TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio

Por:   •  14/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.200 Palavras (5 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO...........................................................................4

2.1 DADOS DA EMPRESA.......................................................................4

2.2 HISTÓRICO DA EMPRESA...............................................................4

2.3 SETOR DE ATUAÇÃO.......................................................................5

2.4 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.................................................5

2.5 FORMATO DA ESTRUTURA DA EMPRESA.................................6

2.6 PORTE DA EMPRESA.......................................................................6

2.7 O ESTILO DE LIDERANÇA.............................................................7

2.8 ABORDAGEM CORRESPONDENTE DA EMPRESA...................7

2.9 AÇÕES PARA MOTIVAÇÃO, ESTRESSE E TRABALHO EM GRUPO.......................................................................................................7

2.10 PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL................................8

3 CONCLUSÃO..........................................................................................9

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho vem complementar os conhecimentos adquiridos neste 1º semestre do Curso de Administração, onde através de pesquisa/entrevista conhecemos a empresa: Revistaria Almanaque., observamos seus dados, suas atividades, sua organização de forma geral e consequentemente os possíveis erros administrativos dos gestores. O trabalho teve suporte dos materiais apresentados pelos professores da UNOPAR, e dos conceitos técnicos apresentados nas aulas.

O gerente da empresa recebeu uma solicitação verbal para a execução do trabalho e prontamente aceitou, colocando o escritório da empresa a disposição dos pesquisadores/entrevistadores.

2 DESENVOLVIMENTO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

A empresa pesquisada foi a Revistaria Almanaque, representada aqui com os seguintes dados:

2.1 DADOS DA EMPRESA

RAZÃO SOCIAL: RLM Revistaria Tabacaria e Presente Ltda.

NOME FANTASIA: Revistaria Almanaque.

CNPJ: 03977521/0001-91

RAMO DE ATUAÇÃO TERCEÁRIO: Comércio varejista de livros, jornais e revistas em geral.

PROTRIETÁRIO: Sr. José Bastos Perdigão

NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS: 4 (quatro) funcionários.

ENDEREÇO: Setor Terminal Norte, Conj. A, Loja 05, W3 Norte.

Dentro do Hipermercado Extra, Brasília - DF.

2.2 HISTÓRICO DA EMPRESA

No ano de 2000 foi inaugurada uma revistaria que hoje tem a franquia da Revistaria Almanaque, com localização muito privilegiada, dentro do Hipermercado Extra. Ao longo desses 13 anos a loja passou por varias fases.

No início, com seu primeiro dono, chegou a empregar 32 funcionários, mas com o passar do tempo ela passou por dificuldades e chegou a falência por conta de uma administração fracassada, pecando principalmente por não ter um controle de vendas eficaz, apesar de ter obtido um ótimo início, com bons resultados e lucros, o dono não conseguiu manter a boa fase e frente a falência se viu obrigado a vender a loja.

Logo, veio o segundo proprietário que ao reiniciar o negócio já se defrontou com uma imposição do Hipermercado Extra. O mesmo fazia exigência em uma das cláusulas, que a celebração do contrato com o locatário teria que ser feita na modalidade de franquia, exigência essa que após tentativa de negociação não foi aceita de ser retirada do contrato pelo Extra. Vendo se o proprietário, obrigado a vender o estabelecimento, já que não tinha como custear as taxas de uma franquia.

O terceiro proprietário, um experiente empreendedor, assinou o contrato com o Hipermercado Extra, criando assim a franquia da Revistaria Almanaque, melhor estruturada em comparação com as administrações anteriores, desde então vem apresentando um significativo crescimento, principalmente por possuir um eficaz controle nos sistemas de fluxo de caixa, com suas entradas e saídas. Em pesquisa/entrevista com o proprietário, ele relatou que depois de um período de pesquisa, escolheu investir no setor terciário devido ao grande crescimento que tem apresentado nas ultimas décadas.

2.3 SETOR DE ATUAÇÃO

A empresa atua no setor terciário, que envolve a comercialização dos produtos em geral e oferece serviços comerciais, pessoais ou comunitários a terceiros, dentre esses os principais são: indústrias de bens e serviços e os bens públicos. Pesquisas comprovam que esse setor representa 50% dos custos de produção e 50% de empregos. Os serviços representam mais de 60% do PIB brasileiro onde de forma crescente mantém relação com as indústrias manufatureiras. No Brasil, a atividade terciária conta com 945 mil empresas que geram 15,8 milhões de empregos, com isso a atividade terciária tem representatividade nas grandes empresas a micro-empresas.

2.4 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

A Revistaria Almanaque possui uma estrutura organizacional bem simples, atualmente o estabelecimento funciona com apenas 5 (cinco) colaboradores, sendo:

Um Administrador (o dono) que controla a movimentação bancária e as despesas gerais;

Um Gerente que é o responsável pela supervisão dos funcionários, para a obtenção do bom funcionamento da empresa, também organiza o caixa, organiza as contas que serão pagas, não deixando nenhuma pendente, periodicamente também faz pedido diretamente com os fornecedores, alem de fazer entrevista para contratação de novos empregados; e

Três Funcionários que fazem o atendimento aos clientes, colocam a loja em ordem e os produtos nos devidos lugares, cuidam também da abertura e fechamento da loja e do caixa.

2.5

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (160 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com