TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento da administração financeira e a interferência do tempo sobre a moeda

Pesquisas Acadêmicas: Planejamento da administração financeira e a interferência do tempo sobre a moeda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.492 Palavras (18 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 18

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ETAPA 1

Planejamento da administração financeira e a interferência do tempo sobre a moeda

O que é Administração Financeira?

A administração financeira é a disciplina que trata dos assuntos relacionados à administração das finanças de empresas e organizações, estar diretamente ligada à Administração, Economia e a Contabilidade. Finanças, refere-se ao conjunto de recursos, valores reais disponíveis que circulam e serão usados em seus negócios, o que é preciso ser acompanhado e verificado constantemente com a finalidade de se ter o controle real para novas compras e aquisições para o desenvolvimento da empresa e principalmente no planejamento de nível estratégico, gerencial e operacional em que se toma dados e informações financeiras para a tomada de decisão na condução da empresa, ela é a ferramenta mais utilizada para controlar de forma eficaz a valores disponíveis no caixa, visando evitar gastos desnecessários, desperdícios e observa os melhores caminhos para a condução financeira da empresa.

Muitas vezes por falta de informações financeiras precisas o controle e planejamento financeiro que a maioria das empresas pequenas brasileiras entra em falência até o quinto ano de existência. O balanço patrimonial onde são contabilizados todos os dados da gestão financeira é de extrema importância para a análise e para a tomada de decisões.

Os contadores admitem a extrema importância do fluxo de caixa, assim como o administrador financeiro utiliza o regime de caixa, mas cada um tem suas especificidades e maneira de descrever a situação da empresa, sem menosprezar a importância de cada atividade já que uma depende da outra no que diz respeito à circulação de dados e informações necessárias para o exercício de cada uma delas. A administração financeira está estritamente ligada à Economia e Contabilidade, e pode ser vista como uma forma de Economia aplicada, que se baseia amplamente em conceitos econômicos, como também em dados contábeis para suas análises.

O papel e a importância da função financeira dependem, em grande parte, do tamanho da empresa. Nas Micros Pequenas Empresas a função financeira é geralmente vinculada aos próprios donos ou à área contábil e para uma boa gestão das Micros Pequenas Empresas há necessidade, além dos controles internos de contas a receber, contas a pagar, bancos, caixa, receitas e despesas, de uma adequada formação do preço de venda, da apuração de resultados periódicos corretamente, acompanhamento da rentabilidade, da administração do caixa e da análise desses resultados voltada para o diagnóstico financeiro, de forma que possibilite a visão pelo Proprietário ou Sócios da empresa da sua performance econômica financeira. O planejamento financeiro determina as diretrizes de mudança numa empresa. É necessário porque faz com que sejam estabelecidas as metas da empresa para motivar a organização e gerar marcos de referência para a avaliação de desempenho, as decisões de investimento e financiamento da empresa não são independentes, sendo necessário identificar sua interação, e num mundo incerto à empresa deve esperar mudanças de condições, bem como surpresas.

O planejamento financeiro conduz a administração da empresa a acompanhar as diretrizes de mudanças e as rever quando se fizer necessário, além de auxiliar a empresa a alcançar as metas estabelecidas.

O Que Envolve O Planejamento Financeiro

• Análise de opções de financiamento e de investimento;

• Projeção do impacto de decisões a partir de vários cenários;

• Escolha de alternativas a seguir;

• Avaliação de desempenho.

TIPOS DE PLANEJAMENTO FINANCEIRO

a) Planejamento Financeiro De Curto Prazo

No planejamento de curto prazo, observa-se primeiramente o ativo e o passivo circulante em torno de 12 meses normalmente, é importante explorar o caixa, as contas a receber, o estoque e o financiamento dos ativos circulantes.

O gerenciamento é voltado para compromissos - disponibilidades, empréstimos e aplicações financeiras.

b) Planejamento Financeiro De Longo Prazo

Um planejamento de longo prazo consiste no período entre dois a cinco anos, faz-se necessário quando se observa decisões que envolvem períodos longos de implantações em ambientes de incertezas e por este motivo exige que as decisões sejam planejadas antes da implantação.

Esse planejamento engloba várias áreas, como investimentos, estrutura de capital e tudo que envolve seu crescimento sustentável. Normalmente se faz uma previsão com base em três fatores: pessimismo, normal e otimismo. Embora se perca muito tempo montando um planejamento de longo prazo, ele apresenta muitas vantagens, como por exemplo podemos citar a interação entre atividades operacionais, propostas de investimentos, opções de financiamentos e investimentos, entre outros.

CAPITAL DE GIRO

O Capital de Giro é o recurso utilizado para sustentar as operações do dia-a-dia da empresa, ou seja, é o capital disponível para condução normal dos negócios da empresa, é o conjunto de valores necessários para a empresa fazer seus negócios acontecerem, é aquele recurso que auto financia a atividade principal de uma empresa, é o capital necessário para continuar a adquirir os bens que serão revendidos no volume que o seu mercado consome, e continuar a obter a sua principal fonte de renda perenemente. Um dos investimentos mais importantes a ser feito numa empresa, e mesmo assim, muitas vezes, subestimado, é o investimento em capital de giro. Não é incomum os empreendedores estimarem os investimentos em materiais de escritório, móveis, salas, máquinas, matéria prima, etc., e esquecerem-se de colocar em suas planilhas o investimento que será necessário para pagar as contas e adquirir novos insumos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com