TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM II RECURSOS HUMANOS UNIP (NOTA 7)

Por:   •  8/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.394 Palavras (6 Páginas)  •  612 Visualizações

Página 1 de 6

     UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM II

Nº.

NOME

RA

01

02

03

04

05

06

Espaço reservado para apresentar e descrever, de forma adequada e objetiva, os aspectos relevantes da pesquisa (teórica/prática). Em caso de citações deverá conter referências bibliográficas baseando-se nas normas da ABNT. Mínimo de sete e máximo de dez páginas.

INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta uma empresa de médio porte atuante no mercado brasileiro chamada de Supermercado Araújo que vem crescendo e se desenvolvendo no ramo tem conquistado continuamente mais consumidores com um forte potencial devido a sua constante busca pela qualidade de seus serviços.

 A empresa estudada é o Supermercado Araújo localizado na cidade de Novo Gama - GO atua na área de vendas de produtos alimentícios, sendo um dos primeiros supermercados da cidade.

A empresa teve início em janeiro de 1992 com investimento inicial do próprio dono, o Sr. Zé Araújo onde no início era uma mercearia e possuía aproximadamente 3 funcionários e atualmente e considerado o maior mercado da cidade de Novo Gama com mais de 150 funcionários.

O Supermercado Araújo possui vários fornecedores procura sempre os produtos de marcas mais famosas e confiáveis, o dono do supermercado possui também fazendas onde e produzido produtos alimentícios e fornecidos para o próprio supermercado.

A proposta dessa pesquisa é realizar um diagnóstico na empresa pesquisada e identificar práticas executadas na organização e estabelecer relação com as teorias estudadas, com base nas matérias economia e mercado, recursos materiais e patrimoniais e matemática aplicada.

  1. ECONOMIA DE MERCADO

Ter conhecimento sobre economia é fundamental para o administrador de empresas. não é possível dirigi-la sem entender como funcionam as unidades econômicas diretamente envolvidas no negócio como por exemplos: concorrentes, consumidores, fornecedores, trabalhadores, investidores etc.

Economia é o estudo de como as pessoas tomam decisões em face da escassez e, por sua vez, coordenam suas decisões por meio dos preços. Procura explicar o mistério de como indivíduos que nunca se comunicam diretamente entre si, que podem estar vivendo em lados opostos do mundo e que podem nem mesmo gostar uns dos outros se vierem a se conhecer, ainda são capazes de produzir e trocar os bens que cada um deseja. Ela procura examinar como bilhões e bilhões de decisões são tomadas de forma independente e, no entanto, são reunidas no mercado em uma forma harmoniosa e coordenada (Wessels, 2010, p. 9).

O Supermercado Araújo por si tratar de uma empresa que administra bens de consumos que são essencial para atender os clientes e suas necessidades de alimentação, tem um gestor bastante treinado para ficar de olho nos preços dos produtos para com que os preços da vendas de seus produtos sejam sempre o menor possível, então o gestor  fica sempre acompanha os preços praticados nos supermercados concorrentes.

1.1 A macroeconomia

A macroeconomia estuda a economia em geral analisando a determinação e o comportamento dos grandes agregados como renda e produtos, níveis de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio.

A macroeconomia estuda o comportamento de variáveis que representam a soma de quantidades e preços em mercados em uma escala nacional. (Moraes,1996, p. 196)

O gestor do Supermercado Araújo acompanha a macroeconomia para verificação da taxa de desemprego, comportamentos de grandes empresas, taxa de juros e valor dos preços praticados pelos os fornecedores a onde consegue fazer a verificação si os níveis de preço estão adequados.  

  1. RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

Recursos Materiais e Patrimoniais é a área de conhecimento de uma empresa onde se administra os elementos tangíveis e intangíveis para produtividade das organizações, pois são insumos e instrumentos que tornam possível o seu trabalho.

  1. Recursos Patrimoniais

Em relação aos recursos patrimoniais, o Supermercado Araújo conta com uma estrutura grande pois foi o dono comprou vários lotes em uma quadra e construiu  um prédio e no térreo do prédio se encontra o supermercado, divididos em vários ambientes, sendo: uma grande área para estacionamento, dois depósitos, um para verduras e frutas e outro deposito para os demais produtos (dois) banheiros sociais com acesso para deficientes, conta também com vários escritórios localizados no primeiro andar. As instalações são limpas, arejadas, funcionais e confortáveis para clientes e colaboradores. Os equipamentos são modernos e adequados, atendendo às normas da ANVISA, e também às normas de higiene e segurança do trabalho, estabelecidas pelos órgãos oficiais competentes.

2.2 Recursos Materiais

Os recursos materiais referem-se à equipamentos como: impressoras, computadores, televisores e demais materiais auxiliares, trata ainda os recursos patrimoniais que mensura as instalações da empresa utilizada nos processos, ainda sobre máquinas e equipamentos utilizados na produção de serviços.

2.3 Recursos Humanos

Os recursos humanos do Supermercado Araújo foram admitidos processo seletivo e análise de currículos comprovando a capacidade técnica e experiência na área, após a contratação a empresa fez um treinamento com sua equipe através de cursos e capacitações aumentando ainda mais o desempenho de suas funções e melhorando a eficiência.

2.4 Recursos Tecnológicos

Os recursos tecnológicos são aqueles com os quais as organizações conseguem desenvolver tanto as suas atividadesfim como as atividadesmeio de forma mais eficaz e eficiente. (UNIP, Livro texto, Recursos Materiais e Patrimoniais, Unidade I)

Os recursos tecnológicos no supermercado Araújo têm auxiliado desde o atendimento ao cliente como por exemplos os computares que agilizam o processo de atendimento e calculo tornando o atendimento mais rápido.

2.5 Gerenciamento de Estoques

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (133.5 Kb)   docx (565.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com