TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Individual Administração

Por:   •  31/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.666 Palavras (11 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

LUCAS FABI LOTAIF

PORTFÓLIO INDIVIDUAL

Da Rotina a Flexibilidade:

Análise das Características do Fordismo Fora da Indústria

Florianópolis2015



LUCAS FABI LOTAIF

PORTFÓLIO INDIVIDUAL

Da Rotina a Flexibilidade:

Análise das Características do Fordismo Fora da Indústria

Trabalho de produção textual individual apresentado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral na disciplina de Fundamentos e Teoria Organizacional, Comunicação e Linguagem, Homem, Cultura e Sociedade e Comportamento Organizacional. Orientador: Prof.  Márcio Ronald Sella / Grace Botelho / Karen Manganotti / Suzi Bueno; Antônio Lemes Guerra Júnior; Wilson Sanches / Maria Eliza Pacheco / Edson Elias de Morais; Ana Céli Pavão

Florianópolis

2015



SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2.2 desenvolvimento        5

2.1 FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL        5

2.1.1 Os Princípios de Ford nas Organizações Tecnológicas        5

2.1.2 Aplicação dos Conceitos de Ford no Trabalho Informal        6

2.2 COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM        6

2.2.1 A Comunicação Virtual no Trabalho        6

2.2.2 Exigências da Comunicação e da Linguagem Virtual        7

2.3 HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE        7

2.3.1 Ideologia, Cultura e Trabalho: O Clico de Dominação Social        7

2.3.2 A Flexibilização no Trabalho e a Corrosão do Caráter        9

2.4 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL        9

2.4.1 O Imediatismo e o Trabalho a Curto Prazo        9

2.4.2 A Cultura Organizacional da McDonald's        10

3 CONCLUSÃO        12

4 REFERÊNCIAS        13



1 INTRODUÇÃO

Este texto visa à análise do artigo científico “Da rotina à flexibilidade: análise das características do fordismo fora da indústria” (FRAGA, 2005), correlacionando os tópicos às disciplinas do primeiro semestre do curso de Bacharelado em Administração, as quais são: Fundamentos e Teoria Organizacional, Comunicação e Linguagem, Homem, Cultura e Sociedade e Comportamento Organizacional.

  1. 2.2 desenvolvimento

  1. 2.1 FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL

  1. 2.1.1 Os Princípios de Ford nas Organizações Tecnológicas

Devido ao rápido progresso tecnológico nas últimas décadas, houve “uma transformação do capitalismo que incorporou a tecnologia da informação e sofisticou a forma de ganhar capital, um crescimento acelerado do setor de serviços,[ ...]” (FRAGA, 2005, p. 4). Abrindo diversas frentes de trabalho, tanto formais como informais, estas empresas e indivíduos necessitam dos mesmos conceitos preconizados por Henry Ford, que transformaram o sistema de montagem a mais de um século, e “elevou ao mais alto grau os dois princípios da produção em massa, que são a fabricação de produtos não diferenciados em grande quantidade, peças padronizadas, e trabalhador especializado.” (MAXIMIANO, 2007, p. 37).

Assim como as indústrias do século passado, as organizações modernas prestadoras de serviço necessitam de processos bem definidos, garantindo a velocidade demandada pela globalização e grande concorrência oriunda desta interligação mundial instantânea.

Segundo Maximiano (2007, p. 37):

Na produção massificada, o produto é dividido em partes e o processo de fabricá-lo é dividido em etapas. Cada etapa do processo produtivo corresponde à montagem de uma parte do produto. Cada pessoa e cada grupo de pessoas, num sistema de produção em massa, tem uma tarefa fixa dentro de uma etapa de um processo predefinido.

Tomando como exemplo uma empresa produtora de software, vemos que a fabricação também é dividida em diversas etapas: elaboração, construção, testes e entrega. Cada uma destas etapas possuindo seus grupos de trabalhadores correspondentes com especializações distintas, que são planejadas de modo que sejam realizadas no menor tempo possível. Esta intensificação da produtividade garante que o software seja entregue ao cliente e supra a necessidade do negócio, antes que uma empresa concorrente apresente solução semelhante.


  1. 2.1.2 Aplicação dos Conceitos de Ford no Trabalho Informal

No setor informal do ramo de tecnologia da informação, como exemplo podemos citar a manutenção de computadores. Geralmente este tipo de trabalho é realizado por jovens sem formação técnica, mas que possuem conhecimento suficiente para reinstalar um sistema operacional, na maioria das vezes Windows. O procedimento consiste em três etapas bem definidas, onde, para que seja rendoso, são realizadas no menor tempo possível. Na primeira etapa todos os arquivos e documentos existentes no computador são salvos para que não sejam apagados. Na segunda etapa o sistema operacional é reinstalado, contemplando alguns procedimentos simples a serem seguidos. Por fim são instalados os programas básicos, permitindo o uso do sistema pelo cliente. Todas estas etapas possuem características de um trabalho mecânico e especializado, e geralmente são realizadas mais de uma “formatação” simultaneamente, reforçando os princípios de intensificação e produtividade. Assim como no exemplo de Fraga (2005, p. 6), onde “há uma busca de atender ao maior número de carros no menor tempo possível”, também aqui se busca efetuar o maior número de “formatações” no menor período de tempo possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (164.7 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com