TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Individual 5º período

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.721 Palavras (11 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Por que o conhecimento em matemáica financeira é de grande utilidade para o administrador de empresas? 4

2.2 Qual o papel da contabilidade no contexto da gestão das organizações? 5

2.3 Situação tributária no brasil, bem como o impácto dos tributos nas operações empresariais. 6

2.4 Entrevista com empresa agroquímica teresense. 7

2.4.1 Qual o ramo de atividade dessa empresa? 7

2.4.2 Quais os tributos incidentes sobre o faturamento e o lucro da empresa? 7

2.5 Qual a diferença entre juros simples e compostos no cálculo de empréstimos e financiamentos efetuados pelas empresas? 8

2.6 Dissertação sobre equivalência de capitais e sistemas de amortização. 10

3 CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS 12

1 INTRODUÇÃO

O cotidiano do administrador é recheado de muitas informações e desafios que precisam ser superados para manter a sobrevivência e o crescimento da sua empresa. O objetivo deste trabalho acadêmico é abordar e discutir temas inerentes ao mundo corporativo do administrador, podendo assim auxiliá-lo na tomada de decisões. Dentre os assuntos tratados estão, matemática financeira e sua aplicação nas empresas, contabilidade no contexto da gestão das organizações, situação tributária do Brasil, bem como o impacto dos tributos nas operações empresariais, a diferença entre juros simples e compostos no cálculo de empréstimos e financiamentos efetuados pelas empresas e por fim serão abordados temas sobre equivalência de capitais e sistemas de amortização.

2 DESENVOLVIMENTO

Nós devemos compreender que vivemos em um mundo cada vez mais globalizado, onde o crescimento dos fluxos de capital é cada vez maior e as regras na sociedade são ditadas pelo dinheiro, tornando assim necessário a busca pela informação nos diversos aspectos financeiros que nos envolvem.

A administração exige muito planejamento, organização e controle. Para essas tarefas, é imprescindível que o profissional tenha habilidade em lidar com números. (DAMBROWSKI et al , 2014, p. 03).

2.1 POR QUE O CONHECIMENTO EM MATEMÁICA FINANCEIRA É DE GRANDE UTILIDADE PARA O ADMINISTRADOR DE EMPRESAS?

Como vimos no artigo acima citado uma das habilidades essenciais do administrador é saber lidar com números, o entendimento do conteúdo da disciplina ajudará o profissional em suas tomadas de decisões nos negócios, dentre os temas abordados pela matemática financeira estão os conceitos de juros simples e compostos, descontos e outras operações financeiras que estão presentes não só no mundo corporativo como no cotidiano das pessoas, através do conhecimento sobre esses assuntos é possível definir a melhor forma para se fazer o pagamento de tributos, ou a amortização de uma dívida. O gestor que vai trabalhar com vendas, precisa ter conhecimento sobre cálculos, juros, saber quanto à empresa está obtendo de lucro ou se está tendo prejuízo, sobre preços dentre vários outros setores relacionado à compra. A matemática financeira pode ajudar na compra de um produto a prazo, no financiamento de um apartamento, na aquisição de uma moto, considerando a manutenção, gasto, depreciação, ao fazer um empréstimo, entre outros.

A matemática financeira é de extrema importância nas tomadas de decisões nas organizações, quando ela é bem aplicada, traz uma lucratividade, tornando possível o processo de maximização nos resultados. O administrador precisa saber identificar a maneira correta e mais lucrativa para atingir o objetivo da empresa e para isso o gestor precisa possuir conhecimentos matemáticos para suprir a necessidade da entidade em todos os aspectos que abrange finanças.

2.2 QUAL O PAPEL DA CONTABILIDADE NO CONTEXTO DA GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES?

A Contabilidade pode ser definida como um sistema de registros e apuração ou medição da riqueza (LEITE, 1988). Gonçalves e Batista (1996) definem Contabilidade como "ciência que tem por objeto o estudo do Patrimônio a partir da utilização de métodos especialmente desenvolvidos para coletar, registrar, acumular, resumir, e analisar todos os fatos que afetam a situação patrimonial de uma pessoa”.

As informações contábeis deverão propiciar ao usuário uma melhor compreensão dos fatos ocorridos na empresa em determinado momento. Entretanto, na maioria das vezes, os relatórios gerados pela contabilidade têm apenas o objetivo de atender à legislação vigente do ramo de atividade ao qual a empresa pertence.

Devido a essa particularidade, nem sempre os gestores conseguem visualizar o resultado de suas ações através de tais relatórios, pois a nomenclatura utilizada não pertence ao dia-a-dia do empresário. Cabe então ao profissional da contabilidade estudar formas de evidenciar as informações contidas nos relatórios contábeis a fim de apoiar o processo decisório. O contador poderá contribuir nesse processo demonstrando ao administrador os custos dos seus produtos e sugerindo soluções de como reduzi-los; e o administrador terá a tarefa de transmitir a importância para toda a empresa de se conhecerem os custos e a de administrar da melhor forma possível os centros de custos.

Segundo Padoveze (1996), cada vez mais se torna imprescindível que os administradores conheçam os custos das atividades de suas empresas. Para tanto, deverá ser identificado o método de custeio mais adequado à realidade da organização. A contabilidade gerencial utiliza instrumentos para auxiliar a interpretação dos resultados levantados através da contabilidade financeira, como a análise e a interpretação das demonstrações contábeis, os indicadores financeiros e não financeiros, desta forma o profissional contábil e o administrador de empresas caminham lado a lado, pois a Contabilidade se alimenta de informações, e estas são necessárias tanto para o planejamento como para as tomadas de decisão.

Assim como, a matemática financeira, a principal função da contabilidade na gestão das organizações, é auxiliar o administrador na tomada de decisões. Horngren (1986, p. 516) comenta o papel do contador no processo de tomada de decisões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (147.4 Kb)   docx (578.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com