TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Administrativos - Desenhos Organizacionais

Por:   •  11/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 2

Pesquisa: Análise e descreva o que ocorre em uma empresa quando assume um novo desenho organizacional.

O desenho organizacional empregado nas grandes organizações é o resultado de um processo evolutivo que inicia com a organização como máquina até os aspectos mais sociais e técnicos mais sutis dos dias de hoje. Durante esse período de transição, várias idéias foram introduzidas, como a teoria da contingência segundo a qual as empresas mostram-se mais eficientes quando suas características são adequadas ao ambiente. A segunda era conseqüência da primeira: se duas unidades da mesma organização operar em ambientes diferentes, cada uma delas terá características diferentes. Ele define os orgãos, níveis, atribuições, responsabilidades, recursos e competências necessárias à dinâmica organizacional. Assim define como a organização irá funcionar e como os seus recursos serão distribuídos e aplicados.

O retrato organizacional atende a quetro requisitos:

1. Estrutura básica: Divisão do trabalho e alocação dos recursos empresariais.

2. Mecanismo de operação: Indica aos participantes da empresa o que devem e o que não devem fazer, por meio de normas e regulamentos internos.

3. Mecanismo de decisão: Corresponde à distribuição do poder e a hierarquia da autonomia da autoridade para tomar decisões dentro da organização.

4. Mecanismo de coordenação: Define como a organização deve integrar e harmonizar suas diferentes partes em função do trabalho organizacional.

Qualquer desenho organizacional apresenta quatro características principais:

• Diferenciação: Uma técnica administrativa que se encontra relacionada com a divisão do trabalho organizacional.

• Formalização: Uma técnica administrativa que se fundamenta na determinação de “como”, “quando” e “por quem” cada tarefa deve ser efectuada,

• Centralização: Uma técnica organizacional que consiste na distribuição da autoridade , direito organizacional de exigir que uma tarefa seja executada, dentro da organização.

• Integração: Uma técnica organizacional relacionada com a diferenciação, isto é, a integração e coordenação das actividades entre as hierarquias.

O desenho organizacional é indicado para situações em que o empreendimento é muito grande e tecnicamente complexo, acabado em si mesmo, tal como ocorre nas indústrias de construção civil, de maquinaria pesada e de produtos de grande porte e em atividades de pesquisa e desenvolvimento. Se a tecnologia é auto-suficiente e que não depende de outras atividades ou órgãos para o seu desempenho, então essa estrutura por projeto é a mais indicada.

O objetivo primordial deste desenho é o de encontrar coerência e compartibilidade entre os diferentes tipos de variáveis (objectivos de empresa, estratégias, tecnologias, tamanho da empresa, entre outros).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (39.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com