TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Decisórios

Por:   •  4/5/2015  •  Monografia  •  2.084 Palavras (9 Páginas)  •  1.175 Visualizações

Página 1 de 9

ORGANOGRAMA LOJAS CEM

[pic 1]

Fonte: Lojas Cem, 2015.

Descrição:

Como vemos a cima as Lojas Cem é uma empresa departamentalizada, sendo 35 funcionários no total, 30 diretos e 5 indiretos em diversos cargos sendo eles:

- 1 Presidente

- 4 Diretores

- 1 Supervisores

- 1 Gerente

- 1 Treinador

- 1 Assistente da Gerencia

- 1 Estagiário Gerencia

- 4 Caixas

- 2 Vendedores Estagiários

- 7 Vendedores Gerais

     - 8 Vendedores Portáteis

- 2 Auxiliar de Loja

- 2 Auxiliar de Limpeza.  

3.2 Estrutura Organizacional Atual

A Estrutura organizacional é a maneira como as atividades da organização são divididas, organizadas e coordenadas. Constitui a arquitetura ou formato organizacional que assegura a divisão e coordenação das atividades dos membros da organização. Na verdade, a estrutura organizacional funciona como expunha dorsal da organização, o esqueleto que sustenta e articula todas as suas partes integrantes. Nesse sentido, a estrutura organizacional costuma apresentar uma natureza predominantemente estática. Ela se refere à configuração dos órgãos e equipes da organização.

  • Entradas de Insumos: 

Fornecedores:

Matéria

Matérias - Prima

Energia

Informação

Desenho organizacional: Divisão de trabalho organizacional para transformar os insumos em resultados.

  • Saídas ou Resultados:

      Clientes:

Produtos

Serviços

Dá-se o nome de unidade á cada subdivisão dentro de uma organização. Assim divisões, departamentos, seções, grupos de trabalho e equipes são considerados unidades organizacionais. De um lado, cliente significa pessoas ou instituições que utilizam o produto ou serviço proporcionado pela organização. O Cliente Interno significa a pessoa ou unidade que utiliza o produto ou serviço proporcionado por uma pessoa ou unidade organizacional. O Cliente Externo significa a pessoa ou instituição que utiliza o produto ou serviço proporcionado pela organização. Em uma empresa, o cliente pode ser o consumidor do produto ou o usuário do serviço. Na outra ponta, Fornecedor significa as pessoas ou instituições que proporcionam um produto ou serviço para que a organização possa funcionar. O Fornecedor Externo é outra organização, enquanto o Fornecedor Interno representa uma unidade organizacional.

A Função administrativa de organizá-la conduz necessariamente á criação da estrutura organizacional. A estrutura organizacional pode ser definida como:

O conjunto de tarefas formais atribuídas às unidades organizacionais - Divisões ou departamentos e as pessoas.

As relações de subordinação, incluindo linhas de autoridades, responsabilidades pelas decisões, número de níveis hierárquicos a amplitude do controle administrativo.

O desenho de sistemas para assegurar coordenação eficaz entre as pessoas ao longo das unidades organizacionais.

Significa a pessoa ou unidade que utiliza o produto ou serviço proporcionado por uma pessoa ou unidade organizacional.

  • Estrutura Formal

Deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns aspectos, pelo seu organograma, Ênfase quanto as posições em termos de autoridades e responsabilidades Autoridade flui, na maioria das vezes, de forma vertical Estável

Foco no controle, Liderança é formalizada, É alicerçada por fluxos e canais formais.

  • Estrutura Informal

Surge da interação social das pessoas, o que significa que se desenvolve espontaneamente. Representa relações que usualmente não aparecem no organograma Vinculado às pessoas Autoridade fluem, na maioria das vezes, de forma horizontal Dinâmica, Não tem foco no controle, Trabalha com a inteligência emocional, Liderança informal, É alicerçada por fluxos e canais informais.

É o conjunto ordenado de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões das unidades de trabalho de uma organização.

Responsabilidade:

 - Departamentalização

- Linha e assessoria

- Especialização do trabalho

- Autoridade

 - Amplitude administrativa ou de controle

- Níveis hierárquicos

- Delegação

- Centralização/descentralização

Níveis - Estratégicos

- Tático

- Operacional.

Introdução:

A rede Lojas CEM é uma das maiores revendedoras de móveis e eletrodomésticos do país. É uma empresa modelo que está presente nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. Para garantir a eficiência das operações e a rapidez das entregas, as Lojas CEM possuem um dos mais modernos centros de distribuição do mercado.

 As Lojas Cem é uma empresa totalmente privada, quando a parte total da empresa é de uma mesma família.

As Lojas Cem tem uma rede de trabalho de hierarquia quando todos os funcionários têm cargos distintos e todos dependem do trabalho de uma mesma equipe.

Este trabalho está sendo baseado na loja de Guariba Interior de SP. Esta unidade é a de numero 177 foi aberta em 2009, uma loja que fica situada no centro da cidade em um prédio próprio da empresa uma loja nova porem com um excelente faturamento uma loja de grande porte com um faturamento anual de 12 milhões de reais mais ou menos, com um faturamento mensal que gira em torno de 1 milhão de reais mês com algumas variáveis, pois sabemos que a loja possui comentos de vendas maiores ou menores mais que giram em torno desses valores. Nossa loja emprega 35 pessoas diretamente ligadas a loja de Guariba que trabalham na unidade e outros q trabalham fora também, na matriz em Salto - SP mais 10 pessoas trabalham ligadas a Filial- 177 Guariba, e outros tantos em postos e interpostos de carga e descarga de produtos.

3.2.1. Dimensões Estruturais

 

Quando tocamos no item de analise estrutural, temos na unidade de Guariba uma estrutura muito parecida com a maioria das empresas na qual se possui um supervisor de equipe para comandar uma força de trabalho considerada media.

A empresa possui algumas regras para fechamento de suas contas que nada mais são do que a entrega de metas de vendas estipuladas para diretoria da empresa com base na análise do mercado local, somando com incremento de vendas baseado num percentual variado mês a mês. Essas metas são dirigidas diretamente ao gerente a operador que repassa para seus subordinados diretos que são os supervisores de vendas através de reuniões previamente determinadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (212.3 Kb)   docx (62.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com