua responsabilidade, assim como funções normativas, com o intuito de regulamentar as decisões tomadas pelas entidades normativas ou atribuições outorgadas a elas diretamente pela Lei;
  3. As entidades operadoras - são todas as demais instituições financeiras, monetárias ou não, oficiais ou não, como também demais instituições auxiliares, responsáveis, entre outras atribuições, pelas intermediações de recursos entre poupadores e tomadores ou pela prestação de serviços.

Como podemos observar, o Sistema Financeiro Nacional é composto por um conjunto de instituições financeiras públicas e privadas, que possuem diversas ferramentas financeiras, onde atuam com o objetivo de captação de recursos, distribuição e transferências de valores entre os agentes econômicos.

O sistema financeiro Nacional (SFN) é constituído por um conjunto de instituições públicas e privadas que atuam por meio de diversos instrumentos financeiros, na captação de recursos, distribuição e transferência de valores entre os agentes econômicos (pessoas, empresas, governos) (NETO, 2012, p. 72).

O Conselho Monetário Nacional (CMN) é o órgão máximo do Sistema Financeiro Nacional. Não desempenha funções executivas, e sua missão normativa básica é a de definir as diretrizes de funcionamento do sistema financeiro e formular toda a política de moeda e crédito da economia, visando atender a seus interesses econômicos e sociais. (NETO, 2012, p. 72).

        De acordo com o Banco Central do Brasil o sistema financeiro nacional (SFN) possui duas funções, uma normativa e outra operacional. A função normativa visa regular e fiscalizar o mercado financeiro e é representada, principalmente, pelos seguintes órgãos: Banco Central do Brasil, Comissão de Valores Monetários e Conselho Monetário Nacional. A função operacional é realizada por meio de várias instituições financeiras, assim denominadas: monetárias ou captadoras de depósitos à vista; de crédito; de capitais; de câmbio; de seguro e previdência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.3 Kb)   pdf (334.3 Kb)   docx (922.7 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com