TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio individual

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.638 Palavras (11 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 DESENVOLVIMENTO 5

2.1 OS PRINCÍPIOS DE FORD 5

2.1.1 O agrupamento das indústrias 5

2.1.2 O processo de trabalho em serie ou cadeia 6

2.1.3 Econômicos e sociais 6

2.2 aplicando o fordismo no trablaho informal 7

2.3 comunicação e linguagem 8

2.4 cultura organizacional da mcdonald´s 8

2.5 homem, cultura e sociedade 9

2.6 comportamento organizacional 10

3 CONCLUSÃO 11

4 REFERÊNCIAS 12

1 INTRODUÇÃO

Grandes administradores do passado, que descobriram a necessidade de mudanças na forma de gerir suas empresas, aumentando então sua eficiência. Precisavam aumentar a produção diminuindo os gastos e elevando os lucros. Henry Ford criou um modelo de produção em massa que impulsionou a indústria automobilística e posteriormente revolucionou a indústria em diversos setores em todo o mundo e que se aplica até aos dias de hoje.

Com o crescimento absurdo da produção, o fordismo aplicado nas indústrias acabou ficando obsoleto, dando lugar à produção flexível. Aumentando e diversificando os produtos nas indústrias, os trabalhadores começaram a interagir mais com a gerência e precisavam melhorar o conhecimento. Os trabalhadores precisavam estudar cada vez mais. Com o aumento da taxa de desemprego surge o setor informal de trabalho, que aumenta o numero de pessoas que trabalham por conta própria. A respeito de trabalho informal estarei falando sobre venda de produtos de cama, mesa e banho e utensílios de cozinha em domicílio.

Os avanços tecnológicos têm afetado o mundo todo, principalmente na área da comunicação, interligando todos os funcionários, clientes e fornecedores de uma determinada empresa, facilitado à troca de mensagens em tempo real, por exemplo, em uma videoconferência entre varias unidades de uma empresa.

Muitas empresas, principalmente as de grande porte, como as multinacionais, tem investido pesado em comunicação, pois a interatividade entre funcionários e gerencia tem sido constante, melhorando significativamente o desempenho de todos na realização de tarefas, garantindo menos tempo para entrega do produto final e aumentando significativamente a produção.

Invertendo os efeitos e as causas, resultando em imagens e sintomas, a ideologia encobre as divisões existentes na sociedade e na politica, mostrando uma forma maquiada de indivisão. Referindo-se a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e identificam uma sociedade. Esta ideologia trata-se de um instrumento utilizado pela classe dominante para legitimar o poder econômico sobre o conjunto de ideias que expressa os interesses revolucionários da classe proletária.

Em qualquer processo de transição histórica, uma das expressões de mudança é a transformação da estrutura ocupacional, ou seja, a transformação das categorias ocupacionais e do emprego. A partir da mudança de produtos para serviços, pelo surgimento de profissões administrativas, pelo fim do emprego rural e industrial e pelo aumento do conteúdo de informação no trabalho das economias mais avançadas. O problema é que essas formulações trazem uma espécie de lei natural das economias e sociedades que devem seguir um único caminho na trajetória da modernidade liderado pela sociedade norte-americana.

2 DESENVOLVIMENTO

Henry Ford revolucionou a indústria com sua teoria cientifica, onde buscava melhor eficiência na produção de seus carros. Depois de varias tentativas realizando experiências quanto ao modelo de produção conhecido por fordismo que foi utilizado em varias indústrias pelo mundo, Ford conseguiu reduzir o tempo de produção de seus carros, fragmentando a produção, ou seja, dividindo as tarefas e padronizando o produto final.

Quando ele começou, sua produção era artesanal e o trabalhador tinha que acompanhar a montagem em todo o tempo, levava muito tempo e tinha um custo elevado. Ford conseguiu diminuir o tempo de produção ao ponto de produzir 800 carros por dia. Um recorde para a produção da época.

2.1 OS PRINCÍPIOS DE FORD

2.1.1 O agrupamento das indústrias

Defendia que as indústrias podem agrupar-se, ou melhor, concentrar-se, para melhor atingir o aumento da produtividade. A concentração horizontal refere-se ao agrupamento de fabricas no mesmo nível técnico, com os mesmos objetivos, para aproveitamento de segmentos mercadológicos bem distintos ou sobras de matéria-prima ou de recursos humanos. A concentração vertical refere-se aos agrupamentos de indústrias diferentes trabalhando em proveito de uma principal para abastecê-la e livra-la dos fornecedores, objetivando a autossuficiência e a continuidade de produção, através de uma programação central e integrada. A concentração diagonal refere-se à concentração simultânea da vertical com a horizontal, formando um conglomerado que se abastece nos principais elementos que consome e ao mesmo tempo realiza o aproveitamento dos diferentes segmentos mercadológicos que tenham afinidade. Na época em que Henry Ford foi presidente de suas indústrias, elas fizeram a integração vertical, procurando se abastecer das principais matérias-primas que consumiam: aço, vidros, borracha etc. chegou a realizar um convenio com o Governo do Brasil e a tentar a plantação de seringueiras nas localidades de Belterra e Fordilandia, na confluência dos rios Amazônia e Tapajós. Este principio ainda pode ser adotado por algumas indústrias na atualidade, indústrias extrativas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (68.6 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com