TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio

Por:   •  8/9/2015  •  Monografia  •  1.869 Palavras (8 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

...............................................................................................................................

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO

GUILHERME MARQUES MARTINS DE ARAÚJO - 300952011

PORTFÓLIO 01

gestão de custos de materias

...............................................................................................................................

Guarulhos

2014

GUILHERME MARQUES MARTINS DE ARAÚJO - 300952011

PORTFÓLIO 01

gestão de custos de materias

Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia de Produção da Faculdade ENIAC para a disciplina de Gestão de Custos de Materiais.

Prof. Walter Costa

...............................................................................................................................

Guarulhos

2014

ATIVIDADE PROPOSTA

 

1) O que é gasto?

Gasto nada mais é, do que um custo, ou seja, um investimento, mas nem todo investimento é um custo ou uma despesa.

Os custos nas empresas correspondem aos gastos relativos à fabricação dos produtos, ao modo de que as despesas referem-se aos gastos relacionados à administração da empresa e à geração de receita.

2) O que é custo?

        Custo está ligado diretamente ou indiretamente a produção de algo ou serviço.

  • Custos Diretos: São os custos que podem ser apropriados diretamentes aos produtos fabricados, porque há uma medida objetiva de seu consumo na fabricação. Exemplos: Matéria prima; Mão de Obra direta; Embalagem; Material secundário.
  • Custos Indiretos: São os que, para serem incorporados aos produtos, necessitam da utilização de algum critério de raio. Exemplos: Mão de obra indireta; Alugueis de maquinários; Manutenção de maquinas; Água e energia elétrica utilizadas para a fabricação de algo; Salários dos diretores e gerentes da produção e etc.        
  • Custos Fixos: São aqueles que não variam, independe da quantidade produzida.
  • Custos Variáveis: São aqueles que variam de acordo com a quantidade produzida.

3) O que é despesa?

        Despesas são os gastos que estão ligados indiretamente a produção ou serviço. Ou seja, gastos com a parte administrativa, comercial. Exemplos: Comisão dos vendedores; Materiais de escritórios; Salário do administrativo e etc.

4) O que é investimento?

        Investimento é a aplicação de algum tipo de recurso, seja ele dinheiro ou títulos com a expectativa de receber algum retorno futuro superior ao aplicado. Também deve-se levar em conta, o juros ocorrido durante esse período em que foi investido, o retorno desse capital.        

5) Quando uma empresa gasta com marketing, ela incorre em custos?

        Marketing nada mais é do que o setor comercial, logo o setor comercial está situado na parte de despesas. Por que não está relacionado a produção do material ou serviço.

6) Quando uma empresa compra matéria-prima, incorre em custo, despesa ou investimento? Explique.

        Incorre como custos diretos, porque corresponde aos materiais cujo consumo pode ser quantificado no produto, ou seja, para o produto ser feito é necessário a matéria prima, logo está exposta diretamente a produção.

        Já quando a matéria prima não pode ser medida, ele se enquadra como custo indereto. Podemos dar um exemplo de solda aplicada a junção de duas superfícies em metal, o material que é a chapa de ferro é um custo direto, a solda não pode entrar no mesmo métudo de custo direto, porque não se sabe a quantidade de solda que foi aplicada para a fixação das duas superfícies.

7) Quando uma empresa compra equipamento para a divisão de fábrica, incorre em custo, despesa ou  investimento? Explique.

        Se enquadra em custo indireto. Por que a divisão da fábrica poderá melhorar o processo produtivo, com esse melhoramente, irá se produzir mais em quantidade ou em qualidade. Logo isso está implicado indiretamente a produção.

8) A depreciação é um custo ou uma despesa?

        Depende do material ao máquina que entrará na contagem dos custos. No caso de embalagens, entra como custo direto. Se for uma máquina entra como custo indireto.

        Pode-se também ser uma despesa, no caso se for o carro do setor comercial. O veículo será desvalorizado de acordo com o tempo e quilometragem (Referente ao uso).        

9) O que é objeto de custeio?

        São gastos relacionada que atribuem a cada setor os gastos que realmente fez.

10) O que são métodos de custeio?

        Método de custeio é utilizado para apropriação de custos. São classificados em dois métodos, são eles:

Custeio por Absorção: Consiste na apropriação de todos os custos (diretos e indiretos, fixos e variáveis) causados pelo uso de recursos da produção aos bens elaborados, e só os de produção, isto dentro do ciclo operacional interno. Todos os gastos relativos ao esforço de fabricação são distribuídos para todos os produtos feitos.

Custeio Variável e Direto: Sâo atribuidos para cada custo uma classificação específica, na forma de custo fixos ou custos variável. O custo final do produto (ou serviço) será a soma do custo variável, dividido pela produção correspondente, sendo os custos fixos considerados diretamente no resultado do exercício.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (138.4 Kb)   docx (39.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com