TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual Interdisciplinar em Grupo 2º Semestre - Recursos Humanos UNOPAR

Por:   •  1/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.137 Palavras (17 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Gestão de recursos Humanos

DENISE TEIXEIRA DE OLIVEIRA CALZAVARA

JÉSSICA BEBEM DA COSTA

TAMARA ALINE GRANADO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDICIPLINAR EM GRUPO

[pic 3]

Mogi Guaçu

2018

DENISE TEIXEIRA DE OLIVEIRA CALZAVARA

JÉSSICA BEBEM DA COSTA

TAMARA ALINE GRANADO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDICIPLINAR EM GRUPo

Trabalho apresentado ao Curso Gestão em Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Pitágoras Unopar, para as disciplinas Gestão de Pessoas, Matemática Financeira, Planejamento Estratégico, Responsabilidade Social e Ambiental e Metodologia Científica.

Prof.Monica M. Silva, Hallynnee. H. P. Rossetto, Henry. T. Nonaka, Fábio L.Z.Coltro, Reginal Célia Adamuz e Stefania Kemp

Mogi Guaçu

2018

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        GESTÃO DE PESSOAS        4

2.1        RECRUTAMENTO E SELEÇÃO        4

2.2        INTEGRAÇÃO        5

2.3        CULTURA ORGANIZACIONAL        6

2.4        PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO        7

3        MATEMATICA FINANCEIRA        9

3.1        BANCO DO BRASIL        10

3.2        BANCO BRADESCO        11

3.3.       BANC SANTANDER        12

4        RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL        13

CONCLUSÃO        14

REFERENCIAS        15


  1. INTRODUÇÃO

O trabalho nos propôs fazer uma pesquisa de mercado voltada a aplicabilidade de todos os conteúdos estudados durante o semestre.

Fomos à Transpostadora Translecchi, que nos cedeu um dia para realizar o trabalho. Segundo o gerente da unidade, Rodrigo, a empresa está há 20 anos no mercado de logística e sua matriz fica em Mogi das Cruzes. Tudo começou quando os donos da empresa abriram uma casa de material de construção e, vendo que a logística local era muito precária, resolveram comprar dois caminhões para realizarem suas próprias entregas. Após isso fecharam negocio com algumas empresas próximas que tinham a mesma dificuldade e vendo que tudo foi dando certo, abandonaram o comercio e seguiram no ramo da logística. Após 12 anos no mercado, fecharam parceria com a Ambev na cidade de Mogi Mirim, aonde montaram a sua primeira filial e posteriormente em mais seis unidades distribuídas nas Ambevs do sul de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. A transportadora, também trabalha em parceria com a empresa Raízen na cidade de Ipausú durante a safra de cana de açúcar.

Dentro da unidade que acompanhamos, a transportadora tem ao todo 130 funcionários e presta serviços terceirizados de apoio logístico (armazém) e distribuição urbana (entrega de produtos em bares, restaurantes e diversos estabelecimentos).

Após todo esse tempo no mercado a empresa desenvolveu técnicas de valorização do capital humano que existe na empresa, prezando pelo o clima organizacional e o bem estar dos funcionários.


  1. GESTÃO DE PESSOAS

  1. RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Uma das características de empresas terceirizadas que trabalham para Ambev é o fato de que todas precisam cumprir os padrões da companhia, ou seja, a AmBev acaba por comandar como serão executadas todas as atividades da empresa. Um exemplo disso é a parte de recrutamento e seleção. A transportadora precisa acompanhar como deverá ser feito o processo através de um formulário que fica disponível no portal da Ambev. Esse formulário mostra todas as etapas que deverão ser cumpridas na seleção e contratação de novos colaboradores.

Sabemos que existem quatro tipos de recrutamento: interno, externo, misto e online. Neste caso a empresa opta por fazer, em vagas operacionais e administrativas, o recrutamento misto, ou seja, quando há uma seleção com os colaboradores que já estão na empresa e com os do mercado de trabalho, a vaga é divulgada tanto interna quanto externamente e desse modo é feita a escolha do recrutador, junto ao líder imediato.

Tanto os candidatos internos quanto os externos, precisam passar por todas as etapas do processo de seleção. Por exemplo, para a contratação de motoristas é necessário que o candidato seja aprovado nas provas de português, matemática, teste teórico e prático de direção, testes psicológicos (palográfico e AC), exame toxicológico e exame médico. Por esse motivo, segundo o padrão da empresa, o RH tem até 30 dias para contratar um funcionário, desde a data de solicitação.

A empresa trabalha também com um banco de candidatos, ou seja, o RH realiza todas as etapas que tem custo zero (provas e testes realizados internamente) e seleciona alguns candidatos pré-aprovados que permanecem em banco até o surgimento de uma vaga. Isso facilita a contratação de pessoal em períodos sazonais, pois o processo já está parcialmente aprovado quando as vagas são abertas.

Para vagas de liderança, a empresa geralmente realiza somente o recrutamento externo. Segundo o RH, em casos de vagas para liderança a própria matriz realiza todo o processo e encaminha a solicitação de troca do funcionário alguns dias antes da admissão do novo líder. Segundo alguns funcionários a empresa já teve problemas com o vazamento de informações antes do desligamento do funcionário que seria substituído.

As desvantagens do recrutamento exclusivamente externo é um período mais longo de adaptação do novo colaborador e por mais que o processo seja muito bem feito, podem haver dúvidas em relação ao desempenho do novo funcionário, pois algumas coisas não ficam esclarecidas somente na entrevista.

Existem diversas maneiras de se coletar dados referentes ao clima organizacional de uma empresa, no caso da empresa pesquisada, a pesquisa de clima é feita anualmente através de formulários. Até o ano passado os formulários eram impressos e entregues aos funcionários para serem preenchidos e após isso enviados via correio para uma empresa que fazia a apuração dos dados. Esse ano a empresa fez uso de um formulário eletrônico, anônimo, porém segundo funcionários, foi enviado ao RH uma lista que continha o nome e um código para cada funcionário entrar em um site e realizar a pesquisa, e isso, segundo eles, causou um certo desconforto, pois não garantia o anonimato, o que fez com que algumas pessoas não expressassem a sua real opinião em relação a alguns pontos de melhoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)   pdf (363.6 Kb)   docx (725.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com