TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pim II - ECONOMIA E MERCADO EMPREENDEDORISMO, CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO MATEMÁTICA APLICADA

Por:   •  16/10/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.625 Palavras (7 Páginas)  •  740 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM II

SANTA BÁRBARA D’OESTE / 2021

Nº.

NOME

RA

01

GABRIEL PHELIPE DE SOUZA RODRIGUES

2136459

02

03

04

05

06

RELATÓRIO PIM II SOBRE OS TEMAS ABAIXO RELACIONADOS À EMPRESA  AC FUNDIÇÃO :

ECONOMIA E MERCADO

EMPREENDEDORISMO, CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO

MATEMÁTICA APLICADA

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO............................................................................................................ 3

ECONOMIA E MERCADO.......................................................................................... 4

EMPREENDEDORISMO, CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO..........................................6

MATEMÁTICA APLICADA......................................................................................... 8

CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................................ 9

 

INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir foi realizado graças a cooperação da empresa AC, onde a mesma pode nos receber em visitas de acompanhamento e levantamento de informações. A empresa está instalada na cidade de Santa Bárbara d’Oeste, São Paulo e atua no ramo metalúrgico há mais de 26 anos, tendo um nome respeitado no mercado devido a qualidade de seus produtos e também ao seu atendimento aos clientes. Após conversas com os gestores de diversas áreas, foi possível constatar que a mesma caminha para se consolidar ainda mais no mercado com as ações estão sendo implantadas no ano de 2021.

No decorrer das próximas páginas estarei comentando e relacionando às matérias do curso de Gestão da qualidade cursadas no segundo trimestre do ano de 2021, que são as matérias de Economia e Mercado, Matemática Aplicada e Empreendedorismo, Criatividade e Inovação.

  1. ECONOMIA E MERCADO

A economia brasileira tem uma estrutura muito complexa, e a importância de produtos de bronze e seus derivados, vem se tornando cada vez mais significativo, principalmente no ramo de manutenção de equipamentos, uma vez que as empresas hoje trabalham com manutenção preventiva e programada, afim de evitar parada de linhas de produção e acarretar em prejuízos muitas vezes milionários.

A empresa busca diariamente na diminuição de seus índices de refugo, bem como também busca o aumento de sua produtividade, dois fatores diretamente ligados à sua economia interna.

Os materiais e peças de bronze, hoje são indispensáveis e já fazem parte de dos ramos empresariais, nos quais eu posso destacar, os ramos metalúrgico, agronômico, de mineração e também os ramos de petróleo e gás. Hoje é praticamente impossível a produção de uma máquina, independente de sua área de atuação, sem a utilização de peças e componentes de bronze, latão, cobre e suas ligas, uma vez que estas peças, possuem grande resistência mecânica e são mais facilmente produzidas, sendo utilizadas principalmente como um material que protege o contato de aço com aço, gerando menores prejuízos em suas substituições.

O mercado das fundições de bronze no Brasil apresenta números relevantes que demonstram a importância da produção destes itens em solo brasileiro, mesmo com a alta competitividade do mercado chinês, que cada vez mais ganha território graças a seu valor de compra ser baixo, se comparado aos preços praticados no Brasil. Com pandemia do novo coronavírus, houve um aumento repentino porém esperado dos insumos de produção, no qual está inserido o COBRE, matéria prima base para a produção dos bronzes e latões, esses aumentos descontrolado fez com que a empresa realizasse durante o ano de 2020 e também em 2021, a atualização semanal de suas tabelas de preços, variando de acordo com os preços de matéria prima base, garantindo assim que a margem de lucro fosse mantida.

Ainda assim, a empresa conseguiu evoluir seu patrimônio no ano de 2020 e vem fazendo o mesmo no ano de 2021, foram adquiridas novas máquinas e tecnologias e por consequência novos mercados foram abertos e estes recentemente trouxeram resultados satisfatórios para a empresa.

A empresa conseguiu atingir seus objetivos financeiros no ano de 2020, com um aumento de aproximadamente 60% de suas vendas e também de seu faturamento bruto.

Com a queda da importação de produtos devido a desvalorização da moeda brasileira e do aumento do dólar, o mercado nacional se viu forçado a utilizar produtos do mercado interno brasileiro. Essa condição fez com que as vendas subissem nos níveis citados acima, pois, tornou-se financeiramente compensável adquirir os produtos interno. Todavia, esses mesmos fatores fizeram com que os valores mensais gastos com aquisição de matéria prima subissem níveis consideráveis, onde foi necessário estudos e controles em cima desse indicador, para que a fábrica fosse alimentada, mas sem que o teto de gastos fosse estourado.

Hoje a empresa em questão, se consolida cada vez mais no mercado, com um Market Share de aproximadamente 15% do mercado nacional, competindo com nomes mais consolidados no mercado e dominando principalmente o mercado do interior paulista devido sua proximidade de grandes polos industriais e também ao seu diferencial de prazos de entrega.

 

  1. EMPREENDEDORISMO, CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO

Quando o assunto é empreendedorismo, criatividade e inovação, nada mais justo que falarmos sobre a história dessa empresa, uma vez que nesses 26 anos ela foi se reinventando até se tornar o que é nos dias de hoje. Quem vê a empresa consolidada da forma que se encontra, não imagina que em seus primeiros passos a empresa iniciou com a fundição de produtos em alumínio e não com bronze, que é seu principal ativo no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (89.7 Kb)   docx (24.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com