TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Printer I

Por:   •  23/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.347 Palavras (10 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL – UNIDERP –

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA I (PROINTER I)

RELATÓRIO FINAL

PLANO DE NEGÓCIO

VALPARAÍSO-GO

2015

GLEIDISON PEREIRA DA SILVA– RA 8307767627 – SEMESTRE 4°

RANON BORGES DOURADO – RA 7528578269 – SEMESTRE 4º

RENAN BIU DOS SANTOS – RA 8142750876 – SEMESTRE 4º

ROSILENE SILVA LOPES – RA 8110696405 – SEMESTRE 4º

RUBEM SANTOS E SILVA – RA 7581613221 – SEMESTRE 4º

O relatório final se dará por: confeccionar plano de negócio com base no conteúdo das disciplinas norteadoras afim de cumprir o desafio incumbido aos autores. Fortalecendo cada vez mais o campo prático-teórico da vida profissional, e completando os estudos iniciados na etapa I. Objetivando nota satisfatória para a obtenção do grau de Tecnólogo em Gestão Pública

VALPARAÍSO/GO

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

ENTREVISTA COM UM EMPREENDEDOR        

DA IDEIA DO EMPREENDIMENTO        

PLANO DE NÉGOCIO        

Capa        

DESCRIÇÃO DA EMPRESA        

Time Gerencial        

PRODUTOS E SERVIÇOS        

Varejistas        

MERCADO E COMPETIDORES        

MARKETING        

Estratégia        

ANÁLISE ESTRATÉGICA        

PLANO FINANCEIRO        

REFERENCIAS        


INTRODUÇÃO

Este relatório final trás informações cruzadas entre o material empirico, obras inerentes a pesquisa e analizes voltadas para o desenvolvimento dessa atividade profissional Prointer (desafio) buscando as premissas da prática e da teoria, imbuidas no processo empreendedor do dia-a-dia empresaial.

Este relatório final trás como base para a reflexão várias obras, as principais são Negociação teoria e prática; Comportamento Organizacional; Ética; Empreendedorismo; Desenvolvimento Pessoal  


ENTREVISTA COM UM EMPREENDEDOR

Após a correlação elaborada pelos autores em demasia a proposta deste desafio, que é a de implementação de negócio, do tipo varejista, e de segmento gastronômico. Descrevem no capítulo 7, da obra de Martinelli; Angeli e Talita, o conceito de ética e antiética (Camargo & Martins, 2010) discrimina a ética, sendo observado que o entrevistado defende a forma ética de lidar com as adversidades, e nessa vertente, a ideia das especialistas autora/co-autora(s) da obra (Negociação: Conceitos e Aplicações Práticas) reafirma a ética do entrevistado. Há duas questões que chamam a atenção, bem como suas respostas, 9 e 10 pois trata estritamente do planejamento do negócio, segundo Claudeilson houve falta de planejamento estratégico e analítico, pois imaginava que somente os dotes culinários de sua sócia já bastava, e com isso aconteceu muitos gastos desnecessários, advindos da falta de um plano de negócio, como leciona o autor da obra “Empreendedorismo Transformando Ideias em Negócios” sobre a ideia e o planejamento do negócio, demonstrar oportunidades delineia em 5 aspectos chave veja:

“Saber se uma oportunidade realmente é tentadora não é fácil, pois estão envolvidos vários fatores, entre eles o conhecimento do assunto ou o ramo de atividade em que a oportunidade, está inserida, seu mercado, os diferencias competitivos do produto/serviço para a empresa etc. Antes de partir para análises estratégicas e financeiras detalhadas, definição de processos de produção, identificação de necessidades de recursos financeiros e pessoais, ou seja, antes da concepção de um plano de negócio completo, o empreendedor deve avaliar a oportunidade que tem em mãos, para despender tempo e recursos em uma ideia que talvez não agregue tanto valor ao negócio nascente ou já criado. Resumindo, o empreendedor não deve colocar a “carroça na frente dos bois “e deve focalizar a oportunidade correta! Mas, como identificar e selecionar a melhor oportunidade?

Qualquer oportunidade deve ser analisada, pelo menos sob os seguintes aspectos: 1. A qual mercado atende? 2. Qual o retorno econômico que ela proporcionará? 3. Quais são as vantagens competitivas que ela trará ao negócio 4. Qual é a equipe que transformará essa oportunidade em negócio? 5. Até que ponto o empreendedor está comprometido com o negócio?” (Dornelas, 2015)

Ou seja, é uma exceção à regra ou quase um milagre, diga-se de passagem, a sobrevivência da empresa do entrevistado, alcançando a estabilidade de hoje, em relação a outros tempos como ele mesmo afirma, que não havia recurso algum para o início do empreendimento. Sendo categorizado e/ou enquadrado como “empreendedorismo de necessidade” (Dornelas, O processo empreendedor, 2015). Na linguagem de Jose Dornelas, o Sr. Claudeilson se enquadra nessa tipificação, “em que o candidato a empreendedor se aventura na jornada empreendedora mais por falta de opção por estar desempregado e não ter alternativa de trabalho” completa. (Dornelas, O processo empreendedor, 2015). E nessa esteira, afirma ainda o emprego do termo oposto o “empreendedorismo de oportunidade”, como leciona Dornelas, que o emprego dessa terminologia se aplica a empreendimentos bem estruturados e organizados, onde tudo é previsto desde o lucro ao decréscimo de determinado produto. O plano de negócio elaborado pelos autores se balizara exclusivamente no termo “Empreendedorismo de Oportunidade”, ao contrário do entrevistado Claudeilson.  

RESSALVAS

DA IDEIA DO EMPREENDIMENTO

Os autores após analisarem o cenário comercial da “cl quadra 2014” de Santa Maria Norte/DF surge a ideia, de montar uma cafeteria pela sua popularidade e um público que só cresce nos últimos tempos, com base no consumo progressivo de café foi definido o idéia do desafio. Porque cativa em seu segmento várias classes e faixas etárias. É o fomento de uma cafeteria no setor bancário de Santa Maria – cidade satélite de Brasília -, pois, após estudos se verifica várias oportunidades na comercial da cidade onde se aloca o comercio bem como o setor bancário, para tanto será delineada a oportunidade por meio de uma ferramenta comumente usada traçar objetivos e elaborar projetos, e suma essa ferramenta denominada pelos acrônimos SWOT do inglês que significa: “Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) que consiste em uma metodologia bastante popular no âmbito empresarial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (258.9 Kb)   docx (203 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com