TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Gestão de Pessoas

Por:   •  20/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 2

Plano de Gestão de Pessoas

Descrição Sucinta do Projeto:

Objetivo: Construção de 110 escolas municipais.

Período: 3 anos (Construção de 03 escolas por Mês).

Equipes de trabalho: 3 (para cada equipe 1 Arquiteto,1 mestre de obras,1 encanador, 1 eletricista e operários) a ser definido em conjunto com a cúpula da organização.

Contratações externa: com recrutamento e seleção por agencia especializada e terceirização de mão de obra.

Organograma do projeto

[pic 1]

Definição de papéis e responsabilidades:

Arquitetos: irá elaborar um desenho técnico (fazer um levantamento das necessidades e favorecer a ergonomia) que deve seguir padrões específicos, acompanhamento próximo sobre o que acontece na obra, fiscalizar se tudo está sendo feito conforme seu projeto e diante das necessidades que podem surgir.

Mestre-de-Obras: é o responsável pela fiscalização e supervisão da obra desde o início até a sua conclusão. Ele conhece todas as etapas da construção, os materiais utilizados e as funções de cada trabalhador na empreitada.

Eletricista: é o profissional responsável por instalar, fazer manutenção e reparar fiação elétrica em equipamentos elétricos e eletrônicos.

Encanador:     é o profissional responsável por montar, ajustar, instalar e reparar encanamentos, tubulações e outros condutos.
Um encanador faz instalações de encanamentos, em aparelhos sanitários, caixas de descargas, testando e consertando a rede hidráulica, incluindo canalizações, válvulas e registros

Plano de Recrutamento e Seleção:

Recrutamento externo utilizando empresas de recrutamento especializado na área de construção civil.

Mestre de obras, encanador, eletricista-contratação por tempo indeterminado (regime CLT), pois, são funções essenciais para a obra ter prosseguimento. Reter os melhores profissionais nessa área é importante.

Operários-Contrato por obra certa (forma de reduzir os operários que não satisfazem as expectativas sem criar vínculos indeterminados).

 Arquitetas (suas filhas) -contratação por empreitada de forma a diminuir os custo empregatícios já que sendo da geração Y elas não conseguem atuar 40 horas semanais.

Gerente Comercial- dispensa e recontratação por PJ ou intermitente já que nesse período o foco estará em atender a 1 único cliente.

Analise dos fatores de riscos-Ações para reduzir ou eliminar:

  1. A empresa ser integrada por familiares pode dificultar o diálogo para ajuste e melhoria na gestão da empresa. Na contratação por empreitada, através de um contrato aumentaria a disponibilidade e presença das filhas no trabalho, fazendo com que elas possam se dedicar mais tempo para a empresa caso contrário não estarão participando da criação do projeto, logo não terão verba de pagamento ao final.
  2. Contratação por obra certa dos operários é outro fator de riscos, pois os mesmos podem se comprometer com outra obra ao final do trabalho atual. Para evitar este problema basta utilizar do endomarketing explicando a visão e as metas da empresa para seus funcionários.
  3. O fato de trabalhar com terceirizados pode influenciar na falta de empenho no desempenho do serviço, mas também pode ser um fato positivo já que na terceirização é possível a dispensa de um funcionário que não desempenhe bem seus serviços sem ter um gasto maior com rescisões trabalhistas.

Referencia:

https://www.ibccoaching.com.br/portal/rh-gestao-pessoas/como-elaborar-um-plano-de-gestao-de-pessoas/

https://www.jrmcoaching.com.br/blog/como-elaborar-um-plano-de-gestao-de-pessoas/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (78.6 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com