TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção de texto Quintessência Case

Projeto de pesquisa: Produção de texto Quintessência Case. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.330 Palavras (6 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 7

4 REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho de produção textual do Caso Quintessência, que é uma empresa farmácia de manipulação de produtos fármacos que há 20 anos atua no mercado de medicamentos manipulados no Brasil. O objetivo geral é aprofundar a visão sistêmica na administração de uma empresa, empregando a interdisciplinaridade na gerência e no processo de tomada de decisão, responsabilidade social e ambiental e gestão de pessoas.

2 DESENVOLVIMENTO

Na década de 80, com o ressurgimento das farmácias de manipulação após um período de 20 anos de estagnação, quatro jovens farmacêuticos, recém – formados pela UFRJ, resolveram se unir em torno de ideal comum montar uma farmácia homeopática, onde pudessem exercer a assistência farmacêutica desde a recepção da receita à manipulação dos medicamentos, fornecendo informações éticas sobre os cuidados com a terapia, buscando na parceria com o médico fechar um ciclo de atenção à saúde do cliente.

Os aspectos formais de uma organização são representados pelo organograma da empresarial. Na estrutura formal podemos destacar visão, missão e valores, estes estão relacionados intimamente ao planejamento estratégico da organização. Desta forma pode-se concluir que, os aspectos formais são condicionantes básicos para obter uma eficácia no planejamento, e este deve gerar ações que contribuam para que alcance suas metas e objetivos finais em todos os aspectos organizacionais. Atualmente o cenário exige que todos os departamentos trabalhem em conjunto, exigindo integração total para atendimento aos clientes ou processamento serviços interno. Este cenário exige uma ferramenta colaborativa que permite controlar e tornar ótimas requisições de serviços e informações entre os departamentos.

A missão da Farmácia Quintessência é promover a melhoria da qualidade de vida e do bem estar de seus clientes, oferecendo produtos e serviços desenvolvidos com ética, responsabilidade social e dedicação, que permitam gerar lucratividade e garantir um crescimento sustentável.

A visão da Farmácia Quintessência no mercado de manipulação de medicamentos tem a visão que será líder na cidade do Rio de Janeiro pela excelência de seus produtos e serviços. Os valores organizacionais da Farmácia Quintessência são atuação ética; relações baseados em respeito e dignidade; excelência na gestão; direcionamento para o cliente; exigência de rigor nos processos; foco em resultados; valorização das pessoas.

O planejamento estratégico corresponde ao estabelecimento de um conjunto de providências a serem tomados para a situação em que o futuro tende a ser diferente do passado, entretanto, a empresa tem condições e meios de agir sobre variáveis e fatores de modo que possa exercer alguma influência. O planejamento é ainda um processo contínuo, um exercício mental que é executado pela empresa.

A farmácia Quintessência de acordo com seu organograma possui na área de gestão de pessoas uma gerencia de treinamento onde ao decorrer do trabalho abaixo será descrito todos os processos adotados nesse sentido e quais as dificuldades vivenciadas pela empresa de acordo com leituras verificamos que o profissional responsável por a gerencia de treinamento é um administrador de empresas. Além de comercializar produtos homeopáticos e alopáticos, a Quintessência tem também linha de florais, fitoterápicos, cosméticos e produtos naturais para atender as necessidades de seus clientes. Procura também valorizar tempo de seus clientes, entrega em domicílio em mais de 70 bairros da cidade. Pode contar com as facilidades oferecidas no site, solicitar orçamentos, tirar dúvidas, conhecer produtos e o processo de manipulação. Para maior comodidade de seus clientes, a empresa dispõe de cinco filiais no Município do Rio de Janeiro, serviço de entrega em domicilio procurando com isso valorizar o tempo de seus clientes, plantão de portas abertas aos domingos e feriados (filial Flamengo) e assistência farmacêutica especializada. Entregam em todo o Brasil, via SEDEX. Para os médicos e profissionais da área de saúde, possui um espaço reservado, com acesso a catálogos, artigos técnicos, calendário de eventos e links úteis, entre outros assuntos de interesse.

As atividades de Responsabilidade Sócio – Ambiental da empresa Quintessência está atenta à preservação do meio – ambiente e dos problemas sociais de nosso país. Desta forma, foram desenvolvidas algumas ações neste sentido descritas como o programa de tratamento e coleta de resíduos farmacêuticos, por meio do convênio com a empresa Resíduo – All; Projeto “Estou vidrado nessa ideia”; que consiste na doação de vidros de medicamentos a serem reciclados; parcerias com as ONG’s Ação Pelo Semelhante, Médicos Solidários, Médicos Sem Fronteiras.

Acredito ainda que além do crescimento no mercado é possível aumentar a margem de lucros, principalmente pelas ações tomadas, ou seja, entre os fatores que explicam a expansão das farmácias estão em atendentes bem treinados, funcionários motivados, revisão de planos de cargos e salários, ambientes decorados de maneira agradável, dosagens específicas, que evitam desperdício e preços mais baixos e tudo isso são metas traçadas pela Quintessência, é verdade que representa aumento de custo, que a meu ver, é investimento categorizado em marketing e gestão de pessoas.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com