TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Por:   •  14/12/2018  •  Resenha  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 2

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Processo de sucessão em empresa familiar: gestão do conhecimento contornando resistências às mudanças organizacionais

Guilherme Souza Gonçalves

O texto a seguir apresenta um resumo do artigo intitulado Processo de sucessão em empresa familiar: gestão do conhecimento contornando resistências às mudanças organizacionais, dos autores Freire, Soares, Nakayama e Spanhol, datado do ano de 2010.

No presente estudo, os pesquisadores começam a discussão chamando a atenção para o fenômeno da resistência, que se apresenta num momento de mudanças e transições organizacionais, voltadas para o contexto de uma empresa familiar. As resistências individuais ressaltadas aqui, dizem respeito a mudanças no ambiente, provocadas por trocas na gestão, que acarretam diversas mudanças na rotina de uma determinada empresa, fazendo com que colaboradores acostumados a uma forma de fazer, saiam de sua zona de conforto e se abram a novos conhecimentos.

Os autores buscam ainda mostrar algumas características peculiares da gestão numa empresa familiar, apontando aí algumas dificuldades.

O objetivo do presente estudo é analisar um processo de sucessão familiar a partir das percepções de colaboradores acerca das mudanças por ele ocasionadas, pelas perspectivas de mudança de Motta (2001) e pela visão da Gestão do Conhecimento.

A abordagem metodológica desta pesquisa caracteriza-se como um estudo exploratório, descritivo qualitativo feito mediante entrevistas e análise documental. Utilizaram-se dados quantitativos, com a aplicação de questionários para a obtenção dos dados primários. A análise dos dados caracteriza-se, predominantemente, como qualitativa descritiva e de conteúdo. A amostra foi composta por 31 colaboradores fixos mensais, incluindo a administração. Como técnicas de coleta de dados foram realizadas 8 (oito) entrevistas abertas e não estruturadas com os 4 (quatro) diretores e utilizados 23 (vinte e três) formulários aplicados aos colaboradores.

Concluiu-se que, para alcançar os objetivos das mudanças será necessário um novo olhar sobre a integração intraorganizacional para eliminar características de empresa familiar como a falta de diálogo e as decisões impositivas. Sugere-se ao final, que utilizar as estratégias de compartilhamento de informações e conhecimentos abrirá espaço para a compreensão de todo o processo de sucessão, contornando incertezas e resistências individuais. Dessa forma, a inclusão da Gestão do Conhecimento em empresa familiar, propiciará ao processo de sucessão, uma passagem de poder mais conscientizada por parte dos líderes, gestores e funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (66.9 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com