TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prjeto integrador

Por:   •  13/11/2015  •  Monografia  •  3.418 Palavras (14 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

ADMINISTRAÇÃO

PROJETO INTEGRADOR II

PLANO DE NEGÓCIOS PARCIAL

Trabalho acadêmico apresentado como exigência da disciplina Projeto Integrador II, Universidade Anhanguera Uniderp - Polo Matão.

Aline Oliveira R.A 4911902767
Fernanda Lourenço Zaupa R.A 6973487144

Flávia Maria dos Reis R.A 6973487157

Gabriela Meneghesso de Jesus R.A 6973489521

Patrícia Miriam Marchiniaki R.A 6973487246


MATÃO – SP

2015


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        

2. SUMÁRIO EXECUTIVO        

3. ANÁLISE DE MERCADO        

3. 1. Principais características        

3. 2. Interesses e comportamentos do mercado consumidor        

3. 3. Concorrentes        

3. 4. Fornecedores        

4. PLANO DE MARKETING        

4. 1. Descrição das características dos serviços prestados        

4. 2. Determinação do preço        

4. 3. Estratégias de promoção        

4. 4. Estratégias de comercialização        

4. 5. Localização do negócio        

5. PLANO OPERACIONAL        

5. 1. Layout ou arranjo físico        

5. 2. Estimativa da capacidade de prestação de serviços        

5. 3. Processos operacionais        

5. 3. 1. Macro fluxo        

5. 4. Necessidade de pessoal        

5. 4. 1. Organograma estrutural        


1. INTRODUÇÃO

Um Plano de Negócios pode ser caracterizado como um Trabalho de Conclusão de Curso, pois nele são usados os conhecimentos adquiridos ao longo de todo o curso de Administração.

Normalmente, na elaboração de um Plano são colocadas em prática várias disciplinas desenvolvidas durante a graduação, como por exemplo: Marketing(necessário utilizar os conceitos da disciplina para analisar o mercado, o segmento, o público alvo em questão e a concorrência); Operação e Logística (para definir toda a parte de operação no dia a dia do Hotel e definição dos fornecedores); Jurídico (no conhecimento da Legislação Municipal, Administrativo Geral, para definir a estrutura física da empresa e o organograma); Administrativo Pessoal (na criação do quadro de colaboradores e na elaboração da cultura da empresa); e Econômico-Financeiro (na elaboração do Quadro de Investimento inicial, Fluxo de Caixa mensal, entre outros).  

Neste Plano de Negócios, requisito do Projeto Integrador II, envolveu-se as seguintes áreas para a sua elaboração: Financeira, Mercadológica, Recursos Humanos e Operações.

De acordo com Rosa (2004) um Plano de Negócios é um documento cujo fundamento é o de descrever por escrito quais os objetivos de um negócio e os passos que devem ser realizados para alcançar os objetivos preestabelecidos, minimizando riscos e incertezas inerentes a qualquer negócio. Neste sentido, um Plano de Negócios identifica e restringe os erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado.

Conforme Dornelas (2005, p. 98) “um plano de negócios é um documento usado para descrever um empreendimento e o modelo de negócios que sustenta a empresa”. A elaboração do plano engloba um processo de aprendizagem e autoconhecimento, possibilitando ao empreendedor localizar-se no seu ambiente de negócios. (DORNELAS, 2005, p. 98).

A elaboração de um Plano de Negócios é essencial porque ele serve como base para seguir no momento da criação de uma empresa.  “Plano de negócios é um documento que contém a caracterização do negócio, sua forma de operar, suas estratégias, seu plano para conquistar uma fatia do mercado e a projeções de despesas, receitas e resultados financeiros”. (SALIM et al., 2003, p. 3).

Durante o processo de construção do Plano de Negócios algumas perguntas deverão ser respondidas pelo empreendedor, descrevendo os principais pontos: Qual é o meu negócio?

Aonde quero chegar? O que vendo? Para quem vendo? Quais estratégias utilizarei? Como conquistarei o mercado? Quais são os fatores críticos de sucesso do meu negócio? Quanto vou gastar? Que retorno terei sobre o meu investimento? (SALIM et al., 2004).

O Plano de Negócios deverá ser estruturado desde a definição do negócio, análise do mercado, a planta do negócio, serviços que serão ofertados, definição dos diferenciais competitivos, estratégias para captar a demanda existente e informações financeiras como fluxo de caixa, por exemplo. (DORNELAS, 2005).

O Projeto Integrador IIfoi aplicado numa nova rede de Hotel inaugurada recentemente na cidade de Matão, interior de São Paulo, destacando, nesta fase, todas as etapas necessárias para a efetivação de um Plano de Negócios, conforme preconiza a literatura: Sumário Executivo; Análise de Mercado; Plano de Marketing; Plano Operacional; Plano Financeiro; Construção de Cenários; Avaliação Estratégica e; Avaliação do Plano de Negócio.

Este Projeto Integrador II tem o objetivo geral de elaborar um Plano de Negócios, contemplando todas as suas fases, para um Hotel situado na cidade de Matão, interior de São Paulo, fundamentado nos conceitos de Plano de Negócios.

Através do Plano, o empreendedor tem condições de situar-se no seu ambiente de negócios, entendendo a concorrência e as suas potencialidades frente ao mercado, bem como visualizar com clareza a viabilidade do seu negócio.

O principal fator que motivou a escolha por elaborar um Plano de Negócios nesse setor foià possibilidade de por em prática os conceitos aprendidos em sala de aula, junto a isso a vontade de analisar um negócio empreendedor. O empreendedorismo na área pode ser explicado pelo turismo de negócio, a cidade apesar de ser pequena conta com muitas indústrias, atraindo esse público para as redes Hoteleiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (675.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com