TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Posicionamento - Administração Materiais

Por:   •  21/6/2016  •  Artigo  •  1.317 Palavras (6 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 6

Posicionamento: A batalha para sua mente

O posicionamento que uma marca assumir na mente de seus clientes, assim como o seu grau de notoriedade e reconhecimento necessita de uma visão, valor, objetividade, paciência e uma perspectiva global para se ter êxito neste jogo que se chama posicionamento. Aqui, pretendemos analisar a abordagem fundamental de posicionamento não é criar algo novo e diferente, mas manipular o que já está em mente; voltar a ligar as conexões que já existem.

 As estratégias de marketing desempenham um papel fundamental para as empresas que buscam aumentar sua vantagem competitiva nos mercados em que atuam, assim como proporcionar um valor superior aos seus clientes em relação aos concorrentes. O marketing estratégico está fundamentado em três bases: segmentação de mercado, definição do mercado-alvo (atratividade) e posicionamento. Todas elas foram analisadas com maior ênfase no decorrer deste estudo. O sucesso de uma organização depende em larga escala de sua habilidade em obter vantagens competitivas, tornando-as mais duradouras e possíveis. Essas vantagens advêm em geral do desempenho da empresa em dois campos: primeiro, da obtenção do menor custo operacional, que permita a prática de preços competitivos a um volume lucrativo de vendas, possibilitando uma participação de mercado auspiciosa. Em segundo lugar, advêm da estratégia (marketing), visando à obtenção de elevados padrões de qualidade dos produtos e serviços, diferenciando-os da concorrência.

De acordo com Ries e Trout (2000) há uma palavra que os empresários não se podem esquecer: Eles não podem ser ambíguos, ou seja, não pode cobrir muitos aspectos, os consumidores devem identificar seus produtos com algo especial, para conseguir um posicionamento claro em sua mente. Alguns autores (Ramsay, 1983; Mc Alexandre, Becker e Kaldenberg, 1993) confirmam a importância de posicionar a relação entre o sucesso e crescimento que a empresa pode começar e ser bem posicionada no mercado.

No entanto, para alcançar estas empresas de posicionamento deve ser baseada em uma estratégia claramente definida. As definições de estratégia são numerosos e mesmo com diferenças de escopo, vários autores concordam que a estratégia é orientar a tomada de decisão e a relação entre a empresa e seu ambiente afeta a estrutura e os processos dentro da organização e como consequentemente, os resultados a serem obtidos na sua atividade. (Andrews 1977, Argyris 1985, 1978 e Porter Mintzberg 1980).

 Na situação em que vivemos, caracterizado pela globalização e internacionalização dos mercados, é vital para as empresas para alcançar uma forte posição competitiva sobre seus rivais, pois é necessário escolher e programar a estratégia mais propensa para ter sucesso. A etapa de formulação da estratégia inclui a escolha de uma estratégia, esta eleição não pode ser feito de forma aleatória ou por intuição, para fazer isso, você precisa ter um conjunto de possíveis estratégias de que para selecionar um. Há uma gama muito ampla de possibilidades para obter esta posição privilegiada, ou seja, existem diferentes tipos de estratégias, este é principalmente devido ao grande número de classificações ou tipos de estratégias propostas na literatura, quase tantos como pesquisadores se concentraram em campo da estratégia de negócios.

Depois de ter afirmado claramente as diferentes alternativas que as empresas têm de se posicionar no mercado, desenvolver mais especificamente o modelo de posicionamento para permitir a identificação de estratégias extremas em diferentes indústrias e a riqueza das suas relações teóricas de interesse em diferentes pressupostos e que tenham sido objeto de vários estudos em diferentes tipos de indústrias.

De acordo com Ries e Trout (2000) na comunicação, menos é mais. A melhor maneira conquistar a mente dos clientes ou potenciais clientes é com uma mensagem simplificado. Para penetrar a mente, devemos aguçar a mensagem. Devemos descartar ambiguidades, simplificar a mensagem... E depois simplificá-lo ainda mais se você quiser fazer uma boa impressão durável. É um projeto de escolha. Você seleciona o material que tem mais oportunidade de fazer o seu caminho. Devemos buscar na mente do cliente não no produto. Como apenas parte mensagem mínimos conseguir o seu caminho, temos de nos concentrar no receptor. Decorrente das mudanças ocorridas nas organizações, a função compras não é mais vista como uma atividade rotineira e sim como parte do processo de logística das empresas. Isso porque mais do que simplesmente adquirir produtos, o setor de compras atualmente se inter-relaciona com todos os outros setores da empresa, influenciando e sendo influenciado.

                  Teremos que cuidar nossas posições junto aos consumidores; “A cada dia, o consumidor se torna mais exigente e as empresas precisam estar atentasse repensar a maneira como escutam e dão o feedback a seus clientes, se comprometendo não apenas com o monitoramento do buzz provocado pelas ações de mídia online, mas indo ao encontro do consumidor, fazendo perguntas e ouvindo respostas que há algum tempo não eram comuns. Essa atitude se torna extremamente importante para uma marca, na medida em que seu posicionamento depende diretamente da percepção e julgamento do consumidor, para elucidar essa nova forma de relacionamento entre consumidor e empresas, podemos citar um anti-case e um case de atuação nas mídias sociais. O primeiro deles foi areação à campanha de lançamento da nova coleção outono-inverno da marca de calçados acessórios Arezzo. O uso de peles de animais na confecção dos produtos comercializados pela empresa provocou, nas mídias sociais, a mobilização de milhares de usuários que demostraram contra essa prática. Em resposta aos usuários, a Arezzo decidiu retirar das lojas do Brasil todos os produtos da nova coleção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (94.1 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com