TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estratégico - TCC Administração

Por:   •  30/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.223 Palavras (17 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 17

Planejamento Estratégico – estudo de caso da lanchonete Zaztraz

Greicikellen Zanin Toledo

Tutora Externa Tais Baumgarten Carvalho

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Bacharelado em Administração (ADG 0034) – Prática do Módulo VII

25/06/2013

RESUMO

 Este trabalho tem por objetivo apresentar bases teóricas sobre o tema Planejamento Estratégico e verificar como a lanchonete Zaztraz pode elaborar um plano estratégico, para isto foi feita uma pesquisa por meio de ensaio teórico em âmbito nacional com alguns autores, e também esta sendo realizada uma pesquisa quantitativa com os clientes da organização e uma pesquisa qualitativa descritiva exploratória com a proprietária do estabelecimento. Percebeu-se então que a estratégia é algo fundamental para a empresa, pois, é através dela que podemos traçar os caminhos para o alcance da nossa visão de futuro.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               

Palavras-chave: Estratégia. Analise Swot. Planejamento.

1 INTRODUÇÃO

Planejamento Estratégico é um ponto de vital importância para a organização, pois ao elaborarmos este plano precisaremos realizar uma analise no ambiente interno e externo da organização, ou seja, todos os pontos fortes e fracos que a mesma possui como também as oportunidades e ameaças que ela pode encontrar ao traçar a sua visão e o caminho para alcançá-la.

Diante deste contexto, o objetivo deste trabalho é apresentar bases teóricas sobre o tema Planejamento Estratégico e verificar como a lanchonete Zaztraz pode elaborar um plano estratégico, para isto foi feita uma pesquisa por meio de ensaio teórico em âmbito nacional com alguns autores, e também esta sendo realizada uma pesquisa quantitativa com os clientes da organização e uma pesquisa qualitativa descritiva exploratória com a proprietária do estabelecimento.

Este trabalho foi dividido em cinco momentos. No item um, foi apresentada a introdução do trabalho. No item dois, abordagens teóricas sobre o tema. No item três a metodologia utilizada neste trabalho. No item quatro, a história e a pesquisa que esta sendo realizada na organização. No item cinco, apresentam-se as conclusões gerais do estudo.

2  PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

2.1 CONCEITOS

O planejamento estratégico esta relacionado com o caminho mais próximo ao sucesso, bem, isto geralmente é o que as empresas visão, por isso é necessário a elaboração de um bom plano estratégico, pois, através dele as empresas terão uma melhor visão dos caminhos a seguir.

Planejamento estratégico na visão de Fistarol (2011), é um conjunto de ações estabelecidos em um documento chamado plano estratégico que visa auxiliar a empresa definindo o caminho a seguir para construir seu futuro.

Já para Oliveira (2011), o Planejamento estratégico é um processo administrativo que oferece uma sustentação no caminho a ser seguido pela empresa estabelecendo a melhor direção, visando a aprimoração do grau de comunicação com o ambiente externo de forma diferenciada e inovadora.

Pode-se perceber anteriormente que nenhuma empresa consegue o sucesso sem um planejamento, para isto é necessário fazer uma analise geral de sua empresa visando à elaboração de um bom plano estratégico. Esta analise baseia-e em encontrar os pontos fortes e fracos da empresa e também verificar quais as oportunidades e ameaças que a mesma pode encontrar, como veremos a seguir

2.2 ANALISE SWOT

É composta por duas etapas, a Analise do ambiente externo (oportunidades e ameaças) e a analise do ambiente interno (pontos fortes e fracos), é o que vamos ver a seguir.

2.2.1 Ambiente Externo

Segundo Estrada e Almeida (2007) a analise do ambiente externo esta no conhecimento das oportunidades e ameaças que a organização encontrara no caminho para a realização de sua visão.

Já na visão de Oliveira (2011) esta analise consiste em verificar as oportunidades que a empresa possui e a melhor maneira de desfrutá-las, como também saber quais as ameaças que a cercam e como evitá-las

Partindo deste ponto de vista, vamos compreender um pouco mais sobre as oportunidades e ameaças encontradas pela organização

        

2.2.1.1 Oportunidades

As oportunidades na visão de Estrada e Almeida (2007) são definidas como situações externas que se bem usufruídas auxiliam na realização da visão organizacional.

No entanto, conforme Oliveira (2011) ela é uma variável a qual não se pode controlar, que de certa maneira pode proporcionar a empresa uma ajuda em seu plano estratégico desde que a mesma a conheça e saiba aproveitar.

2.2.1.2 Ameaças

No entendimento de Estrada e Almeida (2007) ela é a parte na qual você encontra quais as situações que podem proporcionar a organização a dificuldade no alcance de sua visão.

De outro ponto de vista, ela é uma variável que não pode ser controlada que proporciona a empresa obstáculos ao seu plano estratégico, porem pode ser evitada se encontrada e conhecida a tempo. (OLIVEIRA, 2011).

Diante deste estudo realizado anteriormente conseguimos conhecer um pouco sobre o ambiente externo da empresa, porém, a analise Swot consiste em analisar alem do ambiente externo o interno, como veremos a partir de agora.

