TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

3º Semestre Recursos Humanos Unopar

Exames: 3º Semestre Recursos Humanos Unopar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  1.690 Palavras (7 Páginas)  •  657 Visualizações

Página 1 de 7

2. PANORAMA DAS ORGANIZAÇÕES

Com os avanços técnologicos existentes hoje, as organizações estão cada vez mais exigente quando se trata em contratação de funcionarios.

O funcionario que não se preocupar em se qualificar, cada vez mais vai ficar sem campo para atuar.

As empresas hoje esperam que um profisional tenha: uma boa comunicação, flexibilidade, iniciativa e proatividade. Além disso, habilidade para solução de conflitos, relacionamento interpessoal, foco em resultados, administração do tempo, trabalho em equipe, cooperação, autoconfiança.

È preciso planejar a previsão de pessoal e isso significa entender as necessidades atuais e futuras da organização. E existem varios modelos de planejamento de previsão de pessoal, para que assim possa determinar a quantidade de funcionarios necessários para que a organização funcione na melhor maneira possivel. Segue os modelos de previsão de pessoal: substituição de postos-chave, tem uma forma de organograma, onde o nome das pessoas e algumas informações sobre seu desempenho constam no cargo correspondente, o fluxo de pessoal faz um mapeamento do fluxo das pessoas na organização através do cálculo do número de desligamentos, admissões, transferências e promoções e o o modelo de planejamento integrado leva em conta quatro fatores: o volume de produção planejado; as mudanças tecnológicas que possam alterar a produtividade; as condições de oferta e procura e o planejamento de carreira. Esse ultimo modelo é o mais abrangente e cabe ao profissional de RH, disseminar para a organização a importância do planejamento de pessoal. Descrição de cargos: A descrição sera a relação de todas as tarefas a serem realizadas pelo ocupante da vaga. Resumindo é a definição do que é feito, de como se faz, de quando se faz, de onde se faz e porque se faz.

Chiavenato (2010, p.218) “A descrição de um cargo é um retrato simplificado do conteudo e das principais responsabilidades do cargo”.

Analise de cargos: É o detalhamento dos conhecimentos, habilidades e capacidades necessarias para que um ocupante de um cargo possa realizar adequadamente as atividades previstas para este cargo.

Numa organização deve ser bem definida a analise do cargo, pois sera atraves disso que o Recusros Humanos podera saber e definir o perfil do empregado que pretende contratar e a descrição do cargo servira para que o empregado veja qual a tarefa que devera realizar na organização. Com estes 02 processos se inicai uma contratação.

3. TIPOS DE RECUTAMENTO

As organizações podem buscar o recrutamento em 02 maneiras, sendo elas:

Recrutamento externo e recrutamento interno.

No recrutamento interno a vaga pode ser preenchida com funcionarios da propria organização, pode ser por promoção ou tranferencia e normalmente as organizações trabalham com o plano de carreiras. Com esse palno de carreiras os proprios funcionarios podem verificar as possiveis ascenção. Como tudo na vida, esse recutamento tem suas vantagens e desvantagens.

As vantagens são: aproveita o pontencial interno; o custo finaceiro é mais baixo; os canditados já são conhecidos; pode ser um incentivo para o profissional continuar na empresa.

As desvantagens: pode gerar acomodação; deixa de ter novas ideias e experinecias externas que venham a contribuir com organização.

No recrutamento externo os funcionarios vem de fora da organização. Também tem suas vantagens e desvantagens.

As vantagens: recicla pessoas; traz novas ideias para a organização; possibilita a inclusão de novas personalidades e talentos.

As desvantagens: maior custo finaceiro; ocupa maior tempo para preenchimento da vaga; requer planejamento e elaboração da fase seguinte que é o processo

seletivo.

Nós como profissionais de Recursos Humanos, devemos estar preparado para sabermos qual sera a melhor forma de recrutamento.

As empresas pode utilizar as seguintes formas para recrutar um candiatdo:

Anuncios em jornais e revistas; agencias de recrutamento; cartazes e anuncios fixados em lugares visiveis; indicação de funcionarios; banco de candidatos.

Temos também o recutamento on-line que esta sendo muito usada nas organizações. São disponíbilizado em seu site as vagas abertas, ou direcionam o site de uma empresa parceira, responsável pelo recrutamento e seleção.

Não vejo desvantagen nesse metodo de recrutamento, enxergo somente vantagens, por exemplo, com esse tipo de recutamento pode ser alcançado muito mais pessoas e após a fase de cadastro do curricilo pode ser feito a triagem dos candidatos e assim diminuido o tempo para o recrutamento.

4. SELEÇÃO DE PESSOAL

Depois de ter sido feito a triagem dos candidatos no processo de recrutamento, passamos para a seleção de pessoal e nessa etapa pode ser realizado alguns testes.

Pode-se fazer a analise dos curriculo que é essencial para a triagem e nele avaliam-se itens como estabilidade, tempo que o profissional permaneceu em cada emprego. Erros de digitação, erros ortográficos e gramaticais, deficiência nas pontuações, informações desatualizadas, falta de uma organização cronológica, a descrição muito vaga de títulos, entre outros, são normalmente observados pelos selecionadores.

Temos os testes de conhecimento, psicologicos e praticos.

Os testes de conhecimentos verificam o grau de informação que o canditado possui ele esta dividido em conhecimentos gerais e conecimentos especificos , os testes psicologicos avaliam as características socioemocionais ou afetivas do candidato e os testes praticos medem a capacidade do candidato em fazer parte do trabalho para o qual será contratado.

Alem dos testes mencionado acima temos os jogos, as dinamica de grupo e a entrevista. Os Jogos e dinâmicas de grupo são técnicas que permitem identificar aspectos comportamentais do candidato em um ambiente mais descontraído e informal.

E a entrevista é tecnica mais utilizada em processo de contratação.

Na entrevista temos 4 etapas: abertura, pesquisa, troca e fechamento. E alem dessas etapas para proseguir em uma boa entrevista temos que planejar um roteiro. Como desenvolvimento de carreira abordando aspectos da formação profissional do candidato, relacionamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com