TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por que é importante para a sociedade a transparência e a coerência entre discurso e prática das empresas

Por:   •  8/5/2015  •  Monografia  •  1.300 Palavras (6 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Comunicação com os investidores 4

2.2 Comunicação interna 5

2.3 Comunicação na relação interpessoal 5

2.4 Orientação estratégica da comunicação 5

2.5 Coerencia entre o discurso e a prática 6

2.6 Ferramentas de comunicação 6

3 CONCLUSÃO 7

4 REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho irá trazer um prespectiva da comunicação empresarial e as maneiras mais aplicadas, abordando os principais assuntos que norteiam a comunicação empresarial e tem o objetivo de ampliar os conhecimentos das praticas e rotinas de comunicação. Esta dividido em seis tópicos, comunicação com os investidores, interna, na relação interpessoal, na orientação estratégica,coerencia entre o discurso e a pratica e ferramentas de comunicação.

A metodologia empregada foi a interpretação do texto Relatos diferentes, uma narrativa (por Roberto Rokermann) com referencia ao material didático apresentado EM aula, enriquecido com pesquisa de mídias eletrônicas.

2 DESENVOLVIMENTO

As empresas estão cada vez mais cientes do papel importante e essencial da comunicação nas organizações. A fim de melhorar as informações e perspectivas corporativas, visando maior interação com as partes interessadas e seus resultados. Assim como dados financeiros, evolução de trabalho, posicionamento da marca, responsabilidade social e ambiental. As empresam podem optar por uma estratégia de comunicação bem forte e objetiva que engloba, entre outras, a supervisão da assessoria de imprensa, o planejamento e implementação de ações de comunicação interna por meio de diversos canais. Envolvendo, informando, motivando e direcionando o público interno, ou seja, os funcionários da corporação. E também todo relacionamento com o público externo através de radio, televisão ou ações de divulgação... As atividades de Comunicação Empresarial ainda englobam o cuidado com a imagem empresarial, ou seja, com a marca da empresa, e sua imagem. Os profissionais desta área estão sempre voltados para o relacionamento da empresa e seus colaboradores, assim como da mesma com a sociedade. Procurando ver e obter o ponto de vista de seus clientes, fornecedores, parceiros, mas principalmente como o público formador de opinião e membros bem visados de uma sociedade, que podem auxiliar na imagem da empresa. Por isso as empresas voltam seus olhos para profissionais da área de comunicação como relações públicas, publicitários, jornalistas alem de profissionais da área de marketing para obter informações de qualidade e adequada para cada situação e publico.

2.1 COMUNICAÇÃO COM OS INVESTIDORES

A BRASKEM tem uma comunicação com seus investidores bem estruturada e focada para que sua diretoria e equipe de relacionamento com os investidores tenham definidas as estratégias, pontos vulneráveis alinhando com todos os setores da empresa. Os comunicados e material de impressa assim como sua revista interna são revisados e unificados pelo diretor de comunicação para que os assuntos obedeçam aos interesses da empresa. Já na CPFL utilizam uma estrutura descentralizada formada pelos gerentes operacionais que são treinados para que possam fazer comunicados e atender e incentivados a terem um relacionamento estreito com a mídia local alem de usar uma gestão de Stakeholder que compreende a estratégia de relacionamento e as ações de comunicação com públicos estratégicos como colaboradores, imprensa e formadores de opinião e um trabalho de posicionamento de marca que serve para guiar a condução de negócios, diretrizes, linguagem e relacionamento.

Outras empresas optam por integrar uma comunicação com seus investidores a fim de fazer a divulgação de resultados através de relatórios periódicos, comunicados entre outros, mostrar é erros e acertos nas estratégias aplicadas, relatar crescimento organizacional, reorganizar processos, disseminação da cultura da companhia, direcionar o comportamento de todos no que diz respeito ao ambiente corporativo, fixar os conceitos, ética e, regras da empresa,manter seu investidores a par dos acontecimentos, métricas e principalmente prestar conta dos gastos e lucros obtidos.

Comunicação é, antes de tudo, interação, diálogo, tornar comum. Não pode ser confundida com a simples transmissão unilateral de informações. Mas, no ambiente das organizações, a dimensão comunicação quase sempre está reduzida a um instrumento de divulgação e de controle. (Curvello – 1997)

2.1.1 COMUNICAÇÃO INTERNA

O uso correto de uma comunicação interna trará melhores resultados sendo visto principalmente em trabalhos em equipe, tendo um feedback mais eficiente, recebendo informações exatas para assim estar ciente das necessidades das diversas áreas, nas transmissão de informações cruciais para o desempenho de funções ou de direitos e deveres de seus colaboradores. Pois um líder que não é compreendido e não procura entender seus colaboradores passara por constantes dificuldades.

Muitas competências comportamentais são valorizadas no ambiente empresarial. Habilidades de liderança; automotivação, para o trabalho em equipe, criatividade destacam-se entre os diferenciais que as empresas buscam encontrar em seus colaboradores, entretanto, a excelência na comunicação interpessoal é item fundamental para o sucesso de líderes, colaboradores e equipes. (EQUIPE IBC COACHING - 2013)

2.1.1.1 COMUNICAÇÃO NO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

A comunicação no relacionamento interpessoal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (57.6 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com