TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio: Fundamentos e Teoria Organizacional

Por:   •  26/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.922 Palavras (8 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO .............................................................................................5

2.1 Fundamentos e Teoria Organizacional..............................................................5

2.1.1 Princípios de Ford ..............................................................................................5

2.1.2 Fordismo Informal ..............................................................................................5

2.2 Comunicação e Linguagem ................................................................................6

2.2.1         Relação do homem com o trabalho ..................................................................6

2.2.2        Cultura Organizacional McDonald´s .................................................................6

2.3 Homem, Cultura e Sociedade .............................................................................6

2.3.1 Ideologia, cultura e trabalho ...............................................................................6

2.3.2        Senntt e Ford – Formas trabalho ......................................................................7

2.4 Comportamento Organizacional  .......................................................................7

2.4.1        Informacionalismo .............................................................................................7

2.4.2        Tecnologias ......................................................................................................8

4 CONCLUSÃO ..........................................................................................................9

REFERÊNCIAS        


  1. INTRODUÇÃO

Os conteúdos abordados serão: Administração e teoria das organizações, Comunicação e linguagem, Psicologia organizacional e Homem, cultura e sociedade e a inter-relação entre eles.                                            

A administração e teoria das organizações tratam sobre os estudos feitos nas organizações para fundamentar suas atividades.

        Na tentativa de responder o porquê de se estudar as organizações, a primeira resposta nos remete ao fato de que as organizações tal qual as conhecemos nos dias atuais são criações recentes na história do desenvolvimento humano. Pode-se afirma, sem medo de errar, que mais de 99% delas não existiam sob nenhuma forma há 200 anos.

Nesse estudo da administração nas organizações é importante saber que as funções do administrador é planejar, organizar, dirigir e controlar. Devemos ressaltar que diversos estudiosos contribuirão para o desenvolvimento das organizações, criando assim varias teorias que vem sendo aplicadas como: Administração cientifica (Taylor), teoria clássica (Fayol), teoria neoclássica, teoria da burocracia (weber), teoria estruturalista e a teoria das relações humanas. Essas foram as principais teorias que vem sendo aplicadas até os dias atuais.

Nos estudos da comunicação e linguagem encontramos uma grande importância pois tudo está ligado a linguagem, seja ela verbal ou não verbal, por isso é de grande valia estes estudos porque quando falamos bem somos bem compreendidos é por isso que a comunicação deve ser de maneira clara e objetiva em qualquer lugar principalmente no âmbito profissional.

Nestes estudos apreendemos que é preciso perceber que o uso das palavras não é uma mera descrição dos objetivos a que elas se referem, e, sim, uma construção, isto é, seu significado pode ser determinado por fatores internos e externos, pelo contexto em que a palavra estar inserida. Segundo Vilalba (2006,p.22):

A comunicação, expressão da competência mental chamada linguagem, é a capacidade de um ser humano se fazer compreender por outro ser humano e é por meio desse processo de compreensão mútua entre pessoas que os vínculos sociais são criados e a cultura é preservada e modificada.Podemos dividir a comunicação em, emissor (quem emite a mensagem), receptor(quem recebe a mensagem), mensagem (uma idéia, um conceito, uma imagem, uma informação etc.;), canal (meio pelo qual a mensagem chega até o receptor) e código (conjunto de signos, de sinais).

Analisando os estudos sobre psicologia organizacional (ciência do comportamento) entendemos que todos nós fizemos e fazemos parte de uma organização, ou seja, de uma construção social, seja ela de trabalho ou não. A vida se baseia tanto na pessoa quanto nos grupos dos quais se faz parte. Dentre tantos temas que vimos ao longo desse estudo, um deles chama atenção que é o clima organizacional o qual sempre foi muito pertinente.

Moscovici (2002a) afirma que o clima do grupo pode ser observado a partir de variáveis como o calor humano, a tensão, os movimentos, o equilíbrio, as restrições, a alegria, a insegurança e as crises. Todas essas variáveis unidas fazem a “atmosfera” do grupo, determinando o que os membros do grupo sentem sobre ele. Dessa forma, podemos dizer que o clima organizacional é determinado por vários fatores e exerce influência na motivação, na produtividade e na satisfação de um grupo com relação ao trabalho e a organização.  

Nos estudos sobre homem, cultura e sociedade apreendemos a importância do homem como agente responsável pela construção da realidade social, enfocando a cultura como categoria central para a constituição das relações sociais. Estes estudos fazem uma abordagem histórica, filosófica, sociológica e antropológica mostrando como se deu a passagem do pensamento mitológico para o pensamento filosófico, por isso o passado não pode ser tomado como obra do acaso ou de meros acidentes históricos.

Professor mota (1974, p. 14) “[...] Há em curso uma história profunda, lenta, silenciosa, subterrânea, uma história das estruturas, diversa de uma história de superfície, rápida, leve, do dia a dia, uma ‘história dos acontecimentos’”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (165.6 Kb)   docx (51.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com