TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poder e autoridade

Artigo: Poder e autoridade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  Artigo  •  1.045 Palavras (5 Páginas)  •  570 Visualizações

Página 1 de 5

Poder e autoridade

Existem duas formas de “liderança”, aquela que a premissa é a autoridade e a outra que é o poder. Talvez você esteja pensando que as duas coisas são iguais, mas não, a autoridade vem do saber, do respeito e do exemplo e o poder surgiu dos militares onde a principal característica é faça o que eu mando e nem sempre o respeito e exemplo são referenciais.

Tipos de poder

Poder de recompensa – submissão obtida com base na capacidade de distribuição de recompensas vistas como valiosas pelos outros.

Poder coercitivo – baseado no medo, na capacidade do detentor de distribuir punições e sanções.

Poder legitimado – é o poder que uma pessoa recebe como resultado de sua posição na hierarquia formal da organização.

Poder de referência – influência baseada na posse, por uma pessoa, detrações pessoais ou recursos desejados.

Poder de perícia – influência baseada em habilidades específicas ou em conhecimentos.

Teoria X e Y

Em administração, a teoria X e a teoria Y1 são correntes de pensamentos opostas que teorizam as relações entre os colaboradores e o comportamento destes em uma empresa. Idealizada por Douglas McGregor na década de 1960 , é uma das mais conhecidas teorias na área de gestão de recursos humanos.

Teoria X

A teoria X, também chamada de "Hipótese da mediocridade das massas", diz que os funcionários possuem aversão ao trabalho e encaram como um mal necessário para ganhar dinheiro. Artifícios como punição, elogios, dinheiro e coação seriam fundamentais, pois o funcionário evita responsabilidades, deseja ser dirigido e ter estabilidade/segurança.

Teoria Y

A teoria Y diz que os funcionários encaram o trabalho como algo natural, como se estivesse fazendo uma atividade de lazer, por exemplo. Para esta motivação, a empresa tem que dar as condições necessárias para o funcionário trabalhar plenamente, onde este ainda gosta de assumir responsabilidades, possui autogestão e tem suas recompensas não baseada apenas no dinheiro, mas no reconhecimento e possibilidade de ascensão dentro da empresa.

Sistemas de Administração

Os sistemas de administração elaborados por Likert procuram descrever o perfil organizacional da instituição, bem como desenvolver uma série de escalas constituídas de indicadores como a tomada de decisão; comunicação na organização; influência e interação entre seus membros; estabelecimento de metas e ainda o desempenho da organização.

Sistemas Autoritário- coercitivo.

Sistema Autoritário- benevolente.

Sistema Consultivo.

Sistema Participativo.

Sistema 1 ou Autoritário coercitivo: sistema administrativo autoritário e forte, coercitivo, arbitrário que controla todas as posições da organização. As decisões são centralizadas na cúpula da organização, não existindo comunicações laterais. Punições e recompensas são ocasionais, fazendo prevalecer um clima de temor, onde a desconfiança, a insatisfação e a hostilidade permeiam entre os membros da organização;

- Sistema 4 ou Participativo: democrático por excelência, no qual o trabalho em equipe é destacado fator de desempenho do grupo. A organização gera, coordena e encadeia as decisões tomadas pelos grupos Inter atuantes, que fixam as metas. Quando seus membros são incapazes de utilizar bem a decisão grupal em busca de consenso geral e em termos dos melhores interesses de todos os indivíduos em causa, os grupos de mais alto nível hierárquico devem proporcionar a seus membros treinamento mais intenso nos processos grupais (LIKERT, 1975, p. 191). Desta forma, o grupo passa a reconhecer que as decisões adequadas beneficiarão a organização em todos os sentidos. As informações fluem naturalmente em ambos os sentidos e a confiança mútua se apresentam nas relações interpessoais. A contribuição dos subordinados ocorre de forma construtiva, em que se sentem livres para agir e se envolvem de tal forma que os demais membros dos grupos sentem-se responsáveis em todos os níveis da organização.

Hierarquia das necessidades

A hierarquia de necessidades de Maslow, também conhecida como pirâmide de Maslow, é uma divisão hierárquica proposta por Abraham Maslow, em que as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto. Cada um tem de "escalar" uma hierarquia de necessidades para atingir a sua auto realização.

Maslow define um conjunto de cinco necessidades descritas na pirâmide.

 Necessidades fisiológicas (básicas), tais como a fome, a sede, o sono, o sexo, a excreção, o abrigo;

 Necessidades de segurança, que vão da simples necessidade de sentir-se seguro dentro de uma casa a formas mais elaboradas de segurança como um emprego estável, um plano de saúde ou um seguro de vida;

 Necessidades sociais ou de amor, afeto, afeição e sentimentos tais como os de pertencer a um grupo ou fazer parte de um clube;

 Necessidades de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com