TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual Interdisciplinar: Retoque: de empresa familiar à Holding familiar

Por:   •  30/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.199 Palavras (17 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 17

DESAFIO PROFISSIONAL

TÍTULO DO TRABALHO:

Produção Textual Interdisciplinar: Retoque: de empresa familiar à Holding familiar

.


DESAFIO PROFISSIONAL

TÍTULO DO TRABALHO:

Produção Textual Interdisciplinar: Retoque: de empresa familiar à Holding familiar


SUMÁRIO

Introdução.        ...................4

Desafio  1        5

Passo 1.        5

Passo 2.        8

Desafio  2..................................................................8

Desafio  3.        10

Desafio  4.        11

Desafio  5.        13

Considerações Finais        16

Referências        17

INTRODUÇÃO

A empresa Retoque, tem expandido seu negócio e consequência sofreu alguns percalços devido a falta de acompanhamento mais enérgico dos responsáveis pela gestão de recursos humanos. Dessa formas, ocorreram alguns acidentes e trabalho e processos trabalhista, mostrando a necessidade de maior atenção para a área de segurança no trabalho.
Com tudo a empresa apresenta um modelo de negócio de sucesso e está em plena expansão, possuindo 5 filiais no estado de Minas Gerais e uma média de 450 funcionários, sendo referência no mercado de matérias de construção.

Visando novos horizontes, a Retoque começou a diversificar suas atividades, investindo em treinamento empresarial, criando a “Retoque Seg T&D Consulting”, que treina tanto o público interno quanto o público externo oferecendo cursos e treinamento na área de segurança do trabalho.

Para se manter no mercado e permanecer em constante crescimento e gerando lucros a empresa Retoque, precisa desenvolver ações estratégicas e cuidar dos talentos da organização, necessitando assim de área especifica que possa criar um banco de dados com as competências e habilidade de cada empregado visando adequar os perfis aos cargos, bem como a elaboração de um plano premunição e carreiras solido, como o intuído de manter os talentos na organização.

Para isso é necessário o apoio dos diretores na implementação desses projetos, disponibilizando os funcionários, troca de informações e facilitação da gestão de conflitos a fim de alcançarmos os objetivos da organização. É importe que todos estejam alinhadas para que o objetivo seja atingido, principalmente após a prospecção de uma nova aquisição para a Retoque, uma fabrica de tintas. Esse momento de transição exige colaborares dedicados.

Nesse relatório serão apresentadas a soluções para os 5 desafios propostos pelo presidente da Retoque. São eles: Cargos (Descrição de cargo por Competências, Plano de Carreira Estrutura em Linha), Plano de melhorias para a saúde e segurança do trabalhador, Programa de Treinamento, Implantação de SIG e Negociação.


  • 1º Desafio: Descrição de cargo por Competências

Passo 1: Serão descritos três cargos do setor de treinamento e desenvolvimento



DESCRIÇÃO DE CARGOS / COMPETÊNCIAS

CARGO: Analista de RH pleno

Competências do Negócio: Empresa de materiais de construção

Subordinados: Analista de treinamento Júnior / Assistente de treinamento traine

Superior Imediato: Coordenador de RH

Revisão: 1 ano

Missão do cargo: Este cargo tem como missão principal contribuir na administração dos subsistemas da área de Recursos Humanos, envolvendo: departamento de pessoal, recrutamento e seleção e administração de benefícios, bem como prestar atendimento aos colaboradores para esclarecimento de dúvidas, visando o cumprimento da legislação vigente e procedimentos Internos.

Funções/ Atribuições e Responsabilidades: Efetuar o apontamento de horas, através das marcações de ponto eletrônico, registrando atestados e tratando divergências identificadas,para garantir a veracidade dos dados integrantes à folha de pagamento dos colaboradores.

Desenvolver atividades inerentes à rotina trabalhista e relações trabalhistas, tais como: folha de pagamento, férias, rescisão contratual, homologações no sindicato,

cálculo de encargos trabalhistas e administração de estagiários, visando o pleno atendimento às exigências legais. Realizar o recrutamento e seleção de pessoal, captando candidatos, efetuando análise prévia através de contato telefônico e entrevista presencial, juntamente com a área solicitante. Efetuar a integração de novos colaboradores, preparando os documentos necessários para admissão e fornecendo orientações inerentes às políticas de RH e procedimentos internos, a fim de garantir a integração dos mesmos no ambiente de trabalho.

Administrar benefícios concedidos pela empresa aos empregados, providenciando a entrega e levantando informações necessárias para manutenção (inclusões, alterações e exclusões), com a finalidade de assegurar o pagamento dos benefícios aos colaboradores.

Efetuar o levantamento de informações para composição dos indicadores de RH, tais como: absenteísmo e entrevistas de desligamento, a fim de subsidiar a Diretoria.Representar a empresa. Prestar atendimento e suporte aos empregados

e gestores, fornecendo informações e orientações aos assuntos relacionados à folha de pagamento, procedimentos e normas internas. Participar de treinamentos e seminários que propiciem o aprimoramento e o aperfeiçoamento do conhecimento para assuntos ligados aos negócios da empresa, do próprio setor de atuação ou cargo exercido, objetivando melhoria contínua dos processos, bem como desenvolvimento profissional e pessoal.

Conhecer a missão, valores, políticas e objetivos da empresa, atendendo às normas, instruções, procedimentos internos e do sistema de gestão integrada, garantindo a qualidade, segurança do trabalho, meio ambiente e medicina preventiva, de forma a contribuir para a valorização das pessoas, otimização dos processos, desenvolvimento sustentável e melhor atendimento aos clientes internos e externos.
Prestar atendimento e realizar outras atividades profissionais correlatas e inerentes ao cargo exercido, conforme orientação e/ou solicitação do Superior imediato.

Experiência Mínima: 2 a 4 anos

Formação: Superior Completo, , nas areas de  Administração, Psicologia, Gestão de RH ou Cursos Relacionados

Treinamentos Necessários: 

Gestão de Pessoas

Idioma: Inglês /
Informática: MS Office

Legislação: Trabalhista e Previdenciária

Normas e Procedimentos Internos

Normas de Segurança do Trabalho

Normas do Sistema de Gestão da Qualidade

Técnicas de Recrutamento

Habilidades e Pesos Necessárias: Minímo:Imparcial, dinamico e comunitcativo
Desejavel: Proatividade, comprometimento e empatia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.7 Kb)   pdf (325.8 Kb)   docx (100.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com