TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Recrutamento e Seleção para Automobile

Por:   •  10/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.516 Palavras (7 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 7

Plano de recrutamento e seleção para Automóbiles

01/2016

[pic 2]


Elaborado por: Laís Liane de Araújo

Disciplina: Gestão de Pessoas

Turma: 1215-5

Introdução e contextualização

O presente trabalho consiste em apresentar um plano de recrutamento de colaboradores para a empresa Automóbiles, em sua implantação do projeto de estamparia junto a Volstói, de forma a atender os prazos estipulados e alinhar o talento dos profissionais às competências desejadas pela empresa.

A contratação de mão-de-obra local terá que ocorrer dentro de um prazo de seis meses, tempo que a equipe de brasileiros tem para recrutar e treinar os novos colaboradores do projeto.

Para isso, a empresa utilizará tanto do recrutamento interno, visado estímulo interno e retenção dos talentos já existentes, quanto o externo, que agrega novos talentos para o quadro da empresa.

A estrutura de recrutamento e seleção está dividida em:

  • Definição dos cargos a serem preenchidos;
  • Atribuições necessárias aos cargos;
  • Competências necessárias aos cargos;
  • Meios a serem utilizados para a captação dos talentos;
  • Processo de captação e seleção dos talentos;
  • Contratação dos colaboradores.

Desenvolvimento

Com tantas mudanças no mercado, devidas à globalização e à revolução tecnológica, as organizações tiveram que se adaptar às novas tendências do mercado, mantendo seu foco no capital humano, e a contratação de bons profissionais tem sido uma das principais estratégias de sucesso nas organizações. É avaliado o que o candidato tem de melhor e o que o mesmo pode agregar, com seus conhecimentos, dentro da organização. No caso da Automóbiles, há a necessidade de pessoas que, além de conhecimento técnico, tenham como competências essenciais a curiosidade pelo aprendizado, a flexibilidade, a capacidade de adaptação às mudanças, a facilidade no trato interpessoal e o sentido de urgência da situação.

O recrutamento é o passo inicial para encontrar o candidato ideal ao cargo disponível. Trata-se basicamente de um sistema de informações no qual a empresa divulga as vagas que estão disponíveis, dando subsídios ao processo de seleção. Se não houver candidatos com potencial para conquistar a vaga a ser preenchida, não haverá seleção. Percebe-se, então, a necessidade de criatividade para atrair o máximo de pessoas que tenham as competências necessárias e estarem interessadas em participar do processo.

Dentro das opções para recrutamento da Automóbiles tem-se:

  • Recrutamento interno, que procura pessoas aptas ao preenchimento de uma vaga dentro da própria empresa parceira: a Volstói. Chiavenato (1999), afirma que ”o recrutamento interno recai sobre os candidatos que estão trabalhando dentro da organização, para promovê-los ou transferi-los para outras atividades mais complexas ou mais motivadoras”. Portanto, o recrutamento interno serve como agente despertador da motivação, encorajando o desenvolvimento contínuo dos funcionários das organizações que incentivam essa prática.
  • Recrutamento externo, o qual deve ser feito, preferencialmente, após avaliação da alocação de pessoas que já estejam empregadas na Volstói. Dessa maneira, gera-se um sentimento de justiça pela oportunidade criada, porém permitindo também a contratação de novos candidatos.

A seleção de talentos precisa atrair pessoas que tenham potencial para atualizar suas competências continuamente. Segundo RHINESMITH (FGV), estabelece-se a competência quando a mentalidade é transformada em comportamento e quando uma característica pessoal é aplicada.

A seleção é a escolha do candidato mais adequado para a empresa, após minuciosa análise de todos os recrutados. Essa escolha nem sempre revela que o candidato é o mais inteligente, mas sim o mais capacitado a exercer determinada função. A seleção faz-se necessária porque as pessoas são diferentes, possuem afinidades distintas e talentos também diferenciados. A variabilidade humana é enorme. Como exemplo, pode-se citar as habilidades técnicas, habilidades mentais e de decisão. Todas essas habilidades levam o ser humano a comportar-se de maneira diferente, sendo que esta característica comportamental também influencia diretamente no processo seletivo.

  1. Plano de captação de seleção para o cargo de Engenheiro

  1. Atribuições do cargo

Elabora, orienta e fiscaliza projetos de engenharia mecânica, desenvolve especificações, desenhos, recursos necessários e outros requisitos. Realiza construção e manutenção de máquinas e equipamentos, participa de inspeções de fabricação e acompanha montagem e testes em campo.

  1. Principais competências exigidas ao cargo

  • Competência para analisar e resolver problemas críticos;
  • Habilidade para trabalhar bem em equipe.
  1. Meios a serem utilizados para captação e seleção do talento

A captação ocorrerá de duas formas:

  • Interna:

Divulgação na Intranet e candidatura através da mesma.

  • Externa:

Órgãos de Classe;

Redes de contato;

Consultoria de Recrutamento e Seleção;

Internet – Divulgação através da mídia com cadastro no site da empresa que já direciona para a consultoria contratada.

  1. Modo de avaliação do processo

  • Triagem e seleção dos candidatos: seleção de acordo com escolaridade, formação específica e qualificação profissional;
  • Entrevista semiestruturada;
  • Aplicação de testes de conhecimento, psicológicos e situacionais.

Para acompanhamento das atividades desenvolvidas, será utilizada a gestão de desempenho, levando em consideração o tempo da atividade do profissional na função, avaliando assim os resultados alcançados pelo profissional dentro da equipe.

  1. Plano de captação de seleção para o cargo de Técnico em Mecânica
  1. Atribuições do cargo

Realiza instalação, montagem e manutenção corretiva e preventiva de aparelhos e sistemas mecânicos, conforme normas técnicas e de segurança. Estuda desenhos e desenvolve projetos mecânicos e seleciona materiais para processos de fabricação.

  1. Principais competências exigidas ao cargo

  • Competência para analisar e resolver problemas críticos.
  1. Meios a serem utilizados para captação e seleção do talento

A captação ocorrerá de duas formas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (187.1 Kb)   docx (819.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com