TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portofio I - Fundamentos e Teoria Organizacional

Por:   •  5/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.004 Palavras (9 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 Fundamentos e Teoria Organizacional        

2.2 Comunicação e Linguaguem        5

2.3 Homem, Cultura e Sociedade        6

2.4 Comportamento Organizacional        7

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

4 REFERÊNCIAS        11


  1. INTRODUÇÃO

A minha intenção inicial nesta produção textual, diz a respeito as transições no mundo globalizado do trabalho, desde a produção em massa até a produção flexível, bem como, a expansão no setor de serviço informal. Destaco ainda as características do fordismo nos dias atuais, principalmente no setor informal e de serviços.

Voltando à época fordista para caracterizar os métodos usados Henry Ford, que foi de suma importância para a sociedade; após veremos as transformações na produção e suas organizações com introdução na informalidade, e o trabalho informal e seu advento no sistema de produção flexível; bem como ainda as características na mudança no mercado de trabalho em geral. Finalmente, mostrarei os moldes atual destacando o retorno das características fordistas, “ o modelo McDonald’s, o trabalho dos camelos, com ênfase nos trabalhos dos feirantes”. Após início a respeito do modo informacionalismo apresentado pela TIC que alteraram no decorrer dos tempos e suas exigências.


  1. DESENVOLVIMENTO

  1. FUNDAMENTO E TEORIA ORGANIZACIONAL

  1.           Definirei os princípios fordista começando pelo princípio da intensificação, que nada mais é em diminuir o tempo de duração com emprego imediato dos equipamentos e da matéria prima e a rápida exposição do produto no mercado; o segundo princípio diz respeito a economia, o qual trata em diminuir ao mínimo o volume de estoque da matéria prima em transformação, nesse princípio Ford fazia referência a rapidez da confecção de um automóvel até a sua venda ao público consumidor, onde a matéria prima “por exemplo” sairia em um dia e no máximo 3 dias após, já seria vendida em forma de veículo ao consumidor, isto até mesmo antes de se pagar pela matéria prima adquirida bem como os salários dos funcionários; por fim, o princípio da produtividade que resume em aumentar o poder de produção do homem no mesmo período, através da especialização e da linha de montagem. Desta forma o trabalhador ganha mais em mesmo período de tempo e o empresário tem maior lucro, ficando lucrativo para ambas partes.  

                    Esses princípios de Ford podem ser observados nas organizações modernas, tais como “Girafas, McDonald’s”, onde tais princípios são utilizados com a finalidade de reduzir custos e batear o produto, daí produzindo e vendendo mais. Observa-se a utilização também da mecanização do trabalho, onde através das maquinas aumenta-se a produção, existindo divisão dos trabalhos e etapas, onde o trabalhador não precisa necessariamente ser tão qualificado.

2.1.1         O informal nada mais é que a falta de formalidade, assim faço uma relação entre o fordismo informal com os trabalhos dos feirantes, espalhados por todo o pais nas feiras livres existentes, onde com muita eficiência e rapidez atendem um número bem grande de pessoas em curto espaço de tempo.

  1. coMUNICAÇÃO E LINGUAGEM

2.2.1            Analisando a relação do homem com o trabalho atualmente faço uma definição nos dias atuais, resumindo tais relações em vários fatores; primeiro com relação ao desejo todo o indivíduo anseia por uma possível estabilidade no emprego, a qual daria segurança a sua família; construindo assim uma enorme expectativa, pois não dependeria somente de seu esforço e sim de vários fatores alheiros “tecnologia, flexibilização e terceirização”. O fator relativo a necessidade será quase ignorada, pois esse serão exclusivos da empresa e não do trabalhador, onde está visa basicamente o lucro por fim a satisfação será algo indefinido uma vez que ele trabalhador nunca estará seguro em sua função, daí o convívio constante com o sofrimento sendo que a qualquer momento poderá ser demitido devido a possíveis terceirização e falta de estabilidade em seu emprego.

  1. Baseado nos fatores apresentados Robbins, a empresa em questão “McDonald’s” apresenta ao me ver a característica referente a orientação, ou seja, refere-se ao grau da organização a partir de equipes e a partir de indivíduos; também se encaixa na característica da agressividade, ou seja, é apresentada como competividade e de agressividade das pessoas que fazem parte da organização. Uma vez que seus produtos se destinam a satisfação do público alvo, com uma produção forte e adequada não se distorcendo da qualidade.

  1. Homem, Cultura e Sociedade

  1.              Segundo Max, ideologia se caracteriza em vários aspectos, como podemos citar “ que não são apenas conjuntos de ideias de um determinado momento histórico; que, pode estar associada a ações políticas, econômicas e sociais”. Baseado por Max a relação entre cultura e ideologia, se baseia em que toda cultura contem expresso uma ideologia, ou tenta reproduzi-la; e as ideologias sempre usam ou refere-se as manifestações culturais para se apresentar, assim como se faz presente também de um povo “ etnias indígenas”.

                      A relação de trabalho, cultura e ideologia está inserido nas ações praticadas pelo homem, obedecendo sempre as características e ideias, como exemplo podemos citar o Carnaval, o Círio de Nazaré “festa popular brasileiras”.

  1.           A relação que faço entre o fordismo e o novo capitalismo, associa-se na perda de credibilidade do trabalhador; pois no fordismo vimos que a produção era vital para empresa, as atividades humanas eram os movimentos simples, rotineiros e predeterminado, ou seja, o indivíduo trabalhador era obediente a um sistema e não precisava de conhecimentos e experiências. Já no novo capitalismo o indivíduo é colocado à mercê do momento; isto é, não se conta mais a experiência passada, ficando sempre o trabalhado no risco de novas mudanças podendo a qualquer momento perder o seu trabalho, ou ainda na expectava de absolver as técnicas atuais, para manutenção em sua função.

  1. Comportamento Organizacional

  1.                 O modelo de produção vem sofrendo alterações desde o final do século XX. Através da globalização tornou-se possível o trabalhador adquirir informações adicionais de diversos partes do mundo, inclusive através de cursos presenciais em outros países, ocasionando maior produtividade nas empresas. É comum nos dias atuais um indivíduo efetuar serviços até mesmo fora do ambiente de trabalho, em sua residência, no seu lazer e/ou durante uma viagem. Em tempos atuais as técnicas utilizadas pelas empresas estão cada vez mais avançadas, fazendo com que os indivíduos se mantenham atualizados para a demanda do mundo globalizado.

Desta forma os processos comunicacionais desenvolvidos pelas empresas tendem a fixar suas metas na qualidade e produtividade, sendo que neste conceito, terão ainda que se adequarem para conseguirem serem mais flexíveis em sua produção, para atender a diferentes mercados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (151.1 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com