TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento para gestão financeira e moeda Hitch tempo

Tese: Planejamento para gestão financeira e moeda Hitch tempo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  Tese  •  2.635 Palavras (11 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 11

Introdução

A administração financeira corresponde os esforços despendidos, objetivando a formulação de um esquema que seja adequado à maximização dos retornos dos proprietários das ações ordinárias da empresa, ao mesmo tempo em que possa propiciar a manutenção de um certo grau de liquidez. A função financeira dentro de uma empresa está diretamente relacionada com a decisão de se fazer um investimento e de se fazer um financiamento, a preocupação primordial diz respeito à avaliação e escolha de alternativas de aplicação de recursos nas atividades normais da empresa. Consiste ainda, num conjunto de decisões visando dar à empresa a estrutura ideal em termos de ativos (fixos e correntes) para que os objetivos da empresa como um todo sejam atingidos. Nessa área, o enfoque básico é a obtenção do maior resultado (retorno) possível, dado o risco que os proprietários da empresa estão dispostos a correr.

Além disso, a função financeira abrange numerosos outros aspectos, além do indicado até agora. Se fossemos distinguir finanças das outras funções nas empresas, a característica escolhida para diferenciar seria o tempo. Na realidade todas as outras funções dentro de uma empresa com fins lucrativos visam um maior rendimento, maior aproveitamento, lucro, investimento, etc., tudo necessita de um certo cálculo financeiro.

O objetivo geral da administração financeira é maximizar o valor de mercado do capital dos proprietários existentes, não importando se a empresa é uma firma individual, uma sociedade de pessoas (quotas) ou por ações. Em qualquer delas, as boas decisões financeiras aumentam o valor de mercado do capital dos proprietários.

Etapa 1

Passo 1

Planejamento da Administração Financeira e à Interferência do Tempo sobre a moeda.

Primeiramente vamos definir o que são finanças, pois nada mais é que a arte e a ciência da gestão do dinheiro, onde ocorrem princípios econômicos e financeiros para maximizar a riqueza de um negócio. Já a administração financeira são tarefas que englobam o planejamento, concessão de crédito e captação de fundos para financiar as operações da empresa, imóveis e seguros. Todas essas tarefas são aplicadas aos administradores financeiros. Com a crescente globalização das atividades empresariais o aumento, a importância e a complexidade das tarefas do administrador financeiro tem se tornado cada vez mais frequente, pois ele hoje em dia dispõe de muitas ferramentas sofisticadas para solucionar difíceis problemas empresariais, que é o que todas as empresas procuram. Uma das principais importâncias do administrador financeiro para as organizações é a maximização da riqueza, onde o administrador usa instrumentos decisórios, entre eles o entendimento e aplicação dos princípios de economia, contabilidade, estatística e disciplina correlatadas. O principal papel do administrador financeiro é relativo à tesouraria da empresa, ou seja, cuidar efetivamente do dinheiro, sua entrada e saída, e logicamente preservar o retorno exigido pelos acionistas. Neste sentido é necessário buscar um pleno entendimento da administração de caixa da empresa e o custo ao qual este fluxo está submetido. A administração de caixa está intimamente ligada ao ciclo operacional da empresa e o custo de capital ao financiamento deste ciclo.

Orçamento de Capital: planejamento e gestão dos investimentos de uma empresa em longo prazo, procurando identificar as oportunidades de investimento onde o valor para a empresa é superior a seu custo de aquisição. Estrutura de Capital: Combinação de capital de terceiros e capital próprio existente na empresa. Administração do Capital de Giro: ativos e passivos circulantes de uma empresa. Pelo planejamento financeiro, as empresas poderão medir os resultados esperados com os obtidos e planejar estratégias para participar do mercado, considerando a capacidade de produção e comercialização da empresa.

A administração financeira, mal administrada poderá colocar em risco a sobrevivência da empresa, uma vez que não há como descobrir o que não está de acordo com o planejado, dificultando assim a tomada de ações corretivas, para que o resultado projetado seja alcançado na forma e período planejado. Os planejamentos financeiros podem ser a longo prazo ou a curto prazo. Os planejamentos estratégicos direcionam o orçamento a curto prazo e fazem parte de um planejamento integrado em conjunto com os planos de produção, marketing e outros, buscando encaminhar a empresa a alcançar seus objetivos estratégicos.

Manter a empresa em permanente situação de liquidez, como condição básica ao desenvolvimento de suas atividades. Uma empresa apresenta boa liquidez quando seus ativos e passivos são administrados convenientemente, o importante é manter os fluxos das entradas e saídas de caixa sob controle e conhecer antecipadamente as épocas em que irá faltar numerário. Obter novos recursos para planos de expansão, com base em estudos de viabilidade econômico-financeira e aos menores custos. A empresa deve ser perpetuada e, para tanto, tem de realizar investimentos em tecnologia, novos produtos, etc., que poderão sacrificar a rentabilidade atual em troca de maiores benefícios no futuro. A grande concorrência existente nas modernas economias de mercado obriga as empresas a se manterem tecnologicamente atualizadas. Nenhuma pode sentir-se segura em uma boa posição, porque a qualquer momento algum concorrente poderá surgir com um produto melhor e mais barato. Deste modo, as empresas são impelidas a desenvolverem continuamente novos projetos e a tomarem decisões sobre a sua implantação. Normalmente isto significa a necessidade de vultuosas somas adicionais de recursos e uma elevação no risco do empreendimento. O retorno deve ser compatível com o risco assumido. Maior risco implica a expectativa de maior retorno. Assegurar o necessário equilíbrio entre os objetivos de lucro e os de liquidez financeira, quantificando os planos de expansão de acordo com as possibilidades de obtenção de recursos, próprios ou de terceiros.

Administradores financeiros e investidores tem uma preferência natural por dinheiro agora em vez de depois, assim eles aumentam o seu valor, por uma razão de o dinheiro valer mais agora do que no futuro, é importante estar antenado nos tramites do mundo financeiro, principalmente aos fatores que diminuem o valor do dinheiro ao longo do tempo.

Existem índices que podem descrever o valor do dinheiro progressivamente, esses índices são: Inflação, Risco e preferência pela liquidez. Inflação é algo continuo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com