TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Tempo Da Moeda

Trabalho Escolar: Administração Tempo Da Moeda. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  2.022 Palavras (9 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 9

Desafio de Empreendedorismo

Desafio de Aprendizagem

Desafio 1

Etapa 1

Conceitos centrais de Empreendedorismo.

Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar.

O empreendedor é aquele que apresenta determinadas habilidades e competência para criar, abrir e gerir um negócio, gerando resultados positivos.

Podemos citar como características do empreendedor:

- Criatividade

- Capacidade de organização e planejamento

- Responsabilidade

- Capacidade de liderança

- Habilidade para trabalhar em equipe

- Gosto pela área em que atua

- Visão de futuro e coragem para assumir riscos

- Interesse em buscar novas informações, soluções e inovações para o seu negócio

- Persistência (não desistir nas primeiras dificuldades encontradas)

- Saber ouvir as pessoas

- Facilidade de comunicação e expressão

O empreendedorismo é essencial para a geração de riquezas dentro de um país, promovendo o crescimento econômico e melhorando as condições de vida da população. É também um fator importantíssimo na geração de empregos e renda.

Mitos e verdades sobre o empreendedor.

Mito 01Empreendedores são jogadores

Empreendedores de sucesso assumem riscos calculados, minimizam riscos, tentam influenciar a sorte.

Mito 02Empreendedores querem o espetáculo só para si

O empreendedor individual geralmente ganha a vida. É difícil ter um negócio de alto potencial sozinho. Os empreendedores de sucesso constroem uma equipe. Acham que 100% de nada é nada. Eles trabalham para aumentar o bolo, ao invés de tirar a maior parte dele.

Mito 03Empreendedores são os seus próprios chefes e completamente independentes

Está longe de ser independente e serve muitos senhores (sócios, investidores, clientes, fornecedores, empregados, credores, família).

Mito 04Empreendedores trabalham mais tempo e mais duro do que gerentes em grandes empresas

Não há evidências nas pesquisas, pois os resultados ora endossam a afirmativa e ora repelem.

Um empreendedor de sucesso.

Ousadia foi fator determinante na vida de José Carlos Semenzato que, com apenas 23 anos, se transformou num empresário de sucesso na cidade de Lins, interior de São Paulo, onde montou sua primeira escola de informática a Microlins. “Eu só tinha uma pequena sala e quatro computadores. Sozinho e sem a ajuda financeira da família, elaborei as apostilas e comecei a dar aulas.” Um ano depois o empreendimento, que era sem dúvida um caso de sucesso já contava com 17 filiais. No entanto, em 94, o empresário se deparou com o que ele menos esperava: crise nos negócios.

A falta de planejamento, a adoção do Plano Real pelo governo e dívidas com bancos, frutos de financiamentos realizados para a abertura de novas unidades, fizeram com que o empresário passasse por grandes dificuldades. “Os negócios perderam a estabilidade e a única saída foi fechar as escolas.”

Mas, sem se dar por vencido, cinco anos depois, em 1999, Semenzato deu a volta por cima. Mudou-se para Ribeirão Preto e reiniciou os negócios, mas dessa vez, de uma nova forma. “Eu só tinha um sonho e hoje posso ajudar mais de dois milhões de jovens que são nossos alunos.” No ano passado, a Microlins gerou um lucro de 300 bilhões e este ano o empresário prevê o dobro do faturamento.

Sem perder o entusiasmo, o empresário disse que aprendeu muito nos últimos anos. “A missão da nossa empresa é transformar o sonho dos nossos alunos em realidade, e essa é a fórmula do sucesso. O sonho é o princípio da sua realização. Errar faz parte e recomeçar, o segredo”, concluiu.

Podemos destacar na história de José Semenzato a Persistência, ou seja desistir não é uma característica de um empreendedor, ele teve interesse em buscar novas informações, soluções e inovações para o seu negócio.

A sua história como empreendedor mostra que ele não nasceu para o sucesso e sim criou uma oportunidade de negocio com suas habilidades.

Plano de Negócio

Empresa Skill

Rua Av. independência-468

Sorocaba- SP

Tel.:(15)3324-9798

www.skillauto.com.br

skillauto@gmail.com.br

Skill

Peças automotivas

Denis Lincoln, diretor de marketing

Rua João leite marques.148,Sorocaba-SP

Rafaela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com