TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pim III. A política de gestão de pessoas da empresa Prosegur

Por:   •  5/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.935 Palavras (12 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 12

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA[pic 1]

IVONETE APARECIDA SILVA DE OLIVEIRA OSÓRIO

RA 1430675

KARINA SCHMIDT GOUVEA

RA 1439156

PROSEGUR BRASIL S/A - TRANSPORTADORA DE VALORES E SEGURANÇA

FILIAL SANTOS / SP

PIM IIII

Interativo

São Paulo

2014

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA

IVONETE APARECIDA SILVA DE OLIVEIRA OSÓRIO

RA 1430675

KARINA SCHMIDT GOUVÊA

                                               RA 1439156

 

PROSEGUR BRASIL S/A

TRANSPORTADORA DE VALORES E SEGURANÇA

FILIAL SANTOS/SP

PIM III

                                                                         Projeto Integrado Multidisciplinar  III

                                                                         para obtenção do título de Gestor de

                                                                         Recursos  Humanos apresentado   à

                                                                         Universidade  Paulista  –  UNIP

                                                                         Orientador: Profa. Mestra Elaine

                                                                         Araújo

Interativo

São Vicente - SP

2014

RESUMO

Prosegur Brasil S/A, empresa multinacional de origem espanhola, com mais de trinta e cinco anos de existência no Brasil, empresa voltada a segurança patrimonial e ao atendimento bancário, com ênfase em caixas eletrônicos e processamento de numerário de tesouraria. A Filial tem como clientes os Bancos de grande porte e também Indústrias de renome no contexto nacional. Nossa fonte de pesquisa resume-se as informações disponíveis na internet e entrevista de campo ao Sr. Luiz Henrique, Gerente da Filial. A Filial é atua no segmento de Transporte e manuseio de valores e a Vigilância Patrimonial. A Filial conta com um quadro de 620 colaboradores divididos em grupos de Vigilantes de transporte de valores, Assistentes e Gestores de Tesouraria e Vigilantes Patrimoniais. Podemos considerar que a empresa é de grande porte dado a quantidade de colaboradores e pelo tratamento aplicado na Gestão de Pessoas, Seleção e Recrutamento de pessoal. Em face de a empresa possuir dezenas de filiais espalhadas pelo Brasil, a contabilidade é centralizada em sua Matriz, no Brasil, na cidade de Governador Valadares, em Minas Gerais. A Filial utiliza-se de vários meios de medição de seus serviços, indo desde simples pesquisa até a mais complexa, medindo os índices de trabalho X entrega. Não foi detectado sistemas de medições para a Gestão de Pessoas, demonstrando uma fragilidade.

Palavras chave: ISO 9001 – Transporte de Valores – Vigilância Patrimonial.

SUMÁRIO:

1. – Introdução .................................................................................        Pág. 06

1.1 – Origem da empresa no Brasil .................................................        Pág. 06

1.2 – Da Filial Santos ...................................................................... Pág. 07        

2. – Gerenciamento de Pessoas.....................................................        Pág. 08

3. – Contabilidade        .........................................................................        Pág. 09

3.1 - Balanço Patrimonial................................................................. Pág. 10

3.2 - Análise Liquidez Corrente........................................................ Pág. 10

3.3 – Análise Liquidez Imediata ...................................................... Pág. 11

3.4 – Análise Liquidez Geral ........................................................... Pág. 11

4. – Estatística Aplicada ..................................................................        Pág.12

4.1 – Folha de Pagamento..................................... ......................... Pág. 13

4.2 – Pesquisa de Clima.....................................................................Pág.14

5 – Considerações Finais ................................................................        Pág. 16

6 – Referencia.................................................................................        Pág  17


  1. INTRODUÇÃO:

1.1 Origem da empresa no Brasil.

A Prosegur chegou ao Brasil em 1981, quando ainda fazia parte do Grupo argentino Juncadella e foi apenas em 2001, que o grupo Prosegur na Espanha comprou a Prosegur no Brasil. no decorrer dos anos a companhia cresceu no país e passou a ter forte presença nas regiões sul, sudeste e centro-oeste e posteriormente na região nordeste do país.

