TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Unopar 3º período Administração

Por:   •  27/10/2016  •  Artigo  •  2.877 Palavras (12 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

MISAEL BRAGA DE LIMA

MAIZA GOMES MIGUEL

LUCAS SOARES DA SILVA

MAYRRANE DE SOUSA SILVA

SORAYA ARISTIDES DA SILVA SOUSA

RAFAELLA FERREIRA E SILVA FERRAZ

ROSIMEIRE FRANÇA ANDRADE

“A IMPORTÂNCIA DO MARKETING, DA PESQUISA DE MERCADO E DA NEGOCIAÇÃO PARA AS EMPRESAS BRASILEIRAS EM TEMPO DE CRISE.”

[pic 3]

Colinas do Tocantins - TO

2016

“A importância do marketing, da pesquisa de mercado e da negociação para as empresas brasileiras em tempo de crise.”

Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Administração  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas  Marketing, Pesquisa de Mercado, Metodologia Científica, Negociação,  Seminário Interdisciplinar III, Comunicação e Linguágem, Seminário Interdsiciplinar II

Profs.

Colinas do Tocantins - TO

2016

Resumo

 Ao acompanhar os noticiários e meios de comunicações como às mídias, deparamos com alguma novidade do senário financeiro no mercado. Logo, verifica-se que os caminhos de quaisquer setores no mercado, dentro de grandes ou médias empresas, torna-se refém de previsões negativas com relação aos semestres posterior. As mudanças de hábitos dos consumidores e os novos cenários acabam exigindo que as empresas se ajustem ao contexto atual, como a crise, não apenas a fim de sobreviver à esse cenário, mas também com a estratégia de continuar mantendo seus negócios como produtos e serviços, no mercado. Quando o país vive momentos de crise financeira, as empresas precisam tomar decisões difíceis, como reduzir custos, deixar de investir e rever o planejamento. Este artigo apresenta abordagem sobre o marketing, a pesquisa de mercado e a negociação, procura fornecer informações específicas sobre técnicas e estratégias, sobre tudo a importância do Marketing e suas ferramentas tempos de crise.

Palavra-chave: Marketing, pesquisa de mercado, negoociação.

INTRODUÇÃO

 Como atualmente é conhecimento de todos, o país vivencia crise econômicas nos últimos tempos, dando origem à vários vatores como dificuldade para se genir qualquer negócio.  Ao acompanhar os noticiários e meios de comunicações como às mídias, deparamos com alguma novidade do senário financeiro no mercado. Logo, verifica-se que os caminhos de quaisquer setores no mercado, dentro de grandes ou médias empresas, torna-se refém de previsões negativas com relação aos semestres posterior. Deste modo, como a economia depende das  expectativas, o desenvolvimento econômico tende a desacelerar, causando muitas baixas para empresas em todos os setores.

  Com atual crise econômica no Brasil ainda deve levar, ao menos, por mais alguns meses. Em épocas de recessão, os gestores e donos de negócios geralmente não sabem a real importancia de como agir em relação ao marketing, a pesquisa de mercado e a negociação, e acabam não investindo nesses setores. Porém a questão é que toda e qualquer crise são transitórias, e justamente por esse contexto, encobrem ótimas oportunidades de negócio, já que movimentam os mercados intensamente.  

 A mudança de hábitos dos consumidores e os novos cenários acabam exigindo que as empresas se ajustem ao contexto atual, como a crise, não apenas a fim de sobreviver à esse cenário, mas também com a estratégia de continuar mantendo seus negócios como produtos e serviços, no mercado. Nesse sentido, quem empreende ou está no mercado à frente de um negócio não pode deixar de implementar ou dar continuidade à atividades voltadas para o marketing. Afinal, é através dessa área que as empresas sobressaem e passam a atrair novos clientes, conservar os antigos fidelizados e, enfim, superar a crise.

  Quando o país vive momentos de crise financeira, as empresas precisam tomar decisões difíceis, como reduzir custos, deixar de investir e rever o planejamento. Porém o que muitas empresas esquecem é que os seus clientes também passam por a mesma crise, do qual são forçados a tomar as mesmas decisões na vida pessoal. E é aí que a pesquisa de mercado se torna imprescindível para essa empresas.

 Outro aspecto importante é a negociação e que não pode faltar, essa vem assumindo uma importância cada vez maior no mundo dos negócios. A todo o momento os meios de comunicação estão se referindo às fusões, incorporações, ¹joint-ventures e alianças estratégicas como necessidades de uma economia moderna, dinâmica e competitiva. As negociações estão presentes não só quando se firmam os acordos, mas também nas suas implementações.

 Com base nisto, este artigo apresenta abordagem sobre o marketing, a pesquisa de mercado e a negociação, procura também, fornecer informações específicas sobre técnicas e estratégias. Além de prover conteúdo das etapas que compõem esses processos com base em conceitos, afim de que o mesmo possa compreender a importância do Marketing , da Pesquisa de Mercado e da Negociação para as organizações em tempos de crise.

¹joint-ventures - é uma expressão de origem inglesa, que significa a união de duas ou mais empresas já existentes com o objetivo de iniciar ou realizar uma atividade econômica comum, por um determinado período de tempo e visando, dentre outras motivações, o lucro

O MARKETING EM TEMPOS DE CRISES

 Quando o assunto é marketing gera várias reflexões segue a mesma linha, ou seja, quando a economia está favorável no mercado, as empresas não abrem mão de investir parte de seus capitais neste setor, porém quando iniciam-se rumores sobre crises ou até a queda do faturamento das empresas, muitas delas simplesmente deixam de investir em marketing, o que é um grande erro. O fato é que a maior parte das empregas não conhecem especificamente essa área, relativamente não terá importancia sobre tal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (171.9 Kb)   docx (308.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com