TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção textual na Universidade

Por:   •  20/5/2017  •  Resenha  •  799 Palavras (4 Páginas)  •  1.072 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

FACULDADE ANTONIO MENEGHETTI

Administração

Português para Negócios

Resenha e resumo

Professor: Márcia Regina Marchezan

Alunos (as): Luana Bartmann de Medeiros

Valeska Madruga Cera

Restinga Sêca

17/novembro– 2016

Alunos (as): Luana Bartmann de Medeiros

Valeska Madruga Cera

Resenha e Resumo: Produção Textual na Universidade

Resenha apresentada para a disciplina de

 Português para negócios no curso de Administração

 Antonio Meneguetti Faculdade-AMF

Prof. Márcia Regina Marchezan

Restinga Sêca

17/novembro– 2016

Resumo

O livro Produção textual na universidade, de Désirée Motta-Roth e Graciela Rabuske Hendges, trata sobre os gêneros textuais de domínio acadêmico-científico. Sendo a primeira parte da obra em relação a orientações da importância da publicação dos trabalhos acadêmicos para a valorização do intelecto dos alunos, professores e pesquisadores em geral. Em meio a isso, voltando-se para os universitários, as autoras começam a abordar a questão da confecção de resenhas e projetos de pesquisa.

Na segunda parte do livro as pesquisadoras ensinam sobre artigos acadêmicos com muita atenção, dedicando quatro capítulos a este tema, descrevendo este gênero textual como um dos mais importantes dentro da universidade. Também fazem uma breve passagem sobre abstract/resumo acadêmico.  

Resenha

MOTTA-ROTH, Désirée; HENDGES, Graciela Rabuske. Produção textual na Universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

Désireé Motta Roth tem formação em Letras na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), doutora em Letras (Inglês) pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Lingüística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, pós-doutorado/estágios no English Language Institute da Universidade de Michigan e coordena o Laboratório de pesquisa e Ensino de Leitura e Redação na UFSM.  Graciela Rabuske Hendges doutora em Letras-Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina, licenciada em letras-inglês, espanhol e mestre em lingüística aplicada na UFSM. Ambas lecionam em Santa Maria, Rio Grande do Sul.

Vendo a grande procura e deficiência no sistema educacional dos jovens que chegam à universidade na área de linguagem e produção textual, Désirée e Graciela criaram um livro que alem de ensinar, norteia os alunos para conseguir organizar suas idéias e criar trabalhos bem elaborados.

As autoras salientam o escopo do livro no seguinte fragmento:

oferecer a escritores iniciantes subsídios que os auxiliem no processo de produção de textos acadêmicos no contexto de pesquisa comumente experimentado na universidade. Além disso, tentamos atender à necessidade de professores de leitura e redação acadêmica de contar com um material sistematizado para desenvolver as habilidades comunicativas de alunos/escritores (MOTTA-ROTH,HENDGES, 2010, p.10)

No primeiro capítulo da obra, Publique ou pereça, as pesquisadoras explicam que este titulo foi alicerçado das Universidades Americanas, onde os alunos normalmente são avaliados pelo nível de suas publicações, sabendo também que as bolsas e financiamentos são contempladas após avaliações de escrita. Neste capítulo também é transmitido às orientações de preparação, desenvolvimento e o processo textual pronto substancialmente.

No capítulo adjacente intitulado Resenha, Roth e Hendges clarificam os “mistérios” sobre como redigir uma resenha, ou seja, elas explicam, constroem um roteiro claro e eficaz e ainda trazem exemplos de fácil compreensão deste gênero textual. Também, enfatizam a importância de como o esta “ciência” ajuda na formação acadêmica dos universitários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (74.7 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com