TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Políticas de Gestão de KPI's

Por:   •  5/9/2023  •  Artigo  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  26 Visualizações

Página 1 de 2

O gerenciamento das metas de uma empresa é uma atividade que faz parte da rotina de founders e dos cargos mais estratégicos, como CEO. Você bem sabe que monitorar as metas é algo vital para a tomada de decisão, para demonstrar a performance do negócio para investidores, comparar o desempenho no mercado com outras empresas do nicho e ter a real noção se as ações e investidas estão funcionando.

Para mensurar cada uma delas, a gestão de KPIs é uma das chaves, e isso não é apenas um trocadilho com o significado da sigla. A atividade acompanha o ecossistema da transformação digital em que as startups estão inseridas, é uma das maneiras mais inteligentes de se manter perto das metas que se quer atingir, e assim, direcionar a empresa.

Um ponto extremamente relevante para manter este acompanhamento na rotina de forma coordenada é implementar políticas para a gestão de KPIs. E é sobre isso que vamos conversar por aqui. Acompanhe!

Políticas para a gestão das KPIs

Quando falamos que acompanhar as metas pelos indicadores é uma das chaves de sucesso, vale lembrar que KPI é a sigla de Key Performance Indicator, que significa indicadores-chave de performance. É uma ferramenta de gestão que mensura o desempenho da startup diante das metas mapeadas.

Para isso, além de definir quais serão os KPIs, é recomendado ter políticas para que a gestão dos indicadores siga uma rotina e padrões. Desta forma, o founder ou CEO da empresa consegue fazer comparações reais diante dos mesmos critérios. Isso garante que a visão da performance seja conivente com as metas que se quer atingir, sem distorções.

Desta forma, ter políticas de gestão de KPIs consolidadas e bem difundidas internamente assegura que o levantamento dos dados, a leitura e acompanhamento deles retrate o cenário mais próximo da realidade da startup para apoiar a tomada de decisão.

Princípios para a gestão de KPIs

Há alguns pontos que são a base para consolidar a gestão de KPIs das startups, os quais os founders precisam considerar na hora de implementar os indicadores de desempenho, como:

Objetividade: parece simples, mas diante de tantas questões que se deve monitorar em uma empresa, é importante definir os KPIs considerando a objetividade deles. É interessante que eles tenham conexão direta com as estratégias da startup direcionadas para o crescimento do negócio e sejam determinados com priorização.

Exatidão: ter clareza do que se espera. A exatidão na gestão de KPIs ajuda a manter a meta no caminho certo, sem desvios ocasionados por fatores externos ou internos, como a interpretação de dados. Não se pode dar brecha para que a leitura sofra variações.

Precisão: para ser certeiro na gestão de KPIs, os indicadores não devem ser ambíguos, precisam seguir uma escala previamente determinada para que a interpretação dos dados seja real e padronizada. Ainda é importante que sejam possíveis de mensurar de forma homogênea, considerando as mesmas premissas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (37 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com