 

  • 2005 adquiriram os ativos das empresas de transporte de valores Preserve e Transprev. Com essa incorporação e o crescimento das equipes a empresa tornou-se a líder de mercado neste setor no país.
  • 2009 a Prosegur comprou a Centúria Vigilância no Espírito Santo, a Norsergel empresa líder na região norte do país onde a Prosegur não estava presente, com atuação nas áreas de vigilância e transporte de valores, e a Setha Tecnologia no Rio de Janeiro empresa especializada em segurança eletrônica com forte atuação no mercado de gás e petróleo.
  • 2010 a companhia no Brasil adquiriu a Mártom Segurança Eletrônica, empresa dedicada ao monitoramento de agências bancárias com mais de cinco mil pontos instalados e uma sólida base de clientes.
  • 2011 no Brasil a companhia entrou para o setor de grandes eventos e foi escolhida a empresa de segurança da edição do Rock in Rio, no Rio de Janeiro, além de ser escolhida pela FIFA a primeira empresa de segurança privada a realizar a segurança de jogos amistosos da seleção brasileira em Goiânia e Belém. Ainda neste ano, em outubro, a Prosegur comprou a Prover Eletro Eletrônica, empresa especializada na instalação e manutenção de sistemas eletrônicos de segurança (CFTV, controle de acesso e sistemas perimetrais de segurança) e cabeamento estruturado para rede de dados, atendendo grandes empresas de petróleo e gás e reconhecimento do setor. Já em novembro, consolidando sua presença na região norte do Brasil, a Prosegur adquiriu a Fiel Vigilância e Transporte de Valores.
  • 2012, a Prosegur consolidou sua presença na região sudeste com a aquisição da Transbank e no nordeste com a aquisição da Nordeste Transporte de Valores. Com essa segunda aquisição, a Prosegur ampliou sua atuação na região passando a atuar nos estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, onde anteriormente estava presente apenas na Bahia e no Maranhão.

 

Atualmente a Prosegur está presente em 25 estados mais o Distrito Federal e é uma das maiores empregadoras do país com mais de 52 mil colaboradores.

 

1.2  - Prosegur Brasil – Filial Santos.

Filial voltada exclusivamente à segurança patrimonial e ao atendimento bancário, com ênfase em caixas eletrônicos e processamento de numerário de tesouraria. Detém clientes de grande porte como Banco do Brasil, Banco Santander, Banco Bradesco, Banco Itaú, Caixa Econômica Federal e outros de menor porte, na região compreendida como litoral paulista, abrangendo todas as cidades entre Boracéia e Eldorado Paulista, já no Vale do Ribeira. A Filial atua no segmento de transporte de numerário bancário, denominado Logística de Gestão de Valores. Processa (contagem e conferência) os numerários das agências bancárias e de seus clientes, denominado de Gestão de Numerário. Os clientes dos bancos atendidos são inúmeros pontos comerciais localizados na Baixada Santista e região citado acima. Também atua no segmento de Vigilância Patrimonial, denominado de Vigilância Ativa, onde mantêm em seu portfólio grandes empresas como Usiminas e Carbocloro. A Filial conta com um quadro de 620 colaboradores divididos nos seguintes grupos; 120 funcionários na função de Vigilante de transporte de valores, 130 funcionários na área de Tesouraria e 370 Vigilantes Patrimoniais. A empresa pratica política de gestão de pessoas, entretanto não nos foi apresentado nenhum documento evidenciando essa política ou outro índice de medição de produtividade ou Recursos Humanos. Sua contabilidade é lançada integralmente no sistema PROTHEUS, o qual alimenta os dados em sua Matriz em Minas Gerais, ficando a cargo dessa a elaboração e apuração dos resultados. A empresa nos demonstrou alguns meios de medição estatística no segmento de transportes de valores e tesouraria, sendo também apresentados os índices de medição para a manutenção de sua certificação da qualidade ISO 9001, conquistada pelo certificador Instituto Vanzolinni do Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (537.1 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com