TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Porque a tomada de decisão é considerada a essência da administração?

Por:   •  28/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 3

1. Oque é uma decisão? Porque a tomada de decisão é considerada a essência da administração?

Decisão é uma escolha baseada em um propósito para que se possa atingir um resultado esperado, mesmo que as vezes não se chegue até esse resultado. A tomada de decisão é a essência da administração porque é ela que dita o caminho da organização, atingindo todas as áreas da mesma.

2. Quais são os tipos de decisão que você conhece? Em quais medidas essas decisões resultam das características do ambiente da tomada de decisão? Dê exemplos.

Decisões programas: são decisões para casos que acontece com frequência, desse modo a organização já tem soluções e mecanismos de atuação e controle: Ex: Manutenção preventiva de um equipamento.

Decisões não programadas: são decisões tomadas para casos solucionar problemas novos, que a organização está enfrente pela primeira vez ou pouco frequentes. Ex: lançamento de um novo produto ou abertura de uma fábrica.

3. Quais são as etapas do processo de tomada de decisão? Descreva-as.

Identificação da situação: comparar o estado atual com o estado desejável, levando em conta os fatores ao seu redor.

Analise e diagnóstico da situação: identificação dos objetivos no qual se deseja alcançar com a decisão e na análise das causes de origem.

Desenvolvimento das alternativas: geração de ações alternativas que possibilitam reagir a situação e solucionar os problemas.

Avaliação das alternativas: geração de alternativas de ação, afim de permitir a seleção da melhor.

Seleção e implementação: é a escolha que melhor se adapta aos objetivos e valores, que permitirá resolver os problemas e aproveitar uma oportunidade que aparecer na origem da tomada de decisão.

Monitoração e Feedbeck: após a implementação da decisão deve-se monitorar a implementação da decisão e avaliar sua eficiência no alcance das metas propostas, com isso se permite a coleta de informações e de feedbeck sobre a decisão, que possibilita uma análise se uma nova decisão ou retificação serão necessárias.

4. Em que modelo racional de tomada de decisão difere do modelo de Simon da racionalidade limitada?

No modelo racional de tomada de decisão os administradores tomam ótimas decisões que elevam ao máximo os resultados da organização, com isso os levariam a uma decisão ideal independente de quem a tomasse. Simon explica que os administradores tomam decisões mais racionais que conseguem dentro de restrições impostas e capacidades limitadas.

5. Como as heurísticas podem ajudar ou atrapalhar o processo de tomada de decisão?

As heurísticas ajudam com respostas rápidas à perguntas extremamente complexas, ou seja, atalhos mentais para a tomada de decisão, em casos que são necessárias respostas rápidas e complexas as heurísticas possuem um papel fundamental, pois viabilizam escolhas adequadas, mesmo que sejam imperfeitas. As heurísticas são falíveis porque não são consideradas informações objetivas que podem aumentar a rigorosidade da avaliação da decisão, também leva a comportamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (35.2 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com