TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.687 Palavras (7 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 MACROECONOMIA E MICROECONOMIA...........................................................4

2.2 MÉTODOS QUANTITATIVOS...............................................................................5

2.3 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE.........................................................................8

3 CONCLUSÃO ........................................................................................................10

REFERÊNCIAS........................................................................................................11

1 INTRODUÇÃO

O objetivo do presente trabalho é abordar sobre a sistemática da macroeconomia e microeconomia, sobre a ética empresarial, sobre métodos quantitativos aplicados na gestão empresarial, o posicionamento da sociedade sobre o ambiente capitalista e consumista.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1Macroeconomia e Microeconomia.

Microeconomia trata do comportamento das empresas, trabalha com a oferta de serviços ou bens baseado na preferencia dos consumidores. Também é conhecida como teoria dos preços.

Macroeconomia estuda o funcionamento da economia de uma país de uma forma mais ampla. Esse estudo envolve mais o nível de geral de preços, emprego e desemprego, investimentos, inflação, balança de pagamento, poupança, política cambial, monetária e fiscal entre outras.

As estruturas de mercado são as formas pelas quais as empresas se relacionam dentro de um determinado mercado, setor, seja ele produtivo ou não.

São três variáveis que remontam as diferentes estruturas de mercado, produtos diferenciados, número de empresas produtoras no mercado e a existência de barreiras à entrada de novas empresas.

Segundo as características citadas acima, o mercado e as formas são as seguintes: concorrência monopolista (ou imperfeita), monopólio, oligopólio, concorrência perfeita.

Vamos entender um pouco cada uma dessas relações e seus efeitos no mercado.

• Monopólio.

É a situação de mercado na qual um único produtor ou vendedor oferece um bem ou serviço requerido pelo consumidor (ou demanda) para suprir as necessidades de um determinado setor.

Para que o monopólio seja 100% eficaz não deverá existir nem um tipo de produto substituto ou alternativo para o bem ou serviço que o monopolista oferece, não deve existir a hipótese de um novo concorrente entrar no mesmo mercado. Isso permite ao monopolista o controle de preços.

• Oligopólio.

É um contexto usado quando um grupo de empresa tem poder de domínio de um determinado produto ou serviço.

Para os consumidores esse tipo de prática pelas empresas não é muito boa, pois dificulta a entrada de empresas no setor dominado. Com isso diminui a concorrência e os preços podem ficar nas alturas.

• Concorrência Imperfeita.

Muitas empresas tendem a entrar para este tipo de mercado, pois logo de início alcançam altos lucros, porém em médio prazo os lucros tendem a permanecer num padrão normal e não se trona mais interessante a entrada de novas empresas.

A concorrência imperfeita é um mercado na qual existe um grande número de empresas produzindo determinado produto, sendo que cada empresa produz seu próprio produto, sendo todos parecidos. As empresas tem um controle sobre os preços de seus produtos, tendo em vista que tem diferentes especificações e assim o consumidor escolherá por sua preferência.

• Concorrência Perfeita.

É o mercado onde existem muitos vendedores e compradores, de maneira que nem um dos mencionado tem influência no valor do produto. A decisão de um indivíduo é insignificante não afetando o mercado e o preço de equilíbrio.

Homogeneidade do produto, não existe diferença entre os produtos, transparência do mercado, todos tem o conhecimento das condições do funcionamento do mercado, liberdade de entrada e saída de empresas.

2.2 Métodos Quantitativos.

É uma técnica de análise de resultados, bem como uma ferramenta para o conhecimento e identificação de situações do cotidiano no mercado.

• Medidas Descritivas.

A estatística descritiva está presente em todas as áreas do conhecimento humano, ajudando nas análises e estudos de dados, buscando informações relevantes ou como elemento de comprovação científica de fenômenos relevantes.

O objetivo das medidas descritivas é descrever um conjunto de dados de forma organizada e compacta por meio de suas funções básicas.

• Medidas de Tendência Central.

São utilizadas para demonstrar ou caracterizar um conjunto de valores, representando-o adequadamente. Por ser uma medida que caracteriza um conjunto tende a estar no meio dos valores.

As medidas de tendência centrais mais comuns são: Média aritmética, moda e mediana.

• Média Aritmética.

É a tendência central mais comum para um conjunto de dados, é o quociente entre a soma dos valores do conjunto e o número total dos valores.

• Moda.

Entre as principais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (59.8 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com