TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisar e Apresentar os Resultados Acerca dos Princípios e Fundamentos do Just in Time

Por:   •  20/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: John Santos Freire

Tema: Pesquisar e apresentar os resultados acerca dos princípios e fundamentos do Just in Time. Em seguida, fazer uma comparação entre as aplicações do Just in Time e do MRP.

Just In Time

        Este processo pode ser entendido como “momento certo” pois seu objetivo é produzir sem gerar estoque, ou seja, de acordo com a demanda. Assim produzirá na quantidade certa e fazendo com que este produto chegue no tempo certo ao seu destino final. É basicamente uma produção por demanda, onde se estoca matéria-prima suficiente e exata para produzir certo número de produto em determinado tempo, evitando desperdícios, estoque desnecessário, que é um custo, e outros custos extras. Principais vantagens: Redução de custos de estoque e Agilidade do processo. Isso faz com que haja um fluxo contínuo de entrega de matérias primas, porém exige uma agilidade na entrega. A desvantagem é : Que empresas que oscilam muito em suas demandas não podem adotar este tipo de processo, pois essas muita das vezes necessita de um estoque e que também precisa de muita estabilidade no fornecimento de materiais.

        O gestor da empresa deve buscar:

  1. Zero defeito
  2. Entrega Rápida
  3. Tempo zero de preparação
  4. Estoque zero
  5. Movimentação zero
  6. Quebra zero
  7. Lote unitário

E são metas muito utópicas, logo o Just in time é aplicado como uma filosofia pela empresa e assim estará sempre buscando uma melhoria contínua.

O MRP é um software utilizado para controlar quantidades de componentes necessários para fazer um produto (numa empresa de manufatura por exemplo). Basicamente ele otimiza a gestão de estoque e diminui custos. Ele tenta prever as vendas conforme pedidos já feitos, logo deve estar ligado ao departamento comercial.

O Just in time busca aprimorar seu processo produtivo para que não haja estoque e assim produza o que sua demanda geralmente necessita e assim cria-se uma esteira invisível para ligar a rede de processos de suprimentos internos e externos. E o MRP planeja um estoque e só manda produzir uma peça de acordo com a necessidade pré-estabelecida. Logo os métodos buscam tornar os processos mais ágeis, sem perder a qualidade essa seria então a maior semelhança e a diferença seria o MRP tem um excelente planejamento mas peca no controle, já o Just In time Tem um ótimo controle de qualidade mas peca no planejamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (33.8 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com