TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pro Inter Final I

Por:   •  31/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.660 Palavras (11 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA POLO PIRITUBA SP – UNIDERP

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial - EAD

FRANCISCO ARTEGUILDO DUARTE

RA: 6001006744

RELATÓRIO FINAL – PROINTER I

DISCIPLINAS NORTEADORAS:

Comportamento Organizacional

Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Empreendedorismo

Ética e Relações Humana no Trabalho

Técnicas de Negociação

Tutora EAD: Rúbia T. da Luz Silva

SÃO PAULO – SP

JUNHO/2016

UNIVERSIDADE ANHANGUERA POLO PIRITUBA SP – UNIDERP

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial - EAD[pic 2]

FRANCISCO ARTEG FRANCISCO ARTEGUILDO DUARTE

RA: 6001006744UILDO D


RESUMO

Gerir uma empresa, é sem dúvidas, uma missão desafiadora, e poucos conseguem obter resultados de destaque. Segundo o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio as Empresas), entre todas as empresas paulista abertas a cada ano, destas, 27% fecham em seu 1º ano de atividade. As principais causas que levam ao fechamento das empresas são: comportamento empreendedor pouso desenvolvido; falta de planejamento prévio; gestão deficiente do negócio; insuficiência de políticas de apoio; flutuações na conjuntura econômica; e problemas pessoais dos proprietários. Fonte: (SEBRAESP Ago/2010).

Portanto, para construir um legado de sucesso como empreendedor, é preciso planejamento, estratégia, foco e muito trabalho. Diante do desafio apresentado pelo Projeto Interdisciplinar Prointer, este trabalho tem como objetivo desenvolver um plano de negócio, e apresentar a viabilidade de um novo empreendimento.

Após analisar e pesquisar sobre o empreendedorismos, visualizei novas oportunidades no mercado de seguros, um mercado em expansão mesmo em tempos de crise econômica, e que vale apena investir. A escolha desse ramo de negócio, está ligado a evolução do setor de seguros nos últimos anos, que cada vez mais necessitas de pessoas inovadoras e capazes de acompanhar as mudanças que vive o mercado.

PALAVRAS – CHAVE: Administrar. Empreendedorismo. Gestão. Planejamento.

SUMÁRIO

UNIVERSIDADE ANHANGUERA POLO PIRITUBA SP – UNIDERP        1

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial - EAD        1

SÃO PAULO – SP        1

JUNHO/2016        1

UNIVERSIDADE ANHANGUERA POLO PIRITUBA SP – UNIDERP        2

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial - EAD        2

1.        INTRODUÇÃO        5

2.        QUESTIONÁRIO E ENTREVISTA COM A EMPREENDEDORA        6

2.1 Análise da entrevista.        10

3.        PLANO DE NEGÓCIO        11


  1. INTRODUÇÃO

Muito além de sonhar, empreender é estar disposto a trabalhar arduamente para fazer as coisas acontecerem, ser profundamente apaixonado pelo que faz, ter ciência da importância do seu papel no desenvolvimento econômico, social, político e cultural de um país. Ou seja, o empreendedorismo é um propulsor importante da economia moderna, que gera riqueza, emprego e renda, promovendo melhorias nas vidas das pessoas.

Os empreendedores são pessoas diferenciadas, que possuem motivação singular, apaixonadas pelo que fazem, não se contentam em ser mais um na multidão, querem ser reconhecidas e admiradas, referenciadas e imitadas, querem deixar um legado. (DORNELAS, 2005, p. 21). 

No entanto, para construir um legado de sucesso como empreendedor, algumas ferramentas são imprescindíveis para tal. É fundamental ter um bom plano de negócio que seja claro e bem estruturado, pois o mesmo, irá nortear o empreendedor a seguir na construção de seu projeto e executa-lo de maneira eficaz.

Mais, afinal o que é um plano de negócio? Trata-se, usualmente de um documento que explica a visão da empresa, incluindo a descrição do negócio, dos produtos e serviços ofertados pela empresa, análise de seus concorrentes diretos, mercado-alvo, plano detalhado de marketing e vendas. No que se tange a finanças, é primordial a existência de um balanço patrimonial que demonstre o fluxo de caixa projetado no mínimo para os três primeiros anos do negócio.

Para (PESCE, 2014, p. 88), “o plano de negócio deve ser um documento vivo, sempre em desenvolvimento. Quando a empresa e o mercado evoluem, é uma boa ideia atualiza-lo”. Portanto, um bom planejamento contribui para minimizar os riscos que a empresa eventualmente venha enfrentar, facilita na administração, auxilia a tomar decisões e ações, que sejam necessárias para desenvolvimento do negócio como: gerenciar, criar, inovar e implementar novos investimentos.

Diante do desafio atribuído, através do Projeto Interdisciplinar Prointer I, concomitantemente como as disciplinas norteadoras: Técnicas de Negociação;

Comportamento Organizacional; Empreendedorismo; Ética e Relações Humanas no Trabalho e Desenvolvimento Pessoal e Profissional. Este trabalho tem como objetivo analisar e interpretar, as informações do questionário contido na página 06 deste documento acadêmico, sobre a entrevista com a empreendedora Ana Carmen da Silva.

E com base nestas informações, apresentar a ideia de um novo empreendimento, atendendo o manual de elaboração do Projeto Interdisciplinar Porinter I, construir um plano de negócio que tenha viabilidade econômica, a curto, médio ou longo prazo, e acima de tudo, cultivando a ética, tanto nas relações pessoais, quanto profissionais, dentro da organização e na gestão do negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (267.9 Kb)   docx (32 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com