2.2.2 Ambiente Interno

Esta etapa tem por finalidade por em evidencia tudo aquilo que a empresa faz bem e os pontos nos quais ela perde, ou seja, seus pontos fortes e fracos diante do cenário atual. (OLIVEIRA, 2011)

Já na visão de Estrada e Almeida (2007) esta etapa da analise consiste em encontrar os pontos fortes e fracos que a empresa possui, lembrando que tudo que é feito pela gerencia influencia o nível interno.

Diante deste ponto de vista, agora vamos compreender um pouco mais sobre os pontos

fortes e fracos da organização.

2.2.2.1 Pontos Fortes

Oliveira (2011) o define como algo que a empresa possui de diferente das outras, ou seja, a vantagem competitiva que ela possui no ambiente empresarial.

Já na visão de Estrada e Almeida (2007) é tudo o que a empresa possui que sustenta a vantagem competitiva no meio empresarial

2.2.2.2 Pontos fracos

Na visão de Oliveira (2011) são as variáveis internas que podem ser controladas mais que prejudicam a organização no meio empresarial.

Já no ponto de vista de Estrada e Almeida (2007) é tudo aquilo que deixa a empresa frágil diante de seus concorrentes.

Agora que já sabemos o que é cada item da analise podemos realizar a pesquisa com a empresa selecionada através das metodologias descritas abixo.

3 METDOLOGIA

Para a elaboração deste trabalho foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre o tema de Planejamento Estratégico, para isto, foram consultados alguns teóricos a respeito deste tema em âmbito nacional, em livros e revistas, como também esta sendo realizada uma pesquisa qualitativa descritiva exploratória com a proprietária da organização e uma pesquisa quantitativa com os clientes, como veremos abaixo.

4 PESQUISA COM A EMPRESA ZAZTRAZ

Esta dividida em duas etapas a 1º será feita com a proprietária da empresa e a 2º esta sendo realizada com os clientes da organização.

4.1 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA ESTUDADA

Localizada no Alto Aririu a Lanchonete Zaztraz foi fundada em 19 de Junho de 2009 com a missão de proporcionar a população da região um ambiente agradável associado a um lanche de qualidade e bom atendimento.

4.2 PESQUISA

1º Etapa – Pesquisa coma proprietária

Esta pesquisa tem por objetivo descobrir como a empresa Zaztraz poderá desenvolver um plano estratégico, para isto será realizada esta entrevista com a proprietária Rosane Zanin.

        

1 – a sua empresa possui uma meta definida? Qual?

R:

2 - em poucas palavras descreva qual a razão da existência de sua empresa.

R:

3 – quais as características mais fortes que sua empresa possui e quais as mais fracas?

R:

4 – Em relação aos seus concorrentes onde sua empresa pode ser afetada?

R:

5 – Quais oportunidades você consegue identificar para a sua empresa no cenário atual?

R:

2º Etapa – Questionário com os Clientes

Esta pesquisa tem por objetivo Identificar como a empresa Zaztraz poderá desenvolver um plano estratégico, para isto será realizado este questionário com alguns clientes no intuito de descobrir os pontos fortes e fracos da empresa citada.

1 – Como a Zaztraz se qualifica no atendimento?

( )excelente  ( ) boa  ( ) normal ( ) ruim  ( ) péssimo

2 – Como você qualifica o ambiente da Zaztraz?

( )excelente  ( ) boa  ( ) normal ( ) ruim  ( ) péssimo

3 – os concorrentes superam a Zaztraz em qual ponto?

( ) produto  ( ) preço  ( )qualidade  ( ) atendimento ( )Localização ( ) Nada

4 – por que você freqüenta a Zaztraz? 

( ) produto  ( ) preço  ( )qualidade  ( ) atendimento ( )Localização

5 – O que difere a Zaztraz das outras lanchonetes?

6 – Como você avalia o produto da Zaztraz?

7 - Como você avalia a variedade de produtos da Zaztraz?

( ) Ótimo ( ) Bom ( ) Normal ( ) Ruim ( ) Péssimo

8 – Como você avalia o tempo de entrega da Zaztraz?

( ) Ótimo ( ) Bom ( ) Normal ( ) Ruim ( ) Péssimo

9 – Em qual ponto a Zaztraz pode melhorar?

10 – Você indicaria a Zaztraz a alguém? Por quê?

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

O objetivo deste trabalho é apresentar bases teóricas sobre o tema Planejamento Estratégico e verificar como a lanchonete Zaztraz pode elaborar um plano estratégico.

Pode-se concluir então que o planejamento estratégico é um ponto de suprema importância para as organizações que visão um futuro estável no meio empresarial, pois, após toda a analise realizada e identificados todos os pontos a serem mudados e aproveitados a organização poderá enfim saber o caminho mais preciso para o alcance de sua visão.

REFERÊNCIAS

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento Estratégico – Conceitos, Metodologias, Praticas. 29 ed. São Paulo. Atlas, 2011.

FISTAROL, Carlos Fabiano. Planejamento Estratégico. 2 ed. Indaial. Grupo Uniasselvi, 2011.

ALMEIDA, Martinho Isnard Ribeiro de, ESTRADA, Ronaldo Ruan Soliz. A eficiência e a eficácia da gestão estratégica - do planejamento estratégico à mudança organizacional. Revista de Ciências da Administração, Florianópolis, v. 9, n. 19, set./dez. 2007

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (164.1 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com