TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pontos importantes no recrutamento e seleção na ambientação de pessoal e integração de pessoal .

Por:   •  4/4/2015  •  Dissertação  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 3

Pontos importantes no recrutamento e seleção na ambientação de pessoal e integração de pessoal.

Geralmente a avaliação do processo de recrutamento e seleção ocorre em três níveis são eles:

• Medidas de critério global: Se os cargos foram preenchidos; se os cargos foram preenchidos no tempo normal; Se os cargos foram preenchidos em custo baixo.

• Medidas de critério voltado para o recrutador: Número de entrevistas realizadas; Qualidade dos entrevistados avaliados; Porcentagem de recomendados admitidos; Recomendados admitidos com bom desempenho; Recomendados admitidos com bom desempenho.

• Medidas de critério orientado para o método de recrutamento: Número de candidatos apresentados; Custo por candidato; Tempo requerido para atrair candidatos; Custo por admissão; Qualidade de candidatos admitidos (rotatividade, desempenho etc.)

O fluxo do processo de recrutamento consiste em avaliar o perfil do candidato as suas competências requeridas pela função, pela empresa e sua cultura. O processo de seleção deve ser pautado em critérios objetivos utilizando ferramentas, como entrevista estruturada, análise de currículo, testes e referências pessoais.

Um exemplo de como receber o candidato na entrevista é abordar histórico profissional, formação escolar, dados familiares, dados sociais e financeiros, explicações sobre o cargo e a remuneração, perguntas gerais do candidato e análise do interesse e encerramento da entrevista.

O processo de recrutamento e seleção estratégico é aquele que fundamentalmente está alinhado com o planejamento estratégica da organização.

Ambientação de Pessoal

A ambientação de pessoal é um processo menor, em geral de algumas horas ou de um dia todo, e normalmente é conduzido pela área de Gestão de Pessoas. O programa deve apresentar ao novo funcionário os aspectos mais relevantes da organização, como: histórico da empresa, produtos da empresa, tecnologia, objetivos estratégicos, processos, valores e crenças, principais políticas e processos administrativos, ética e conduta esperada das pessoas, benefícios oferecidos, a ambientação deve ser complementada pela visita do novo funcionário às instalações da empresa e pela apresentação a seus novos colegas de trabalho.

Integração de Pessoal

A integração é um programa mais amplo que a ambientação de pessoal pois o líder do novo funcionário deve ser o principal responsável pela condução desse processo. Ele visa facilitar a interação do novo funcionário à equipe de trabalho, facilita o entendimento da cultura da empresa, dos objetivos estratégicos da empresa e dos objetivos da unidade, o líder oferece conhecimento mais profundo das normas, políticas e programas, do processo de trabalho, entre outros aspectos relevantes, para que o novo funcionário se sinta de fato como membro da empresa.

Também é importante Quando pessoas são transferidas de área, o processo de integração também deve ser efetuado.

A integração ajuda as pessoas a satisfazer suas necessidades sociais, que incluem afeição, aceitação, amizade e a sensação de pertencer a um grupo, conforme a teoria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (40.5 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com