TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio aDM. rEC. hUMANOS

Por:   •  8/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 3

Curso: Administração

Disciplina: Administração de Recursos Humanos II

Tutor: Prof. Anderson Barros

Unidade: Uberlândia

Introdução:

O Recursos Humanos é um dos principais pilares de uma organização. É a parte da corporação que se especializa em pessoas e em seus comportamentos. E ao contrário do que muitos pensam, vai muito além da “contratação dos empregados”.

O RH é o setor que acompanha, observa, analisa e treina os funcionários. Constrói estratégias para diminuir a baixa motivação e desempenhos que deixam a desejar. Seja através de dinâmicas de grupo, recompensas ou outras atividades individuais. Recruta e protege os colaboradores.

Enfim, nos dias atuais é impossível uma organização prosperar sem um Recursos Humanos competente.

Desenvolvimento:

a) Alta Rotatividade:

Primeiro é necessário saber se a alta rotatividade é porque o funcionário pede demissão ou é demitido.

*Se os colaboradores pedem pra sair:

1- Fazer entrevista pessoal para saber o motivo do pedido de demissão.

2- Avaliar os salários. Se os salários forem inferiores aos de outras empresas, estaremos apenas “preparando” funcionários para os concorrentes. Uma boa remuneração pode ajudar na permanência dos empregados na empresa.

3- Criar planos de carreira. Investir no futuro do funcionário aumenta o orgulho dele pela organização.

4- Treinar os supervisores. Para que o tratamento deles com os colaboradores seja adequado. Os chefes ou superiores precisam saber conversar com os funcionários. Os funcionários querem que seu trabalho seja reconhecido. E precisam de elogios. Os elogios motivam as pessoas. E os deixam mais receptivos para receber ordens ou até mesmo para receber uma advertência.

*Se os colaboradores são demitidos:

1- Investir em reciclagens antes de demitir os funcionários com baixos rendimentos. Pois os treinamentos custarão muito menos que os pagamentos com a recisões de contrato.

2- Avaliar melhor os CV. Para que se contrate funcionários adequados a cada função.

Se há dificuldade em preencher as vagas, é necessário melhorar a divulgação das vagas em aberto. Recrutar por meios eletrônicos: Com mais divulgação, maior será o número de candidatos e mais rápido será o preenchimento das vagas. Colocar um link de “Trabalhe conosco” no site da empresa. Pois assim teremos um banco de CV para futuras contratações.

b) Falta de qualificação:

Para sanar a falta de qualificação dos funcionários, não há outra forma, senão prepará-los. A empresa precisa proporcionar oportunidades de cursos e treinamentos, tanto dentro da própria firma como em outros locais. Existe também a opção dos cursos à distância, podendo a empresa financiar tais cursos e incentivar os colaboradores. Uma vez que o custo é baixo e a alternativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (42.7 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com