TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípios de gestão de pessoal

Artigo: Princípios de gestão de pessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  Artigo  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 3

Denominamos "Recusos Humanos", o conjuntos de funcionários ou colaboradores de uma organização. Diante dessa afirmação, podemos dizer que a Gestão de Recursos Humanos tem as funções de recrutar e selecionar, admitir, desenvolver e treinar, avaliar o desempenho, remanejar, reter, e ainda desligar aqueles colaboradores que, por ineficiência ou encolhimento do quadro de funcionários da organização não se fazem necessários. Podemos afirmar que o RH é o principal responsável por melhorar os resultados da organização, através da otimização do recurso "pessoas". Outro objetivo básico que deve perseguir a função do Gestor de Recursos Humanos (RH) é alinhar as políticas de RH com a estratégia da organização.

O Recrutamento e seleção tem por objetivo atrair e selecionar os profissionais mais adequados (nem sempre o melhor é o mais adequado) para o desempenho de uma determinada função. Os processos seletivos podem ser compostos por entrevistas, dinâmicas de grupo e testes psicológicos, entre outros, ou por conjugação de vários destes, dependendo da política ou prática da organização. Uma seleção objetiva, isenta, criteriosa e ajustada, além de ser o espelho de uma organização, acaba contribuindo bastante para a performance de uma empresa.

O Desenvolvimento e Treinamento de Pessoas, no RH, como o próprio nome diz, é responsável por construir ferramentas e metodologias para que as pessoas se desenvolvam, dentro da estratégia da empresa. O termo desenvolvimento é muitas vezes confundido com treinamento. Treinamento faz parte do desenvolvimento, mas não é apenas treinamento que desenvolve um ser humano. Podemos resumir desenvolvimento como um ser profissional que sai de um ponto "A" para um ponto "B", sendo o ponto "B" melhor que o ponto "A". O desenvolvimento acontece quando há crescimento, evolução, mudança de patamar.

A Avaliação de desempenho pode ser definida como a identificação e mensuração das ações que os colaboradores de uma organização realizaram durante determinado período. A avaliação de desempenho tem O objetivo diagnosticar e analisar o desempenho individual e grupal dos funcionários, promovendo o crescimento pessoal e profissional, bem como melhor desempenho. Além disso, fornece à Administração de recursos humanos informações para tomadas de decisões acerca de salários, bonificações, promoções, demissões, treinamento e planejamento de carreira, proporcionando o crescimento e o desenvolvimento da pessoa avaliada.

Através da avaliação de desempenho é mais fácil fornecer feedback às pessoas da organização, baseado em informações sólidas e tangíveis, e auxiliá-las no caminho para o autodesenvolvimento. Outro benefício é a possibilidade de descoberta de talentos resultante da identificação das qualidades de cada pessoa da organização.

Entre os métodos de Avaliação de Desempenho que podemos utilizar, podemos citar:

- Escalas Gráficas de Classificação; Escolha e Distribuição Forçada; Pesquisa de Campo; Incidentes Críticos; Comparação de Pares; Autoavaliação; Relatório de Performance; Avaliação por Resultados; Avaliação por Objetivos; Padrões de Desempenho; Frases Descritivas; Avaliação 360 Graus; Avaliação de Competências; Avaliação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com