TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Individual

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.124 Palavras (5 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

O objetivo geral deste trabalho é aliar os conceitos inerentes às disciplinas de Gestão de Projetos, Empreendedorismo e Plano de Negócios e Administração de Produção e Logística a um estudo de caso prático, simulando as ações e decisões pertinentes ao estudo de caso “Os Biscoitos: Girls Scouts, TI e perspectivas para a Expansão”. Para tal, iremos conhecer os processos executados dentro de empresas no ramo alimentício.

2 DESENVOLVIMENTO

As empresas do ramo alimentício em que foram executadas as atividades propostas foi a Bethinha’s e a Pizzaria Dona Amélia. A primeira teve início há 20 anos e surgiu graças ao espírito empreendedor de Elizabeth Chagas Bernardes, conhecida como Bethinha, e a segunda foi inaugurada no ano de 2005, sob a direção do empresário Sérgio Lopes.

Bethinha recebeu como presente de uma prima, uma receita de família de uma deliciosa trufa e decidiu presentear alguns amigos com esta iguaria. A aceitação foi tanta que decidiu começar a produzi-las para vender na cozinha de sua residência mesmo, onde eram produzidos trufas e pães de mel. Assim como no estudo de caso “Os Biscoitos: Girls Scouts”, e o início da Bethinha’s, a pizzaria Dona Amélia também iniciou seus trabalhos em pequena proporção, com apenas 3 colaboradores.

Atualmente a Bethinha’s possui um estabelecimento para a fabricação de chocolates que possuem como produtos trufas, pães de mel, ovos de páscoa trufados, doces e bolos para casamentos. Enquanto a Pizzaria Dona Amélia está situada em modernas instalações, possui produtos de primeira qualidade e diversificação de sabores, e uma equipe de mais de 100 pessoas comprometidas com os resultados da empresa.

2.1 EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS

2.1.1 Perfil dos Dirigentes das Organizações

A dirigente da Bethinha’s possui sua peculiaridade, seu perfil empreendedor fez com que acreditasse na possibilidade de colocar em prática uma ideia que ela tinha convicção que seria bem sucedida. Seu trabalho consistiu em um processo consciente, objetivo e planejado, mas a característica que é determinante para definir seu perfil como empreendedora é sua grande capacidade de identificar oportunidades e transformá-las em algo real, palpável, tanto para seu benefício como para a sociedade. Já o dirigente da Pizzaria Dona Amélia possui um perfil de administrador, pois busca sempre a excelência, responsável basicamente pelo operacional, desde o planejamento geral da organização até o controle, além de liderar, motivar e procurar obter o máximo de desempenho de sua equipe para que a empresa alcance resultados satisfatórios, tornando-a mais competitiva.

2.1.2 Oportunidade não Explorada

A gestão por competências é uma oportunidade não explorada essencial dentro de qualquer empreendimento, tanto na Bethinha’s quanto na Pizzaria Dona Amélia seu desenvolvimento ajudará a identificar e gerir perfis profissionais que proporcionará um maior retorno ao negócio, ou seja, a gestão avaliará as competências necessárias para cada cargo e os capacitará para alcançar seus objetivos.

Deste modo, a Gestão por Competências seria responsável por mapear e descrever as competências, além de fazer a mensuração e desenvolvimento de competências, a remuneração por competências; seleção por competências; avaliação de desempenho por competências; plano de desenvolvimento por competências. Alguns benefícios que a empresa ganharia com esta Gestão seriam: o melhoramento do desempenho dos colaboradores; Identificação das necessidades de treinamentos; o Alinhamento dos objetivos e metas da organização e da equipe; a Análise do desenvolvimento dos colaboradores; o melhoramento do relacionamento entre gestores e liderados; a manutenção da motivação e o compromisso; a extração do máximo de produtividade de cada colaborador, entre outros.

2.1.3 Análise de Mercado e o Plano de Negócios.

Na análise de mercado primeiramente descobrimos as necessidades do cliente no ramo alimentício, o que gostariam que tivessem no empreendimento, além de produtos com qualidade, descobrindo o que os agradam ou não. Após isso, analisamos com que frequência e qual a quantidade que o público-alvo compra determinados produtos, e a variedade de produto ou serviço que a empresa oferece.

Na pesquisa de campo perguntamos diretamente ao cliente o que ele quer no ramo alimentício, e como satisfazê-lo da melhor forma possível. Foram aplicados questionários estruturados para compreender melhor os clientes e identificar seus interesses e comportamentos, o seguinte questionário foi aplicado: Qual a frequência e a quantidade que os clientes compram o tipo de produto que a empresa oferece? Onde costumam adquirir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (51.4 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com