TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual Individual 1º Semestre de Gestão de Recursos Humanos

Por:   •  20/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.137 Palavras (9 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA  - UNIDERP

SANTO ANDRÉ, SP

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

LEDJANE PRUDENCIO LOPES ALEXANDRE               RA: 0172001103

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

Temática Interdisciplinar: Planejamento estratégico

SANTO ANDRÉ, SP

2018.

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA - UNIDERP

SANTO ANDRÉ, SP

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

LEDJANE PRUDENCIO LOPES ALEXANDRE

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. Centro Universitário Anhanguera - Uniderp – Santo Andre, SP, como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas de Gestão de Pessoas, Matemática Financeira, Planejamento Estratégico, Responsabilidade Social e Ambiental, Metodologia Científica Sob a orientação do tutor à Distância Diego Vas.

SANTO ANDRÉ – SP

NOVEMBRO 2018

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        PESQUISA E SUA GESTAO DE PESSOAS        5

2.1.        DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL        5

2.2.        A ORGANIZAÇÃO E SUA RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL        6

2.3.        MATEMÁTICA FINANCEIRA        7

2.4.        A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO        7

2.4.1.        ANALISE SWOT        8

2.4.2.        CONTROLE ESTRATÉGICO        8

3.        CONSIDERAÇOES  FINAIS        9

4.        REFERÊNCIAS        10

  1. INTRODUÇÃO

Nos últimos anos as organizações tem se empenhado mais em seguir um planejamento estratégico, que consiste em seguir algumas etapas.

A “BK Biju e Acessórios” é uma pequena empresa que atua no ramo de loja de variedades, que esta aprendendo a melhorar sua gestão com suas dificuldades. A finalidade desse texto é conhecer a gestão da empresa e apresentar intervenções para o melhor planejamento da mesma, assim aplicando o conhecimento adquirido no primeiro semestre do curso de Gestão de Recursos Humanos.

 

  1. PESQUISA E SUA GESTAO DE PESSOAS

 Empresa pequena e familiar, chamada BK Biju e Acessórios, localizada na cidade de Rio Grande da Serra, SP, que atua no ramo de loja de variedades oferecendo para seus clientes, bijuterias, bolsas, carteiras, acessórios para cabelos, maquiagens entre outros.

   Nesta empresa trabalham 5 (cinco) colaboradores, onde suas funções e responsabilidades estão definidas, documentadas para todas as funções e conhecidas por todos os colaboradores, que por sua vez sabem as atividades que devem ser compridas no dia a dia, resultando em um bom funcionamento da empresa.

A BK Biju e Acessórios, seleciona seus colaboradores conforme a sua necessidade com padrões definidos para todas as funções considerando seus requisitos e responsabilidades, dando oportunidade para os colaboradores que nela trabalham. Oferece treinamento por meio de integração, para seus novos integrantes, onde são apontadas as atividades da função, horários, benefícios, o local de trabalho e colaboradores.

A empresa não pratica ações que promovam o bem-estar e a satisfação dos seus colaboradores, segundo a mesma, por ter um pequeno quadro de funcionários e perceber um bom relacionamento entre eles não vê a necessidade dessas ações.

  1. DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

A empresa pesquisada visa ter colaboradores, responsáveis e que façam parte da equipe, sempre empenhados em resolver as questões da mesma. Para ter bons resultados, é necessário que se tenha um plano que envolve todas as questões da gestão de pessoas.

Gestão de pessoas implica em um conjunto integrado de atividades que envolvem contratar pessoas a partir de cargos previamente descritos, remunerá-las por meio de salário, benefícios e incentivos, avaliar seu desempenho profissional e desenvolvê-las em suas necessidades e naquelas das organizações. Proporcionar condições de segurança e qualidade de vida no trabalho ajuda a mantê-las na empresa e a partir de sistemas de informações gerenciais, monitorar pessoas em seus mais diversos aspectos (CHIAVENATO, 2014, p. 11).

Na questão de treinamento e bem estar dos seus colaboradores, a BK Biju e Acessórios não dá a devida importância, por isso seus resultados estão sendo prejudicados. Para resolver essa questão a empresa deve fazer um plano de treinamento para seus colaboradores, promovendo encontros quinzenais ou mensais, com cursos, palestras, apresentações de novos produtos e instruções para realizar um bom atendimento a seus clientes. Podendo aproveitar esses encontros para fazer uma confraternização, com dinâmicas, brincadeiras, premiações por metas alcançadas etc. Criando assim um bom ambiente para que seus colaboradores sintam-se bem e felizes por trabalharem na empresa.

Segundo Luz (2003, p. 45)

Há três formas de o clima se revelar: bom (favorável), prejudicado (desfavorável), ruim (neutro). Bom é quando existe motivação, entusiasmo de todos os funcionários. No prejudicado, há comportamentos e situações que são percebidos de forma negativa, afetam o entusiasmo das pessoas; e no clima ruim o colaborador não apresenta interesse ou motivação, o que afeta sua produtividade.

 Para que qualquer organização tenha sucesso em sua gestão, é preciso ter um planejamento atualizando-o sempre, para que conquiste o objetivo necessário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (135.9 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com