TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Higiene e Segurança do trabalho

Por:   •  22/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  1.579 Visualizações

Página 1 de 3

Faça um levantamento para identificar a importância da administração, em especial a gestão de RH, para a área da saúde ocupacional.

É de grande importância investir na saúde ocupacional, é fundamental que o empregador cumpra todas as normas de segurança e medicina do trabalho em sua empresa. Tanto os funcionários quanto os empresários só tem a ganhar com essa implementação, pois é muito valioso cuidar da saúde do empregado. É importante que a empresa avalie os riscos ocupacionais e ergonômicos que possam existir no ambiente de trabalho, e assim propor um plano de ação com o intuito de minimizar riscos que podem prejudicar a saúde do trabalhador. Além de reduzir o absenteísmo por doença ocupacional aumenta o rendimento dos funcionários.

Por lei, toda empresa é obrigada a ter uma equipe de segurança do trabalho. A partir de um funcionário já é obrigatório, o empregador pode contratar uma empresa de medicina terceirizada para cuidar da saúde do trabalhador. Esse será um grande investimeto da empresa e não um custo, trazendo retornos inestimáves para a empresa. Proporcionando o bem-estar dos colaboradores e o aumento da produtividade.

Segundo Ferreira (2006), a qualidade de vida no trabalho tem perspectivas independentes: para a organização o foco é de gestão organizacional e para o trabalhador o foco é se expressar através de representações legais que eles constroem sobre o contexto de trabalho no qual estejam inseridos. A qualidade de vida no trabalho é um fator que gera maior produtividade. Um ambiente organizacional equilibrado é um dos fatores que eleva a motivação e a produtividade. A estratégia de qualidade deve envolver o maior número de pessoas, áreas e setores. A qualidade deve gerar benefícios de curto prazo. São eles que garantem a motivação para que sejam obtidos os resultados de longo prazo.

Podemos citar que os vários motivos para diminuir a qualidade de vida no trabalho é a constante realização de horas extras, grande volume de trabalho, cobrança por cumprimento de metas, trabalho sobre pressão, condições de trabalho inadequadas, bulling, assédio moral e sexual.

É fundamental o gerenciamento para que a qualidade de vida esteja presente em toda a organização, esse gerenciamento deve ser constante, levando a empresa a solucionar os problemas existentes.

O RH tem um papel importantíssimo dentro da empresa, ele vai desde a seleção dos profissionais que atuarão na empresa até a real comunicação entre a equipe. O RH junto com os gestores tem papel importante em fazer com que as normas de segurança do trabalho sejam aplicadas, assegurando a saúde física e psíquica de todo o grupo.

O departamento de Recursos Humanos, os gestores e outros departamentos da empresa, tem a função de garantir o bem estar e qualidade de vida do empregados, evitando a ocorrência de acidentes. Uma equipe composta por médicos, psicólogos e técnicos em segurança do trabalho, eliminam ou mantem o controle do número de acidentes e afastamentos.

Podemos mencionar que o RH tem uma visão ampla do quadro de funcionários e a identificação dos riscos ambientais para cada função. As regras de segurança devem ser divulgadas pela empresa e o RH e gestores devem ser responsáveis por assegurar que as regras sejam colocadas em prática. Além de fornecer equipamentos de proteção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (38.6 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com